VOLTAR

PÓS-GRADUAÇÃO ALFA

Especialização em Arquitetura e Engenharia de Software

início

Setembro/2016

local

Unidade Perimetral

investimento

Clique aqui para exibir o valor

periodicidade

Sábados Quinzenais

horários

8h às 18h

inscrever para esta turma

Dúvidas?

Nós ligamos pra você

APRESENTAÇÃO DO CURSO

As empresas brasileiras passam por uma grande e rápida transformação, impulsionadas pela busca de maior qualidade e produtividade, requerendo o desenvolvimento e a ampliação de novas tecnologias e informatização dos processos administrativos e de produção. 
É neste contexto que a formação e aperfeiçoamento do profissional em Arquitetura e Engenharia de Software torna-se um elemento fundamental para o acompanhamento consolidado e otimizado do crescimento e sobrevivência das organizações e no processo de tomada de decisões nas empresas. 
Para que esta formação seja efetiva durante o programa os alunos terão contato com tendências tecnológicas que estão em evidência no mercado como: Metodologias Ágeis (XP, FDD), Design Patterns, Análise de Requisitos, Arquitetura de Software, Testes de Software, Qualidade de Software.

OBJETIVOS

Formar especialistas para atuar na área de Arquitetura de Software em diferentes organizações contribuindo para que o mesmo esteja apto a: gerenciar e definir os processos para desenvolvimento de software, desenvolver produtos de software adequados às exigências do mercado, gerir a qualidade dos projetos de desenvolvimento e manutenção de software e utilizar técnicas modernas na verificação das necessidades de informação.

PÚBLICO ALVO

Profissionais que atuam no mercado de Tecnologia da Informação, desenvolvedores, analistas, coordenadores e gerentes, envolvidos com a área de Engenharia de Software, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise de Desenvolvimento de Sistemas.

DIFERENCIAIS

A matriz curricular foi projetada para atender a uma demanda de mercado que vem crescendo, com foco na aplicação prática de técnicas, métodos e processos específicos utilizando-se a metodologia de estudo e aulas práticas em laboratório.

DESCRIÇÃO DO CURSO

A especialização em Arquitetura e Engenharia de Software possui carga horário de 432 horas divididas em uma  estrutura curricular que prevê disciplinas que discutem teorias gerais e específicas da área bem como sua correlação com o mundo de negócios.

REGULAMENTAÇÃO

Resolução CNE/CES N. 01/2007

ESTRUTURA CURRICULAR

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA

Princípios em Arquitetura de Software

12

Desenvolvimento de Requisitos Arquiteturais

24

Análise e Desenho de Arquitetura de Software

24

Engenharia de Usabilidade e User Experience

24

Modelagem e Documentação Arquitetural

12

Arquiteturas de Integração de Aplicações

24

Arquiteturas Orientadas a Serviços

24

Reutilização de Software

24

Framework de Arquitetura Corporativa

12

Refatoração e Evolução do Software

24

Qualidade de Software

12

Validação e Teste de Software

24

Gestão de Configuração e Mudança de Software

24

Desenvolvimento com Frameworks e Componentes

24

Metodologias Ágeis de Desenvolvimento de Software

24

Projeto de Pesquisa - On line

48

Trabalho de Conclusão de Curso

24

CARGA HORÁRIA TOTAL

384

Programa do curso Especialização em Arquitetura e Engenharia de Software


Ementas

Princípios em Arquitetura de Software

Definição e objetivos da arquitetura de software. Ciclo de vida de arquiteturas de software. Requisitos arquiteturais. Estilos e modelos arquiteturais.  Padrão ISO/IEEE 1471-2000

Desenvolvimento de Requisitos Arquiteturais

Requisitos de funcionalidade, segurança, usabilidade, confiabilidade, desempenho, suportabilidade. Priorização e dimensionamento de requisitos arquiteturais. Estimativa de custo de requisitos.

Gerenciamento de Processos de Negócio

Modelagem de Processo e Fundamentos. Business Process Management. Áreas de conhecimento CBOK. Gerenciamento de Desempenho de Processo. Aplicando BPM na Engenharia de Software.

Engenharia de Usabilidade e User Experience (UX)

Arquitetura de informação, design de interação, usabilidade, design visual, estratégia de conteúdo.

Estilos Arquiteturais e Documentação Arquitetural

Princípios de comunicação arquitetural e da documentação arquitetural. Modelo de visualização 4+1. Fragmentos de modelos UML2. Templates de Documentos de Arquitetura

Arquiteturas de Integração de Aplicações

Padrões de integração. EAI (Enterprise Application Integration), ESB (Enterprise Service Bus) e EDI (Eletronic Data Interchange).

Arquiteturas Orientadas a Serviços

Princípio de design de serviços. Conceitos de SOA. Barramento de Serviços Corporativos. Padrões de Mensageria. Service Component Architecture

Reutilização de Software

Introdução aos Padrões de Projeto. Padrões de Criação. Padrões Estruturais. Padrões Comportamentais

Framework de Arquiteturas Corporativa

Design, planejamento, implementação e governança de uma arquitetura corporativa. Arquitetura Técnica, de Aplicações, de Dados, de Negócio e de Segurança. The Open Group Architecture Framework (TOGAF)

Refatoração e Evolução do Software

Princípios da Refatoração. Catálogo de refatoração: abordagem Fowler. Reengenharia de Software. Compreensão de Programas. Visualização de Software. Ferramentas para Refatoração

Qualidade de Software

Definição das técnicas para obtenção da qualidade nos processos de construção de software. Garantia da qualidade de software. Disponibilidade, confiabilidade, segurança e proteção. Visão geral dos modelos de avaliação e melhoria de processos: CMMI, MPS.br, ISO/IEC 12207, ISO/IEC 15504 e ISO 25000. Revisões e inspeções técnicas.

Validação e Teste de Software

Trabalhar conhecimentos técnico-científicos em Teste de Software. Verificação, validação e confiabilidade de software. Planejamento de testes. Critérios e técnicas de testes. Inspeção, revisão e walkthrough. Depuração; Documentação e especificação de testes. Automação e Ferramentas de testes. Testes unitários. Testes integrados. Test Driven Development (TDD). Acceptance Test Driven Development (ATDD). Behavior Driven Development

Gestão de Configuração e Mudança de Software

Compreender a importância do uso de mecanismos de gerência de configuração e de mudança. Controle de versões, gerenciamento de espaços de trabalho, gerenciamento de build, atributos, branches e históricos de elementos versionados. Controle de mudanças: métodos, técnicas e ferramentas para registrar e gerenciar solicitações de mudanças. Ferramentas de controle de versão. Integração contínua com testes automatizados.

Desenvolvimento com Frameworks e Componentes

Frameworks Baseados em Metadados. Frameworks baseados em Componentes. Frameworks para Objetos Distribuídos.

Metodologias Ágeis de Desenvolvimento de Software

Práticas de modelagem ágil. Processo da Extreme Programming. Requisitos ágeis, estórias do usuário. Sprints e releases de produtos com métodos ágeis. Métodos Ágeis Centrados em Arquitetura: Open-UP e IBM DAD (Disciplined Agile Delivery).

Projeto de Pesquisa - On Line

O conteúdo desta disciplina permite que o aluno tenha sua iniciação nas práticas de investigação e tem o propósito de discutir conceitos e características da ciência, bem como de familiarizá-lo com as com técnicas de estudo e de pesquisa científica. Aborda as etapas de uma pesquisa científica. Tipos de pesquisa.  Métodos e Técnicas de pesquisa. Caracterização do objeto de pesquisa. Formas comuns de coleta de dados. Estruturas do projeto de pesquisa. Metodologia científica para elaboração de trabalhos. Técnicas básicas para pesquisa bibliográfica e uso de padrões de referências. Elaboração de projetos de pesquisa.

Trabalho de Conclusão de Curso

Trata-se de atividade com enfoque tanto reflexivo como investigativo. Busca-se fomentar e estimular o aluno para pesquisa e a sua imediata aplicação, preparando os participantes para assumirem um espírito empreendedor e crítico e em conformidade com os fundamentos aprendidos no decorrer do curso de pós-graduação. O trabalho é direcionado para realização de um artigo científico na metodologia de Estudo de Caso, que expresse conhecimento e análise crítica na área de arquitetura e engenharia de software.

Coordenação

sem foto

mestre Joelma de Moura Ferreira

Doutoranda em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás, Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás, Especialista em Redes de Computadores pela Universidade Salgado de Oliveira, MBA em Gerenciamento de Projetos (2012) pela Fundação Getúlio Vargas e graduada em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Goiás. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, interação-homem computador, visualização de informação e otimização.

Currículo Lattes

Corpo Docente