O que é o ENADE?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O ENADE é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC)

O ENADE é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº 10.861/2004. É aplicado periodicamente aos estudantes concluintes de todos os cursos de graduação.

Será inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular em relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento.

O ENADE tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação. Seus resultados poderão produzir dados por instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado, região geográfica e Brasil.


Por que é importante?

Fazer o ENADE é importante, pois, além de propiciar prestígio acadêmico, pode ser decisivo na disputa por uma vaga no mercado de trabalho, permite comparar o desempenho individual com o de milhares de colegas, bem como o do curso realizado com os outros da área no estado, na região e no país.

Poderá ser um diferencial importante para o ingresso em um curso de pós-graduação. Além disso, é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo condição prévia a conclusão de curso de graduação, expedição e respectivo registro do diploma.


Prepare-se para o ENADE!

Links Úteis


Orientações para fazer a prova!

Questões Objetivas

  • Leia a questão e formule uma resposta antes de consultar as alternativas;
  • Independentemente da resposta que você escolheu, analise todas as alternativas;
  • Confira o número das questões e a marcação na folha de respostas;
  • Se a questão tiver tabela, gráficos, quadros ou figuras, analise atentamente pois estes elementos constituem parte importante da questão.

Questões Discursivas

  • Inicie pelas questões mais simples;
  • Primeiro, leia todas;
  • Durante a leitura, algumas ideias surgirão. Anote-as;
  • Fique atento as ordens, tais como: Analise; Exemplifique; Justifique e Compare, dentre outras;
  • Seja consistente e sucinto na resposta;
  • Se precisar, releia a sua resposta e tente enriquecê-la.

Questionário Socioeconômico do ENADE

Leia com atenção o que é solicitado.

Responda, cuidadosamente.

Procure informar o que você sabe, mesmo que parcialmente.