VOLTAR

PÓS-GRADUAÇÃO ALFA

MBA em Performance Profissional: Negociação e Liderança Positiva

início

Outubro/2016

local

Unidade Bueno

investimento

Clique aqui para exibir o valor

periodicidade

Sábados Quinzenais

horários

das 08h às 18h

inscrever para esta turma

Dúvidas?

Nós ligamos pra você

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O mercado necessita cada vez mais de profissionais preparados tanto tecnicamente como psicológcamente para enfrentar os desafios que um cenário de turbulência exige. 

Nos processos de contratação as organizações estão avaliando além dos conhecimentos e habilidades técnicas dos candidatos, a capacidade de suportar pressão, a capacidade de gerar resultados acima da média e a capacidade de transformar pessoas em talentos extraordinários.

Contudo, no meio empresarial e na educação formal para o meio empresarial normalmente o foco é dado aos hard skills, por serem mais facilmente quantificáveis e mensuráveis e porque o próprio mercado onde as organizações se inserem, está sempre sobre crescente pressão para crescer, desenvolver-se, inovar, ter rentabilidade

O MBA em Performance Profissional: Negociação e Liderança ao mesmo tempo que se preocupa com os hard skills, entende que é necessário que os alunos sejam formados de uma forma completa, ou seja trabalhar a conjunção equilibrada de competências como:  Conhecimento Tecnico especifico do negócio e habilidade Interpessoal: tanto na forma de ajudar as pessoas a desenvolver suas competências como capacidade de influenciar os pares e habilidade de relacionamento. 

Por meio de uma variedade de ferramentas os alunos irão desenvolver: compreensão pessoal, suas forças e fraquezas e suas competências, aprendendo e desenvolvendo habilidades essenciais para o mundo dos negócios, tais como comunição eficaz, solucionar analítica e criativamente problemas de gerenciamento, trabalhando com ao mesmo tempo com foco em metas e desenvolvimento pessoal. 

O desenvolvimento pessoal, valores, planos de carreira, objetivos pessoais, trabalhados durante o curso contribuem para que o aluno consiga fazer as ligações de todas as disciplinas aprendidas no programa,  fazendo portanto ligações e identificando formas de incorporar o aprendizado para desenvolviemnto de competências especificas que contribuam para seu melhor desempenho no trabalho. 

O programa do curso é estruturado de tal forma a proporcionar que os alunos aprendam na teoria e através de casos práticos como trabalhar intervenções para aumentar o desempenho da equipe, quando detectado que a equipe não funciona de forma eficaz. 

Assim, independente da área de atuação do aluno, obter comprometimento da equipe, criar um clima propício para inovação e negociar com foco no resultado, são princípios essenciais para que as organizações consigam atingir resultados de alta performance. Geralmente o que se vê nos MBAs tradicionais é um entendimento superficial destes temas.

No MBA Executivo em Performance Profissional o aluno vai compreender com profundidade como o conceito dos   três Ms: Fazer Mais com Menos e Melhor.

OBJETIVOS GERAIS

Capacitar profissionais de média gerência que buscam se aprofundar em conceitos de performance para o desenvolvimento pessoal e para o desenvolvimento organizacional. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Desenvolver no aluno a capacidade de aprender a pensar estratégicamene e formular estratégias
  • Desenvolver ideias para estruturar novos negócios: produto ou serviço. 
  • Analisar o processo do trabalho em equipe tendo senso critico em descrever sobre interações emocionais que influenciam a si mesmo e seu papel na equipe. 
  • Aprimorar a forma de comunicar-se tanto de forma escrita como oral perante especialistas e não especialistas de algum tema especifico, para colegas equipe, diretorias etc 
  • Compreender de forma adequada a modelagem financeira do negócio,  aplicando a análise estratégica as demonstração financeiras, interpretando demonstrações financeiras em relação a especificidade do negócio.

 

PÚBLICO ALVO

Empresários, Executivos, Gerentes, Profissionais Graduados de todas as áreas de conhecimento, que buscam aumentar seus conhecimentos e desejam melhorar a performance pessoal e de sua equipe.

ESTRUTURA CURRICULAR

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA

Economia da Felicidade

12

Gestão Estratégica

24

Comportamento Organizacional

24

Finanças para não financistas (Gestão financeira)

24

Propósito Organizacional 

12

Tomada de decisão em cenários de incerteza

12

Negociação Estratégica

24

Criatividade e Inovação

12

Gestão de Projetos

24

Design Thinking

12

Tipos Psicológicos

24

Liderança Positiva

24

Times de Alta Performance

12

Gestão de Mudanças

24

Resolução de Conflitos

24

Comportamento de Alto Desempenho: Flow 12
Apresentações Poderosas 24
Inteligência Emocional 24
O poder da influência 12
Branding Pessoal 12
Projeto de Pesquisa - on-line  48

Trabalho de Conclusão da Pós Graduação (TCPG)

24

CARGA HORÁRIA TOTAL

444 hs


Programa do Curso MBA em Performance Profissional: Negociação e Liderança Positiva


EMENTAS

 

Economia da Felicidade
Esta disciplina aborda um caso de sucesso do País Butão. O caso explora  a conexão da Felicidade das pessoas com o Capitalismo através de indicadores que regulam a sustentabailidade do País. O grande objetivo desta disciplina é fazer com que o aluno consiga perceber as variáveis pessoais que podem comprometer o resultado nas organizações.

Gestão Estratégica 
A disciplina aborda os aspectos de planejamento e administração estratégica, tratando das etapas e processos de definição de negócios, estabelecimento de objetivos, formulação, implementação e controle de estratégias. Oferece aos alunos instrumentos que tratam do processo de desenvolvimento da estratégia, utilizando uma abordagem voltada para a prática, proporcionando a oportunidade de vivenciar o uso de algumas das principais ferramentas de planejamento estratégico disponíveis. Possibilita um amplo aprendizado desde escolas de estratégia; diagnóstico de ambientes organizacionais; análise de cenários; tipos de estratégia; formas de implementação e indicadores de performance.

Comportamento Organizacional
A disciplina aborda os pilares da estrutura organizacional. Baseado nos estudos de Hofstede, será possível entender a conexão de cultura com comportamento organizacional. Esta disciplina está intrinsecamente ligada a Gestão Estratégica devido à coerência de estratégia e execução. O não entendimento do comportamento organizacional faz com que muitos gestores estratégicos errem nos momentos de decisão.

Finanças para não financistas
A disciplina aborda conceitos financeiros, sua importância e aplicação no contexto empresarial, dando uma visão panorâmica de finanças corporativas. Expõe as relações entre risco e retorno, o custo médio ponderado de capital e as metodologias financeiras para análise de projetos (valor presente líquido, taxa interna de retorno, e payback). Examina a questão do valor do dinheiro no tempo, usando técnicas de matemática financeira, risco e retorno de investimentos e orçamento de caixa. Visa também orientar nas decisões que impactam diretamente resultados em convergência com a estratégia das organizações. 

Propósito Organizacional  
Esta disciplina tem como objetivos ensinar aos alunos à elaborar com profunidade o propósito organizacional. O objetivo é fazer com que o aluno consiga discernir a diferença entre visão, missão e propósito. Nesta disciplina o aluno entenderá porque o nível de engajamento nas organizações é tão baixo e o que deve ser feito para que a organização não gaste muita energia para reter talentos, mas sim para atrair talentos.

Tomada de decisão em cenários de incerteza
Só saberemos se uma decisão foi boa ou não, sempre depois do evento. Tomar decisões, principalmente em momentos de incerteza, exige técnica e método. Esta disciplina visa fornecer ferramental matemático e psicológico para os tomadores de decisão. A variável incerteza será tangibilizada de forma que haja maior êxito nos processos de tomada de decisão. 

Negociação Estratégica
Esta disciplina visa ampliar a compreensão sobre o processo de negociação e tornar o participante um negociador mais eficaz. O objetivo específico é aperfeiçoar as habilidades de negociação e desenvolver capacidades para refinar estas habilidades continuamente em qualquer ambiente e com qualquer pessoa. Negociar estrategicamente significa entender todas as variáveis que podem comprometer um bom acordo, seja ele pessoal ou profissional. Nesta disciplina o aluno vai entender que é possível negociar tudo sem  conceder nada.

Criatividade e Inovação
A relevância da criatividade e inovação. Senso comum e teorias sobre a criatividade. Definições de criatividade e inovação, o sistema criativo. Dinâmica do pensamento. O processo criativo. Características individuais e influências sociais relacionadas à manifestação criativa no ambiente de trabalho e o clima que favorece a comportamento criativo. A implantação de idéias novas nas empresas e as resistências à mudança. Empreendedores internos e técnicas para estimular a criatividade

Gestão de Projetos
Gestão de Projetos envolve o planejamento e controle de processos temporários usados para entregar produtos, serviços e resultados internos e/ou externos à organização. Esses processos são frequentemente complexos e podem envolver grande quantidade de pessoas e recursos, alto grau de inovação e rapidez para resultados. Bem geridos, os projetos da organização podem ser uma fonte de vantagem competitiva. Eles podem desempenhar papel crítico na facilitação das estratégias de marketing, e podem capacitar uma organização para entregar produtos, serviços e resultados com qualidade e baixo custo. Mal geridos, os projetos podem contribuir bastante para resultados desapontadores. Como resultado, um entendimento dos fundamentos de gestão de projetos é importante para todos os gerentes dentro de uma organização. Esta disciplina mostra a relevância da Gestão de Projetos para a implantação da estratégia da empresa, detalhando todos os passos requeridos para a elaboração de um projeto

Design Thinking
Esta disciplina fornece ferramentas imprencindívels para resolução de problemas. Muito mais do que um instrumento para a inovação, o Design Thinking traz um método de dinâmica de grupo, que inspira pessoas com pensamentos diferentes a pensarem de forma contributiva para o grupo e para a organização. Nesta disciplina o aluno aprenderá a provocar pensamentos divergentes e assim instigar conflitos para emergir soluções integradoras e mais sustentáveis para o grupo.

Tipos Psicológicos
Esta disciplina além de apresentar a teoria dos Tipos Psicológicos, visa também fornecer instrumental para o aluno ter consciência dos principais desconfortos no desenvolvimento das competências bem como fornecer insights sobre o seu Propósito de Vida e seus maiores potenciais. A teoria dos Tipos Psicológicos está fundamentada nos estudos do psicanalista suíço Carl Yung. Nesta disciplina o aluno receberá um relatório sobre o seu Tipo bem como uma devolutiva sobre seus principais gaps de desenvolvimento.

Liderança Positiva
Liderança Positiva está apoiada nos fundamentos da Psicologia Positiva. Esta disciplina traz o que há de mais eficaz em métodos de engajamento de pessoas e resultados de alta performance. Liderança Positiva explica de que forma é possível trabalhar para o Propósito Organizacional com satisfação e prosperidade. Muito além de um ensinamento de liderança, esta disciplina visa quebrar o paradigma comando versus colaboração. A liderança positiva trabalha em três focos permanentes que são: o foco interno, o foco no outro e o foco no externo.

Times de Alta Perfomance
Times de alta performance é uma disciplina que explica porque pessoas talentosas quando trabalham juntas geram resultados medíocres. Esta disciplina explica o poder da harmonia, da integração dos propósitos pessoais e do desprendimento dos egos. Construir times de alta performance exige entender a dinâmica das interpelações pessoais para assim elaborar a melhor estratégia de funcionamento do grupo focal.

Gestão da Mudanças
Vivemos em cenários onde nada é constante. A única variável que é imutável é mudanças. A dinâmica nos mundo dos negócios exige adapatações que muitas organizações não estão preparadas para reagir no tempo necessário. Nesta disciplina o aluno vai entender os principais fatores que impedem ou alavancam uma mudança organizacional. Vai também receber ferramentas que gerenciam todo o processo da mudança organizacional.

Resolução de Conflitos
Quando os conflitos não são resolvidos entre as pessoas, há desintegração do grupo e por consequência os inimigos ?ocultos? são as próprias pessoas. Resolver conflitos é uma disciplina essencial para qualquer líder. Não basta apenas esta sempre com a razão. Quando nos posicionamos desta forma como lideres, perdemos a possibilidade de ouvir outras formas de pensar e sobretudo de fazer as coisas mais rápida e mais econômica. Esta disciplina tem como objetivos fornecer métodos de resolução de conflitos para que o aluno consiga praticar e utilizar em seu cotidiano.

Comportamento de Alto Desempenho : Flow

Baseado nos estudos do psicólogo Mihalyi Csikszentmihalyi, flow é um comportamento das pessoas de alto desempenho. Não importa o que façamos, quando estamos neste estado tudo parece mais fácil. Entender o estado de flow vai fazer com que o aluno consiga primeiro praticar consigo mesmo para a obtenção do resultado com o mínimo esforço e segundo para aplicar o modelo nos grupos em que atua.

Apresentações Poderosas
Muito além de uma disciplina que ensine como falar em público ou mesmo como fazer apresentações, a disciplina Apresentações Poderosas tem como objetivo preparar  aluno para impactar sua audiência. O impacto gerado através de um script bem preparado faz com que se obtenha o resultado requerido da apresentação. Nesta disciplina não se ensina apenas apresentar um conteúdo, nesta disciplina se ensina a ?vender um conteúdo?. Seja para apresentar um novo projeto, seja para motivar a equipe para uma nova direção estratégica ou mesmo um desafio para o grupo, é necessário estimular que a ação seja executada.

Inteligência Emocional
A tese que Daniel Goleman defende em seu livro Inteligência Emocional demonstra que profissionais de primeira grandeza tem uma inteligência emocional acima da média. Isto significa que este é um fator crítico de performance. Esta disciplina está apoiada no livro de Goleman e tem como objetivos expandir os conceitos de inteligência emocional bem como fornecer ferramental para que os alunos consigam praticar em seu cotidiano.

O poder da influência
A competência que traduz um grande líder é a sua capacidade de influenciar. Quando os líderes conseguem influenciar pessoas, a mobilização acontece. Esta capacidade que poucas pessoas possuem será ensinada nesta disciplina. Quando esta capacidade é inexistente nos líderes, a única forma de fazer acontecer é ameaçar ou coagir! Se esta é a única estratégia, o ambiente organizacional é de medo. Nesta disciplina o aluno entenderá que influenciar pessoas não é um dom pessoal, mas sim um método que pode ser utilizado para fazer mudanças nas pessoas.

Branding Pessoal 
A construção de uma identidade faz com que sejamos reconhecidos como únicos. E quando somos únicos naquilo que nos propomos a fazer, a princípio, não temos concorrentes. A ideia desta disciplina é fazer com que o aluno consiga perceber o seu real talento e assim imprimir a sua "marca pessoal" onde quer que ele atue. Quando as pessoas tem esta auto-consciencia, sua direção de motivos se altera para que o seu verdadeiro potencial seja exercido na plenitude.

Projeto de Pesquisa 
O conteúdo desta disciplina permite que o aluno tenha sua iniciação nas práticas de investigação e tem o propósito de discutir conceitos e características da ciência, bem como de familiarizá-lo com as com técnicas de estudo e de pesquisa científica. Aborda as etapas de uma pesquisa científica. Tipos de pesquisa.  Métodos e Técnicas de pesquisa. Caracterização do objeto de pesquisa. Formas comuns de coleta de dados. Estruturas do projeto de pesquisa. Metodologia científica para elaboração de trabalhos. Técnicas básicas para pesquisa bibliográfica e uso de padrões de referências. Elaboração de projetos de pesquisa. Ao final da disciplina o aluno terá pronto seu projeto de pesquisa para iniciar o Trabalho de Conclusão da Pós Gradução. 

Trabalho de Conclusão da Pós Graduação 

O objetivo deste módulo é realizar um trabalho de conclusão de curso seguindo de acordo com as normas acadêmicas vigentes relacionando os conhecimentos obtidos no decorrer do curso, tendo como finalidade apresentar resultados práticos à empresa. Ao final deste módulo o aluno terá obtido uma experiência prática na solução de problemas reais do mundo corporativo, podendo trabalhar temas com auxilio de um orientador tais como: Analise de performance de duas marcas concorrentes, causas motoras do fracasso empresarial, modelo mental eficaz para um líder de sucesso e avaliar porque muitas vezes um time de estrelas fracassa.

Coordenação

Renato Hideo Hirata

especialista Renato Hideo Hirata

Renato Hirata é Engenheiro pela FEI, pós-graduado em Finanças pela FGV. Autor de 4 livros, sobre negociação e sobre desenvolvimento pessoal. É reconhecido no Mercado corporativo como um verdadeiro "Guru de negociação". Foi coordenador acadêmico do Executive Development Program de negociação na HSM Educação, é um dos melhores professores de negociação na Fundação Dom Cabral. Além de formações em hard competences, Hirata tem também formações terapêuticas como Hipnose Ericksoniana e Somatic Experience que completam o seu perfil como consultor e coach de executivos de primeira linha.

Currículo Lattes

Corpo Docente

Foto Professor Lattes Titulação
Gilberto Guimarães Currículo Lattes Mestre
Laura Marques Castelhano Currículo Lattes Doutor(a)
Márcia Auriani Currículo Lattes Mestre
Martha Gabriel Currículo Lattes Doutor(a)
Milton Marinho Nogueira Júnior Currículo Lattes Mestre
Sabrina Queiroga Currículo Lattes Especialista
Solange Mata Machado Currículo Lattes Mestre