VOLTAR

PÓS-GRADUAÇÃO ALFA

Especialização em Terapia Analítico-Comportamental

início

Outubro/2016

local

Unidade Bueno

investimento

Clique aqui para exibir o valor

periodicidade

Sábados Quinzenais

horários

das 8h00 às 18h00

inscrever para esta turma

Dúvidas?

Nós ligamos pra você

APRESENTAÇÃO DO CURSO

A Terapia Analítico-Comportamental configura-se como aplicação clínica dos preceitos teóricos e técnicos da Análise do Comportamento, ciência psicológica fundamentada no Behaviorismo Radical de B.F. Skinner.

Enquanto sistema psicológico, a análise do Comportamento destaca-se perante outras abordagens pela sua preocupação com o rigor científico e metodológico, proporcionando a construção de um conhecimento cumulativo e que forneça tecnologias úteis para a compreensão e modificação do comportamento humano.

O crescimento das ciências psicológicas acompanha a demanda crescente de soluções para problemas ligados à saúde mental, bem-estar e qualidade de vida, transtornos psicológicos e desenvolvimento das potencialidades humanas.

As terapias analítico-comportamentais historicamente têm-se mostrado como ferramentas de intervenções úteis e eficazes no tratamento de uma ampla gama de problemas, tendo seus resultados empiricamente validados por pesquisas clínicas.

Hoje, considera-se que as terapias comportamentais são primeira escolha no tratamento de uma ampla gama de transtornos psicológicos e problemas de desenvolvimento.

Ao profissional de psicologia, faz-se necessária uma ampliação do domínio técnico das ferramentas que caracterizam esta modalidade de terapia, juntamente com melhor articulação entre tal prática que os fundamentos teóricos que a embasam, assim como a integração interdisciplinar entre o psicoterapeuta e outros profissionais da saúde.

Para obtenção deste conhecimento o programa tem uma estrutura curricular que totaliza 432 h/a divididas em 16 disciplinas teóricas e praticas. O programa apresenta histórico e fundamentos da prática analítico-comportamental no contexto psicoterápico e discute temas e pesquisas contemporâneos dentro da Terapia Analítico-Comportamental.

Pretende também promover a discussão e reflexão de questões teóricas e metodológicas da Terapia Analítico-Comportamental e da Análise Comportamental Aplicada no contexto do Behaviorismo Radical, capacitando o aluno a compreender as implicações de tais questões para o contexto de aplicação.

Assim ao final do programa o aluno estará capacitado para a formulação de casos clínicos, avaliação e planejamento das sessões psicoterapêuticas a partir do modelo analítico comportamental que é pautado no método científico de investigação.

OBJETIVOS

Proporcionar ao aluno conhecimentos teóricos e práticos relativos à prática da Terapia Analítico-Comportamental, visando desenvolver habilidades e competências para realização de intervenções clínicas e em outros contextos aplicados, instrumentalizando o aluno na condução de diversas modalidades de processo terapêutico e na utilização de técnicas de intervenções baseadas em evidências.

PÚBLICO ALVO

Psicólogos que desejam uma formação em terapia analítico-comportamental. 

DIFERENCIAIS 

O curso utiliza diferentes métodos de ensino: aulas expositivas, estudos de casos, simulações de atendimentos e workshops.

Conta ainda com um corpo docente especializado na área clínica tendo como referencial teórico a abordagem analítico-comportamental. Trata-se de profissionais com ampla experiência tanto clínica quanto acadêmica.

Os módulos são estruturados de modo a promover reflexões e questionamentos acerca da prática clínica. O módulo referente à supervisão de casos clínicos foi pensado para ter um foco essencialmente prático

O aluno receberá Certificado com Título de Especialista em terapia analítico-comportamental, emitido pela Faculdade Alfa de acordo com os requisitos legais, acadêmicos e pedagógicos que rege as disposições da Resolução do CNE/CES nº 01, de 8-06-2007 do Ministério da Educação - MEC.

Especialização em terapia analítico-comportamental

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA

Bases Teóricas da Análise do Comportamento

24

Análise do comportamento na prática clínica

24

Comportamento verbal

24

Diagnóstico e formulação de casos clínicos

24

Neuropsicofarmacologia e psicoterapia

24

Técnicas de terapia comportamental

24

Técnicas de terapia cognitiva

24

Terapias analítico-comportamentais de terceira onda

24

Análise comportamental aplicada

24

Psicoterapia infantil

16

Psicoterapia de casais e família

20

Formulação e Tratamento de transtornos psiquiátricos I

24

Formulação e Tratamento de transtornos psiquiátricos II

24

Tratamento de transtornos invasivos do desenvolvimento

24

Supervisão de casos clínicos*

36

Projeto de Pesquisa - On line

48

Trabalho de Conclusão de Curso

24

CARGA HORÁRIA TOTAL

432

Obs: * Supervisão de Casos Clínicos: A serem trabalhados em salas de aula.


Programa da Especialização em terapia analítico-comportamental


Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho com acompanhamento de orientador. Tem o propósito de aplicar à prática profissional os conceitos assimilados ao longo do curso e cujo produto final é a apresentação de um artigo científico teórico ou empírico acerca de temáticas relevantes ao contexto clínico de atuação do terapeuta analítico-comportamental. 

Coordenação

Hérica Landi de Brito

doutor(a) Hérica Landi de Brito

Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (PGPDS) do Intituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB), com bolsa CAPES (2016). Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2011), com Área de Concentração em Psicopatologia Clínica e Psicologia da Saúde. Graduada em Psicologia (Licenciatura e Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2009) e pós-graduada em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (2013). Atualmente é professora Adjunta do Curso de Psicologia das Faculdades Alves Faria (ALFA).

Currículo Lattes

Corpo Docente