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Especialização em Gestão Escolar

Início: Setembro/2016
Periodicidade: Sábados quinzenais
Horário: das 08h às 18h
Local: Unidade Bueno
Valor: Clique aqui para exibir o valor

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Dúvidas? Nós ligamos pra você:

PÚBLICO ALVO

Profissionais que tenham curso superior e interesse em administração, supervisão e coordenação de instituições de ensino.

OBJETIVOS

Qualificar profissionais das diferentes áreas do conhecimentos .para a gestão de instituiçòes de ensino, quer seja na direção, secretaria e ou coordenação.

JUSTIFICATIVA

O curso prepara profissionais para atuar na direção, supervisão, coordenação e orientação pedagógica em instituições educacionais, promovendo a construção de competências que possibilitem o desempenho eficiente e eficaz dessas respectivas funções, na perspectiva da gestão estratégica e empreendedora, de maneira a contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola.

DIFERENCIAIS 

Possui um diferencial ao ser ofertado em dois núcleos, pois ao concluir o núcleo comum, o aluno a partir do primeiro ano de estudo, poderá optar por uma outra área de especialização que melhor lhe convier.

DESCRIÇÃO DO CURSO

A Especialização em Gestão Escolar possui uma carga horária de 456 horas divididas em uma  estrutura curricular que prevê um núcleo comum a todos os cursos de Pós graduação na área educacional, com disciplinas gerais que discutem: Gestão de carreira, Metodologia científica, Psicologia da educação, Políticas Públicas e estágio. O outro núcleo é formado por disciplinas específicas da área de formação.

REGULAMENTAÇÃO

Res CNE No. 1 de 08 de junho de 2007. 

Trabalho de conclusão de curso 

Trata-se de atividade com enfoque tanto reflexivo como investigativo. Busca-se fomentar e estimular o aluno para pesquisa e a sua imediata aplicação, preparando os participantes para assumirem um espírito empreendedor e crítico e em conformidade com os fundamentos aprendidos no decorrer do curso de pós-graduação. O trabalho é direcionado para o desenvolvimento de um plano de negócio, monografia, artigo científico ou consultoria sempre com ênfase no mercado. 

Coordenação

Sonilda Aparecida de Fátima Silva

mestre Sonilda Aparecida de Fátima Silva

Pedagoga, formada pela Faculdade de Filosofia do Vale de São Patrício (1994), Psicopedagoga (1996), Administradora Escolar (1998) e Mestre em Gestão do Patrimônio Cultural (PUC -2006).Atualmente é coordenadora e professora do curso de Pedagogia das Faculdades ALFA, Professora Aposentada pela Seduc. Professora da Universidade Estadual de Goiás. Eleita Presidente do Núcleo Goiano de Avaliação Institucional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, consultória e docência, atuando principalmente nos seguintes temas:formação docente, avaliação institucional, Planejamento e avaliação da aprendizagem, Educação Profissional, memória, história, história oral e patrimônio , estágio. pesquisa-ação.

Currículo Lattes

Corpo Docente

Foto Professor Lattes Titulação
Carla Ferreira da Silva Machado Currículo Lattes Especialista

Matriz Curricular

 

EMENTAS

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E LEGISLAÇÃO:

As políticas públicas para a educação escolar nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Perspectivas e tendências das políticas públicas da educação básica expressas nas reformas educacionais e leis de ensino. Principais diretrizes legais para educação brasileira.

TEORIAS DA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO: A psicologia da educação como área de investigação e conhecimento. As relações entre as teorias psicológicas e prática pedagógica. Contribuições da psicologia do desenvolvimento para a prática educativa dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O processo de aprendizagem em suas dimensões psicológicas. As teorias da Psicologia da Aprendizagem. A interação professor-aluno. Os processos afetivos envolvidos no ensino-aprendizagem.

GESTÃO DE CARREIRA: Os processos de formação e identidade profissional. Os diversos campos de atuação na atual sociedade brasileira. Introdução aos estudos sobre a Educação. As diversas concepções de homem, de mundo, de sociedade e de educação. O aprender a aprender sempre e as modalidades de educação Formal, Não-formal e Informal.  

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

Andragogia e Docência. Dimensões do Processo Didático. Interdisciplinaridade. Planejamento de ensino e os elementos constitutivos com foco na aprendizagem de adultos. Avaliação da Aprendizagem. Planejamento e Execução do Projeto de Trabalho prática docente no ensino superior.

GESTÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

Fundamentos da Administração. Teorias das Organizações, da Administração e Gestão Educacional, diferentes modelos de gestão educacional. Conceituação de Planejamento como meio de definição e implementação de políticas educacionais, caracterizadas em planos, programas e projetos com relevância no setor educacional.

GESTÃO PEDAGÓGICA

Competências pessoais da coordenação; a coordenação e o corpo docente; o trabalho do coordenador no processo de mudança na escola; atuação do coordenador no trabalho coletivo da escola; gestão de conflitos: relação professor-aluno; diferentes concepções de ensinar e aprender; o currículo organizado em ciclos de formação; Aprendizagem Significativa; Interdisciplinaridade; Projetos de Ensino.

 

GESTÃO ADMINISTRATIVA DE ESCOLAS.

Cenário e mercado; processos administrativos; noções de sistemas administrativos; planejamento estratégico; gestão de pessoas; liderança; mudanças de cultura e estrutura organizacional; marketing institucional.   

GESTÃO DE PESSOAS

A disciplina apresenta uma visão estratégia da área de Recursos Humanos, com destaque para a responsabilidade de cada gestor, independentemente da área de atuação dentro da organização. Compreende a evolução dos conceitos de Recursos humanos à gestão de pessoas, os recursos humanos como função estratégica para obtenção de resultados, o alinhamento estratégico da gestão de pessoas aos valores e estratégicas organizacionais. Aborda-se também modelos de planejamento e políticas de recursos humanos

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Conceituação de tecnologia educacional. Exame das técnicas, materiais e recursos próprios da tecnologia educacional no ensino superior. Educação à distância no ensino superior: questões conceituais, legais e metodológicas. Possibilidades e limitações da educação a distância no ensino superior

GESTÃO DE SECRETARIA E REGISTRO ACADÊMICO

A Secretaria na estrutura de gestão da escola. Os processos de trabalho e registros das atividades acadêmicas; Matrícula: ingressantes, renovação de matrícula, trancamento, desistência, afastamento e retorno; Registros diários: diário de classe, frequência mínima, abonos de faltas,  ponto dos professores, horário de aulas, dependências; Transferências: viabilidade, equivalência de estudos, adaptação de estudos, convalidação de estudos.

DIREITO EDUCACIONAL

Introdução ao Direito Educacional; Direito Administrativo; Código de Defesa do Consumidor e os Serviços Educacionais; Dos Direitos e Obrigações do Aluno no Estatuto da Criança e do Adolescente; Conselho Tutelar: Função e Competência; O Aluno Inadimplente e a Instituição de Ensino;  Dano Material e Dano Moral nas Instituições de Ensino.

EMPREENDEDORISMO: PLANO DE NEGÓCIOS

Elaboração de um projeto que descreve a analisa minuciosamente um negócio a ser implementado. Análise de informações completas de planejamento de curto, médio e longo prazo, permitindo aos investidores ou empreendedores conhecimento mais aprofundado do negócio, com identificação de pontos fortes e fracos e nível necessário de investimento com respectivo pay-back e ROI.

ESTÁGIO CURRICULAR

Análise da organização e funcionamento escolar, coordenação pedagógica e gestão. Participação nas atividades de planejamento, conselho de classe, reuniões pedagógicas com docentes e pais. Estudo e análise crítica da gestão escolar. Estágio Curricular em gestão escolar.

METODOLOGIA CIENTÍFICA

O conteúdo desta disciplina permite que o aluno tenha sua iniciação nas práticas de investigação e tem o propósito de discutir conceitos e características da ciência, bem como de familiarizá-lo com as com técnicas de estudo e de pesquisa científica. Aborda as etapas de uma pesquisa científica. Tipos de pesquisa. Métodos e Técnicas de pesquisa. Caracterização do objeto de pesquisa. Formas comuns de coleta de dados. Estruturas do projeto de pesquisa. Metodologia científica para elaboração de trabalhos. Técnicas básicas para pesquisa bibliográfica e uso de padrões de referências. Elaboração de projetos de pesquisa.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO

Trata-se de atividade com enfoque tanto reflexivo como investigativo. Busca-se fomentar e estimular o aluno para pesquisa e a sua imediata aplicação, preparando os participantes para assumirem um espírito empreendedor e crítico e em conformidade com os fundamentos aprendidos no decorrer do curso de pós-graduação. O trabalho é direcionado para o desenvolvimento de um plano de negócio, monografia, artigo científico ou consultoria sempre com ênfase na temática do curso.