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MBA em Branding (Gestão de Marcas)

Início: Agosto/2016
Periodicidade: Sábados quinzenais
Horário: das 08h às 18h
Local: Unidade Bueno
Valor: Clique aqui para exibir o valor

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APRESENTAÇÃO DO CURSO

A criação deste curso se deve à necessidade de preparar um profissional com visão estratégica para gerenciar uma marca no mercado, seja na indústria, comércio ou serviços. O curso foi concebido para alunos com formação nas mais diversas áreas de conhecimento. O curso foca as competências do egresso no sentido de poderem criar e gerir marcas de empreendimentos diferentes e possibilita meios de ascensão na carreira profissional como gestor de marcas. O programa foi concebido para que toda a bagagem teórica recebida pelo aluno tenha aplicabilidade prática. Os professores são os facilitadores do aprendizado por meios de exemplos e atividades práticas como estudos de campo, de casos e discussões direcionadas em sala de aula.

OBJETIVOS

  • Especializar o aluno para o desenvolvimento de gestão de marcas;
  • Capacitar o aluno para o desenvolvimento do planejamento estratégico da marca;
  • Capacitar o aluno a desenvolver e gerenciar programas de identidade de marcas, papéis estratégicos na gestão de marcas e especificar as ações de comunicação para o alcance da equidade da marca.

PÚBLICO ALVO

Profissionais que objetivam assumir cargos executivos nas mais diversas organizações (serviços, varejo, indústria e terceiro setor) para assumirem a gestão de marcas; Empreendedores que desejam gerir com excelência a marca do seu próprio negócio; Gestores que desejam se aprofundar em conceitos de administração de marcas; Profissionais graduados ou não em administração que buscam uma reciclagem acadêmica.

JUSTIFICATIVA

A criação deste curso se deve à necessidade de capacitar os profissionais e executivos das empresas para aplicação prática e imediata dos conceitos e fundamentos mais avançados na gestão de marcas. O curso foi concebido para alunos com formação nas mais diversas áreas de conhecimento. O curso foca as competências do egresso no sentido de poderem criar e gerir marcas de empreendimentos diferentes e possibilita meios de ascensão na carreira profissional como gestor de marcas. O programa foi concebido para que toda o conhecimento teórico recebido pelo aluno tenha aplicabilidade prática. Os professores são os  facilitadores do aprendizado por meios de exemplos e atividades práticas como estudos de campo, de casos e discussões direcionadas em sala de aula.

DIFERENCIAIS

Professores especialistas em branding e com ótima formação acadêmica e vivência de mercado, o que possibilita trazer a prática para a sala de aula com linguagem adaptada aos profissionais não formados em Administração.
A abrangência da grade de disciplinas e a busca pela formação de um profissional extremamente flexível para o mercado de trabalho.
Trabalha com análise para solução de casos reais vivenciados por empresas do mercado, preparando o aluno para enfrentar na prática os desafios do mundo corporativo.

DESCRIÇÃO DO CURSO

Possui 408 horas de atividades, compreendendo 16 disciplinas, divididas em disciplinas de fundamentação na área de gestão e especificas do programa, complementado por conteúdo on-line de metodologia de pesquisa científica.

REGULAMENTAÇÃO

Res CNE/CSE no. 1 de 08 de junho de 2007. 

Trabalho de conclusão da Pós Graduação (TCPG)

Para o trabalho de conclusão de curso os alunos realizarão um plano estratégico de marca.

Coordenação

Márcia Auriani

mestre Márcia Auriani

Escritora, palestrante e consultora em Branding e Gestão do Design. Professora de cursos de pós-graduação com as disciplinas Marketing, Branding e Gestão do Design na HSM Educação, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e PUC. Colunista e uma das fundadoras do Portal InfoBranding (www.infobranding.com.br) e colunista do Portal O Negócio do Varejo (www.onegociodovarejo.com.br) com a coluna Branding no Varejo. Organizadora e autora dos Livros: Marketing e Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, InfoBranding: Marcas, Ideias e Afins e Gestão do Design. Extensão Internacional em Design (EUA), Santa Fe University of Art and Design/2014, Extensão Internacional em Gestão de Negócios, (Espanha) na Escuela de Organizacion Industrial ? EOI/ 2013 e em (Chile), na Universidad Andres Bello/2007. Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Paulista. Graduada em Administração de Empresas e pós-graduada em Administração de Marketing pela Fundação Álvares Penteado. Extensão em Marketing Digital, na HSM Educação São Paulo; Ensino Superior Internacional, na Laureate International Universities; Comunicação, na Escola Superior de Marketing /ESPM e Design Management, na LBDI Santa Catarina

Currículo Lattes

Corpo Docente

Foto Professor Lattes Titulação
Carlise Nascimento Borges Currículo Lattes Mestre
Dario Giordano Caldas Currículo Lattes Mestre
Elizete de Azevedo Kreutz Currículo Lattes Doutor(a)
Marcello Rodrigues Lage Currículo Lattes Mestre
Márcia Auriani Currículo Lattes Mestre
Martha Gabriel Currículo Lattes Doutor(a)
Rodrigo Amorim Currículo Lattes Especialista
Vivian Suarez Martins Currículo Lattes Mestre

Matriz Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA

 Gestão Estratégica

24

 Gestão de Marketing

24

 Gestão de Pessoas

24

 Gestão Financeira

24

 Design Thinking & Inovação

24

 E-Branding & Storytelling

24

 Pesquisa e Comportamento do Consumidor

24

 Gestão Estratégica de Marcas

24

 Place Branding e Internacionalização de Marcas

24

 Brand Equity e Posicionamento de Marca

24

 Arquitetura e Extensão de Marca

24

 Identidade e Personalidade da Marca

24

 Produtos,Serviços e Branding Multisensorial

24

 Comunicação Integrada de Marcas

24

 Projeto de Pesquisa (on-line)

48

 Trabalho de Conclusão da Pós Graduação (TCPG)

24

 CARGA HORÁRIA TOTAL

408 h

 

Programa do Curso MBA em Branding (Gestão de Marcas)


NOTÍCIAS:

Coordenadoras de MBAs da ALFA participam do Congresso Internacional de Branding


EMENTAS

Gestão Estratégica

A disciplina aborda os aspectos de planejamento e administração estratégica, tratando das etapas e processos de definição de negócios, estabelecimento de objetivos, formulação, implementação e controle de estratégias. Oferece aos alunos instrumentos que tratam do processo de desenvolvimento da estratégia, utilizando uma abordagem voltada para a prática, proporcionando a oportunidade de vivenciar o uso de algumas das principais ferramentas de planejamento estratégico disponíveis. Possibilita um amplo aprendizado desde escolas de estratégia; diagnóstico de ambientes organizacionais; análise de cenários; tipos de estratégia; formas de implementação e indicadores de performance.

Gestão de Marketing

A disciplina.aborda os conceitos fundamentais de Marketing e sua aplicação em empresas com atuação tanto em mercados business-to-consumer (B2C) como em mercados business-to-business.(B2B) Dentre os tópicos abordados destacam-se orientações da empresa ao mercado, o mix de marketing, planejamento estratégico de marketing, pesquisa de mercado, comportamento do consumidor, segmentação, seleção de mercados-alvo e posicionamento, o ciclo de vida do produto, a gerência de produtos e serviços e a comunicação integrada de marketing. É dada ênfase à administração mercadológica do portfólio de produtos/serviço, tanto quantitativamente, quanto qualitativamente.

Gestão de Pessoas

A disciplina apresenta uma visão estratégia da área de Recursos Humanos, com destaque para a responsabilidade de cada gestor, independentemente da área de atuação dentro da organização. Compreende a evolução dos conceitos de Recursos humanos à gestão de pessoas, os recursos humanos como função estratégica para obtenção de resultados, o alinhamento estratégico da gestão de pessoas aos valores e estratégicas organizacionais. Aborda-se também modelos de planejamento e politicas de recursos humanos. 

Gestão Financeira

A disciplina aborda conceitos financeiros, sua importância e aplicação no contexto empresarial, dando uma visão panorâmica de finanças corporativas. Expõe as relações entre risco e retorno, o custo médio ponderado de capital e as metodologias financeiras para análise de projetos (valor presente líquido, taxa interna de retorno, e payback). Examina a questão do valor do dinheiro no tempo, usando técnicas de matemática financeira, risco e retorno de investimentos e orçamento de caixa. Visa também orientar nas decisões que impactam diretamente resultados em convergência com a estratégia das organizações. 

Design Thinking & Inovação

O design thinking como uma abordagem sistemática à inovação. Compreensão dos conceitos do Pensamento do Design (Design Thinking), capazes de estimular a cultura da inovação constante e a solução de problemas da complexidade, de forma a produzir produtos e serviços capazes de alinhar às estratégias corporativas à experiência desejada de consumo.

E-branding e Storytelling

As principais correntes teóricas da cibercultura e do marketing de conteudo. Os conceitos e contextos fundamentais das estratégias de gestão de marca no contexto  digital. Teorias do consumidor 2.0 em relação à emergência e ao desenvolvimento dos meios de comunicação. Comunicação digital e a pós-modernidade. Teorias da comunicação, cena midiática e culturas do consumo online e o storytelling.

Cibercultura e Comportamento do Consumidor 2.0

Cibercultura. A sociedade em rede, multiplicidades e descentralização. Colaboracionismo. Relaçãohomem-máquina.Cultura viral, Cultura da Interface, Creative Commons, Cultura Remix. Tecnoutopia, tecnoapocalipse e tecnorrealismo. Cibridismo. Comportamento do consumidor no ambiente digital e suasprincipaistransformações: Economia da Atenção, Consumer Experience, Código da Cultura, Gourmetização, Cultura Digital, comportamento Mobile, transformaçãonajornada de compra (ZMoT, FMoT, SMoT e UMoT), etc.

Gestão Estratégica de Marcas

Compreender os principais desafios para a construção de marcas. Conceitos e definições de  marca e branding. Construção da  identidade, posicionamento e reposicionamento de marcas. Missão, visão e valores da marca, cultura organizacional e seu planejamento estratégico de marca.

Place Branding e Internacionalização de Marcas

Apresentar  as questões gerenciais e operacionais que afetam a administração de marcas em ambientes globais. Discutir estratégias de marketing que possam suportar a decisão de expansão internacional e sua relação com o branding. Place Branding: conceito, contexto e benefícios do Place Branding no contexto mercadológico.

Brand Equity e Posicionamento de Marca

São objeto de estudo da disciplina a definição de Brand Equity, Posicionamento de Marca e seus objetivos, o Branding orientado para a construção de Brand Equity, além da estrutura e os possíveis caminhos para a geração de Brand Equity de uma marca.

Arquitetura e Extensão de Marca

Conhecer as diferentes estratégias de arquitetura, hierarquia e extensão de marca com suas definições, características, objetivos, assim como seu papel na manutenção e aprimoramento do brand equity.

Identidade, Personalidade e Naming de Marca

A disciplina aponta teorias, exemplos (cases) e proporciona a experiência de identificação e criação de identidade, design  e nome da marca. Critérios e estratégias para escolher os elementos de marca e diretrizes para o estabelecimento da identidade e personalidade de marca.

Produtos, Serviços e Branding Multisensorial

A disciplina discute conceitos e classificações de produtos e serviços. Aborda as relações entre marcas, serviços e produtos e sua experiência com o consumidor. Branding sensorial e emocional, a estética e o design. Experiência e sinestesia de marca: visão, olfato, audição, paladar e tato e sua utilização nos projetos da marca.

Comunicação Integrada de Marcas

Introdução dos conceitos básicos de marketing na comunicação integrada de marcas. Comunicação integrada administrativa, institucional e mercadológica. Comunicação interna e externa. Planejamento de comunicação integrada e a gestão de marcas. Características, funções e aplicações das principais ferramentas de comunicação e suas relações dentro do processo de comunicação.

Metodologia Cientifica

O conteúdo desta disciplina permite que o aluno tenha sua iniciação nas práticas de investigação e tem o propósito de discutir conceitos e características da ciência, bem como de familiarizá-lo com as com técnicas de estudo e de pesquisa científica. Aborda as etapas de uma pesquisa científica. Tipos de pesquisa.  Métodos e Técnicas de pesquisa. Caracterização do objeto de pesquisa. Formas comuns de coleta de dados. Estruturas do projeto de pesquisa. Metodologia científica para elaboração de trabalhos. Técnicas básicas para pesquisa bibliográfica e uso de padrões de referências. Elaboração de projetos de pesquisa.

Trabalho de Conclusão de Curso

Trata-se de atividade com enfoque tanto reflexivo como investigativo. Busca-se fomentar e estimular o aluno para pesquisa e a sua imediata aplicação, preparando os participantes para assumirem um espírito empreendedor e crítico e em conformidade com os fundamentos aprendidos no decorrer do curso de pós-graduação. Para o trabalho de conclusão de curso os alunos realizarão um plano estratégico de marca.