Voltar Inscreva-se

Especialização em Planejamento Tributário

Início: Outubro/2016
Periodicidade: Sábados quinzenais
Horário: das 08h às 18h
Local: Unidade Bueno
Valor: Clique aqui para exibir o valor

Inscreva-se para esta turma

Dúvidas? Nós ligamos pra você:

PÚBLICO ALVO

Administradores, Contadores, Economistas, Advogados, Gestores empresariais e demais profissionais que atuam ou pretendem atuar em setores que se relacionam com a tributação.

OBJETIVOS

Capacitar profissionais, habilitando-os a desenvolver competências técnicas e gerenciais para a implementação do planejamento e gestão em organizações relacionadas aos aspectos da tributação em níveis federal, estadual e municipal. Além disso, busca desenvolver a capacidade de reflexão e crítica do participante, de modo a estimular atitudes de mudanças no gerenciamento do tributo, aproveitamento de crédito e planejamento tributário, buscando relacionar melhoria das práticas empresariais aos aspectos de tributação no contexto organizacional.

JUSTIFICATIVA

Empresários e executivos reconhecem, que apesar dos aspectos econômicos e financeiros no processo de tomada de decisão nas suas organizações, não podem, em face das novas posturas mundiais, subestimar aspectos relativos a carga tributária brasileira.

Pensando assim, o curso de ESPECIALIZAÇÃO EM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO foi planejado com  disciplinas introdutórias, disciplinas profissionalizantes e disciplinas complementares, que possibilitam uma formação sólida e detalhada da área. O objetivo do Curso é preparar profissionais que possam gerir e administrar o setor de finanças de uma entidade empresarial, com enfoque no Planejamento Tributário e Contábil, bem como em sistemas de Auditoria Interna de Processos. 

Através de ensino interdisciplinar, o discente estará apto a entender a gestão financeira da empresa de forma integrada em relação às ações contábeis e tributárias, mescladas as técnicas de administração de processos e sistemas.

DIFERENCIAIS 

Programa desenvolvido em parceria com executivos e Consultores de grandes empresas, tornando o programa único no aspecto da união da academia e mercado, com vistas as melhores práticas de planejamento e gestão tributária de grandes empresas. 

DESCRIÇÃO DO CURSO

O curso alia as mais avançadas técnicas em planejamento e gestão de tributos, preparando o aluno para atuar em empresas de consultoria e auditoria fiscal; ou ainda como consultor de custos tributários.

O curso é composto por uma carga horária total de 408  horas, em 16 disciplinas teóricas e práticas. 

O programa complementa-se com atividades que aprofundam a participação do aluno no programa através de leituras prévias, avaliações, exercícios, entre outras atividades desenvolvidas pelo aluno com orientação docente.

REGULAMENTAÇÃO

Res CNE/CSE no. 1 de 08 de junho de 2007. 

Trabalho de conclusão da pós-graduação 

Trata-se de atividade com enfoque tanto reflexivo como investigativo. Busca-se fomentar e estimular o aluno para pesquisa e a sua imediata aplicação, preparando os participantes para assumirem um espírito empreendedor e crítico e em conformidade com os fundamentos aprendidos no decorrer do curso de pós-graduação.

O aluno passa a entender a importância do trabalho de conclusão de curso e também o uso da metodologia científica, aplicando as normas ABNT na elaboração de trabalhos acadêmicos centrado no referencial metodológico que norteia a pesquisa na área científica.

O trabalho é direcionado para o desenvolvimento de um plano de negócio, monografia, artigo científico ou consultoria sempre com ênfase no mercado, em atitudes inovadoras, éticas e com responsabilidades gerenciais na elaboração do seu projeto final, culminando com o aperfeiçoamento pessoal, acadêmico e profissional do aluno. 

Coordenação

Marcus Vinícius Rodrigues Lima

mestre Marcus Vinícius Rodrigues Lima

Mestre em Administração pelas Faculdades ALFA, é graduado em Ciências Contábeis pela UEG e pós-graduado em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV/SP e especialista em Administração Pública pela FGV/RJ. É Professor e Coordenador dos Cursos de Graduação em Ciências Contábeis e Pós-Graduação das áreas de Finanças, Fiscal e Pública das Faculdades ALFA, tendo experiência na área de Administração Pública e Privada, com ênfase em Resultados.

Currículo Lattes

Corpo Docente

Foto Professor Lattes Titulação
sem foto Edione José dos Santos Currículo Lattes Especialista
sem foto Edson Jose de Souza Junior Currículo Lattes Especialista
Helca Souza do Nascimento Currículo Lattes Mestre
sem foto João Batista Gomes Currículo Lattes Mestre
sem foto Marcelo Alcântara Evaristo Currículo Lattes Especialista
Marciel Augusto Raimundo Lima Currículo Lattes Especialista
Marcus Vinícius Rodrigues Lima Currículo Lattes Mestre
Olavo Marsura Rosa Currículo Lattes Mestre
sem foto Rômulo Cesar Barbosa Marques Currículo Lattes Especialista
sem foto Sergio Mariano Nunes de Sa Currículo Lattes Especialista
Wederson da Silva Vianna Currículo Lattes Mestre

Matriz Curricular


EMENTAS

CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA
Patrimônio: Classificação do Balanço Patrimonial pela Lei 11.638/07 e Fatores de Formação do Preço e do Resultado: Demonstração do Resultado do Exercício e Demonstração do Fluxo de Caixa. Análise Financeira e Econômica das Demonstrações Contábeis. Normas e legislações. Princípios Fundamentais de contabilidade. Organizações Reguladoras. Aspectos constitutivos das sociedades: Legislação sobre a constituição de sociedades e Alterações societárias: fusão, incorporação, cisão. Tratamento fiscal nas empresas. Tributos diretos e indiretos e sua abordagem quanto ao planejamento fiscal e a contabilização. Operações comerciais e industriais e seu aspecto tributário.

DIREITO TRIBUTÁRIO
Sistema Tributário Nacional; Princípios Constitucionais; Competência Tributária; Fontes do Direito Tributário; Obrigação e Responsabilidades tributárias; Lançamento e Crédito Tributário; Suspensão e Extinção do Crédito Tributário. Garantias e Privilégios do Crédito Tributário.

GESTÃO DOS IMPOSTOS SOBRE A PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO ? IPI, ICMS E ISS 
NAS ATIVIDADES EMPRESARIAIS

Estruturas e operações funcionais do IPI, ICMS e ISS, que devem legitimar à elaboração de eficazes planejamentos e controles tributários, bem como à articulação de critérios capazes de solucionar os conflitos de incidência entre o ICMS e o ISS e entre o IPI e o ISS,  processo de racionalização de procedimentos tributários aplicáveis em relevantes atividades empresariais, tais como: as diversas modalidades de compras para industrialização e comercialização, de industrializações sob encomendas, de vendas e revendas de produtos industrializados , de  beneficiamentos sob encomendas, de construções civis, de montagens e instalações de bens etc. Oferecerá  minuciosas instruções técnicas e pragmáticas sobre os procedimentos tributários atinentes à figura da Substituição Tributária na dinâmica do ICMS, assim como na EFD (Escrituração Fiscal Digital) Nota Fiscal eletrônica, SPED Fiscal e EFD CONTRIBUIÇÕES.

GESTÃO DAS CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS - CSLL, PIS E COFINS, EM FACE DAS RECEITAS BRUTAS E DOS RESULTADOS DAS EMPRESAS.
Gestão da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL/CSL), da Contribuição Social para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e da Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS) para que sejam identificadas oportunidades e desenvolvidas estratégias para a otimização do custo tributário nas  empresas, contribuindo para o aumento da sua competitividade e melhoria dos seus resultados. SPED PIS E COFINS.

GESTÃO DOS IMPOSTOS SOBRE O PATRIMÔNIO E A RENDA ? IMPOSTOS SOBRE A RENDA, ITBI E IPTU ? DAS EMPRESAS
Tributos sobre Patrimônio e Renda, mais especificamente: do IRPJ (Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas), da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e do ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis Inter Vivos), de forma a desenvolver uma base conceitual para atuação em gestão e planejamento nestes tributos.

GESTÃO DE TRIBUTOS SOBRE A FOLHA DE PAGAMENTO
Legislação trabalhista e previdenciária ? conceitos introdutórios;  Fundo de garantia do tempo de serviço - FGTS;  Contribuição sindical ? assistencial e confederativa; Previdência social e Desoneração da Folha de Pagamento.

ASPECTOS GERAIS DOS REGIMES DE TRIBUTAÇÃO: SIMPLES NACIONAL, LUCRO REAL, PRESUMIDO E ARBITRADO
Regime de tributação, a) Simples. b) Lucro Presumido. c) Lucro Real,   d) Lucro Arbitrado. Obrigações tributárias e previdenciárias, Obrigações acessórias,  Guarda de documentos.

ANÁLISE DOS TRIBUTOS NA FORMAÇÃO DE PREÇOS E GESTÃO DOS CUSTOS EMPRESARIAIS
Visão sistêmica de custos, Elementos de custos, Sistemas de acumulação de custos por absorção e direto, Departamentalização, Produção conjunta e por encomenda, Método de custeio, Modelo econômico da empresa, Modelos de planejamento de lucro e preços.

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO COM ÊNFASE EM INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
Elisão e Evasão Fiscal, planejamento tributário na prática e procedimentos tributários, analise crítica dos casos polêmicos na atualidade. A importância do planejamento tributário para a estratégia das organizações. A busca de vantagem competitiva com ênfase na legislação tributária nacional e internacional.

GESTÃO DOS IMPOSTOS SOBRE O COMÉRCIO EXTERIOR NO UNIVERSO DAS IMPORTAÇÕES E EXPORTAÇÕES EMPRESARIAIS E INCENTIVOS FISCAIS
Tributação no comércio exterior e os principais conceitos atrelados, contribuindo para o fornecimento de instrumental teórico e prático, de sorte que se permita sua aplicação imediata no ambiente de trabalho do aluno.

INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DE DEFESAS FISCAIS NO PROCESSO ADMINISTRATIVO
Conceitos, figuras, instrumentos e procedimentos atinentes à estrutura e dinâmica do processo administrativo tributário. Analisará e discutirá questões concretas na funcionalidade do processo administrativo tributário.

AUDITORIA FISCAL E TRIBUTÁRIA
A relevância das auditorias de tributos. Técnicas metodológicas adotadas na auditoria de tributos. Prevenção contra fraudes e sonegação fiscal. Auditoria fiscal e tributária nas contas das demonstrações contábeis.

CONTROLADORIA E INTELIGÊNCIA FISCAL
Os procedimentos de Inteligência das Repartições - A coleta de informações (otimização da coleta de dados com a evolução dos arquivos eletrônicos). As fontes de dados e informações; Compartilhamento da informação; Estratégias de Inteligência para a ação fiscal; Estrutura de Inteligência Fiscal; Proteção x Previsão (os 2Ps da Inteligência Fiscal); Estabelecimento de cenários; Estrutura de acompanhamento fiscal; Aspectos do controle fiscal para a controladoria e para planejamento tributário; Medidas a ser tomadas; Estabelecendo prioridades de ação; Estratégias e teses fiscais.

TOMADA DE DECISÃO ATRAVÉS DE JODOS DE EMPRESAS
O processo de negociação como instrumento de gestão e liderança de equipes. Os ambientes de negociação e os principais tipos e abordagens. O processo, planejamento e preparação de negociações e a tomada de decisões. As formas de abordar conflitos. O posicionamento estratégico e passos táticos. Introdução aos conceitos e práticas contábeis na gestão empresarial.

METODOLOGIA CIENTÍFICA
O conteúdo desta disciplina permite que o aluno tenha sua iniciação nas práticas de investigação e tem o propósito de discutir conceitos e características da ciência, bem como de familiarizá-lo com as com técnicas de estudo e de pesquisa científica. Aborda as etapas de uma pesquisa científica. Tipos de pesquisa.  Métodos e Técnicas de pesquisa. Caracterização do objeto de pesquisa. Formas comuns de coleta de dados. Estruturas do projeto de pesquisa. Metodologia científica para elaboração de trabalhos. Técnicas básicas para pesquisa bibliográfica e uso de padrões de referências. Elaboração de projetos de pesquisa.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO
Trata-se de atividade com enfoque tanto reflexivo como investigativo. Busca-se fomentar e estimular o aluno para pesquisa e a sua imediata aplicação, preparando os participantes para assumirem um espírito empreendedor e crítico e em conformidade com os fundamentos aprendidos no decorrer do curso de pós-graduação. O trabalho é direcionado para o desenvolvimento de um plano de negócio, monografia, artigo científico ou consultoria sempre com ênfase no mercado.