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Especialização em Docência Universitária

Início: Setembro/2016
Periodicidade: Sábados Quinzenais
Horário: Sábados das 8h00 às 18h00
Local: Unidade Bueno
Valor: Clique aqui para exibir o valor

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Dúvidas? Nós ligamos pra você:

PÚBLICO ALVO

Profissionais que tenham curso superior e interesse em ministrar aulas no Ensino Superior

OBJETIVOS

Promover estudos e reflexões sobre os processos de profissionalização dos docentes do ensino superior das diferentes áreas de conhecimento;

Propiciar a formação inicial e continuada dos profissionais interessados nas temáticas da docência no ensino superior, por meio da reflexão teórica e avaliação das próprias práticas.

JUSTIFICATIVA

O curso tem como foco a crescente demanda de formação inicial e continuada, para a docência no ensino superior, considerando as variáveis que envolvem o ensinar e aprender com pessoas adultas e, consequentemente, os desafios da formação no campo dos saberes pedagógicos interdisciplinares para o ensinar, bem e, consequentemente, o aprender.

DIFERENCIAIS 

Possui um diferencial ao ser ofertado em dois núcleos, pois ao concluir o núcleo comum, o aluno a partir do primeiro ano de estudo, poderá optar por uma outra área de especialização que melhor lhe convier.

O módulo de Didática no Ensino Superior, com ênfase nos processos de ensinar e aprender com pessoas adultas (andragogia), abordará  teoria e prática de forma vivencial por meio da dinâmica do role playing com utilização de tecnologias interativas. 

DESCRIÇÃO DO CURSO

O Curso de Pós-graduação em Docência no Ensino Superior possui uma carga horária de 432 horas divididas em uma  estrutura curricular que prevê um núcleo comum a todos os cursos de Pós graduação na área educacional, com disciplinas gerais que discutem: Gestão de carreira,  Psicologia da educação, Políticas Públicas e Legislação e Didática do Ensino Superior
O outro núcleo é formado por disciplinas específicas da área de formação.
Todas as disciplinas são apoiadas por estudos dirigidos que são atividades Complementares a sala de aula, descritas nos planos de aula elaborados pelos professores e podem ser:

  • Estudos e pesquisas com ou sem orientação docente; leituras prévias do material de aula, 
  • Trabalhos específicos como estudos de caso, resenhas, etc. 
  • Participação em palestras, oficinas, mesas redondas, fóruns, simpósios etc
  • Análise de filmes, documentários pertinentes ao conteúdo da disciplina,
  • Outras atividades coerentes com a proposta pedagógica do curso. 

REGULAMENTAÇÃO

Res CNE no. 1 de 08 de junho de 2007. 

Trabalho de conclusão de curso 

Trata-se de estudo de caso teórico/prático elaborado na perspectiva interdisciplinar, com enfoque em realização de diagnóstico, levantamento de dados, análise e projeto de intervenção. Buscar-se-á capacitar o aluno de teoria e prática para a pesquisa-ação e possíveis viabilidades de aplicação. A finalização do curso se dará com a sistematização e defesa do estudo de caso no formato de artigo como fruto das experiências investigativas em campo.

Coordenação

Carla Ferreira da Silva Machado

especialista Carla Ferreira da Silva Machado

No período entre 1993 e 2002 exerceu a função de professora em escolas particulares. Graduou-se em Pedagogia nas Faculdades Alves Faria - ALFA, participando do planejamento, desenvolvimento e execução de projetos destinados à Educação Infantil, Ensino Fundamental, Formação de Professores e Treinamento empresarial. Foi orientadora de estudos - PNAIC do Ministério da Educação. Atualmente é mestranda em Educação Básica na Universidade Federal de Goiás. Atua como docente do ensino superior, palestrante e pedagoga da Prefeitura Municipal de Goiânia, Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, gestão e inclusão.

Currículo Lattes

Corpo Docente

Foto Professor Lattes Titulação
Carla Ferreira da Silva Machado Currículo Lattes Especialista

Matriz Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA

 Políticas educacionais e Legislação

24

 Teorias da Aprendizagem e Desenvolvimento Humano

36

 Gestão de Carreira

24

 Didática do Ensino Superior

24

 História Social do Ensino Superior

24

 Andragogia

12

 Metodologias de Aprendizagem do Ensino Superior

36

 Tecnologias de Informação e Comunicação

36

 Avaliação da aprendizagem

24

 Avaliação Institucional

12

 Gestão de Sala de aula

24

 Educação e Interdisciplinaridade

12

 Gestão da educação e Projeto Pedagógico Institucional

12

 Estágio Curricular

60

 Metodologia Cientifica

48

 Trabalho de Conclusão da Pós Graduação

24

 CARGA HORÁRIA TOTAL

432h

 

EMENTAS

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E LEGISLAÇÃO

 As políticas públicas para a educação escolar nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Perspectivas e tendências das políticas públicas da educação básica expressas nas reformas educacionais e leis de ensino. Principais diretrizes legais para educação brasileira.

TEORIAS DA APRENDIZAGEM E DESENVOLVMENTO

A psicologia da educação como área de investigação e conhecimento. As relações entre as teorias psicológicas e prática pedagógica. Contribuições da psicologia do desenvolvimento para a prática educativa dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O processo de aprendizagem em suas dimensões psicológicas. As teorias da Psicologia da Aprendizagem. A interação professor-aluno. Os processos afetivos envolvidos no ensino-aprendizagem.

GESTÃO DE CARREIRA

Os processos de formação e identidade profissional. Os diversos campos de atuação na atual sociedade brasileira. Introdução aos estudos sobre a Educação. As diversas concepções de homem, de mundo, de sociedade e de educação. O aprender a aprender sempre e as modalidades de educação Formal, Não-formal e Informal.  

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

Andragogia e Docência. Dimensões do Processo Didático.Interdisciplinaridade.Planejamento de ensino e os elementos constitutivos com foco na aprendizagem de adultos.Avaliação da Aprendizagem. Planejamento e Execução do Projeto de Trabalho: prática docente no ensino superior.

HISTÓRIA SOCIAL DO ENSINO SUPERIOR

Compreensão do processo de constituição histórica da educação superior no Brasil; modelos que orientam a organização e o funcionamento das universidades brasileiras em relação com a formação da sociedade; processo histórico-social de criação, expansão e diversificação da educação superior no Brasil

ANDRAGOGIA

Fundamentação teórica e sua aplicação no processo educacional. Análise crítica dos diferentes sistemas de educação de jovens e adultos nos planos nacional e internacional. Legislação educacional para jovens e adultos. Políticas públicas da educação de jovens e adultos. Metodologias diferenciadas para trabalhar com adultos.

METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Conceito de ensinagem na educação superior. A aula como centro. As estratégias de ensino com ênfase na aprendizagem de adultos.Metodologias ativas de aprendizagem: Metodologias de Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Baseada em Projetos. Práticas Interdisciplinares Inovadoras.

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Conceituação de tecnologia educacional. Educação à distância no ensino superior: questões conceituais, legais e metodológicas. Modelo pedagógico interativo: modos de interação síncronos e assíncronos. Possibilidades e limitações da educação a distância no ensino superior. Exame das técnicas, materiais e recursos próprios da tecnologia educacional na educação superior.

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

A docência e a avaliação da aprendizagem na educação superior. Diferentes enfoques da avaliação da aprendizagem: diagnóstica, processual, formal. Instrumentos avaliativos com foco na aprendizagem: conceito e atividades práticas. Elaboração de instrumentos avaliativos.

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Avaliação e medidas educacionais: questões conceituais e metodológicas. Avaliação do ensino superior: diferentes modalidades. Experiências e possibilidades de avaliação no ensino superior: SINAES: avaliação de cursos de graduação, Exame Nacional de Cursos, avaliação institucional: avaliação interna e externa, avaliação docente como instrumento de feedback e gestão pedagógica.

GESTÃO DE SALA DE AULA

A atuação do professor gestor da sala de aula. A sala de aula como ambiente de gestão de processos sociais e de promoção de aprendizagem e formação dos alunos. Aspectos que interferem na relação professor/ aluno: tipos e causas de conflitualidade (relações interpessoais). Prevenção e Intervenção.

EDUCAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE

Interdisciplinaridade e ciência. Interdisciplinaridade e trabalho. Interdisciplinaridade e complexidade. A docência, saberes e práticas pedagógicas interdisciplinares. A atitude docente a construção do projeto de trabalho interdisciplinar: uma realidade possível.

GESTÃO DA EDUCAÇÃO E PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL

A disciplina apresenta os fundamentos da gestão em educação, concepções de organização e gestão e a gestão democrático-participativa. Apresenta também as diversas áreas de atuação da gestão na escola como: projeto pedagógico institucional, currículo,direção e coordenação, desenvolvimento profissional e avaliação institucional e a natureza da atividade pedagógica.   

ESTÁGIO CURRICULAR    

Atividade prática e investigativa sobre diferentes formas de ensino e diferentes disciplinas em  espaços formais de educação de nível superior. Visando a articulação entre investigação da prática e reflexão sobre os fundamentos teórico-práticos contemplados em disciplinas como Didática e Práxis Pedagógica e Metodologia do Ensino de modo contextualizado, tendo como  base os conteúdos desse campo.

METODOLOGIA CIENTÍFICA

O conteúdo desta disciplina permite que o aluno tenha sua iniciação nas práticas de investigação e tem o propósito de discutir conceitos e características da ciência, bem como de familiarizá-lo com as com técnicas de estudo e de pesquisa científica. Aborda as etapas de uma pesquisa científica. Tipos de pesquisa, dando ênfase aos estudos aplicados. Métodos e Técnicas de pesquisa. Caracterização do objeto de pesquisa. Formas comuns de coleta de dados. Estruturas do projeto de pesquisa. Metodologia científica para elaboração de trabalhos. Técnicas básicas para pesquisa bibliográfica e uso de padrões de referências. Elaboração de projetos de pesquisa.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO

As Práticas investigativas e a produção do conhecimento aplicado. Desenvolvimento da pesquisa ação: enfoque teórico prático interdisciplinar. Planejamento e execução das etapas do estudo de caso. Sistematização do estudo de caso - o mesmo será desenvolvido no formato de artigo científico como fruto das experiências investigativas em ambientes formativos de educação superior. Apresentação do estudo de caso.