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MBA em Desenvolvimento de Pessoas com Ênfase em Competências

Início: Junho/2016
Periodicidade: Sábados quinzenais
Horário: das 08h às 18h
Local: Unidade Bueno
Valor: Clique aqui para exibir o valor

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Dúvidas? Nós ligamos pra você:

PÚBLICO ALVO

Empresários, Executivos, Gerentes, Administradores de empresas e Profissionais graduados em qualquer área do conhecimento que se interessem por ocupar ou que  ocupam cargos de gestão e buscam capacitação e aperfeiçoamento profissional no que se refere a conhecimentos e ferramentas para o desenvolvimento de pessoas.

OBJETIVO GERAL

O curso tem por objetivo desenvolver competências na utilização de técnicas de desenvolvimento de pessoas, por meio da habilitação e especialização profissional, permitindo ao participante estruturar seus conhecimentos e oferecendo condições e ferramentas para desenvolver a capacidade de análise e reflexão crítica das diferentes áreas funcionais da organização e sua interligação estratégica e sistêmica com a gestão de pessoas com ênfase em competências alinhadas à estratégia do negócio.

DIFERENCIAIS

  • Construção de um conhecimento através de cases de empresas;
  • Ênfase em competência do curso que é uma metodologia moderna de gestão de pessoas,
  • As disciplinas são ministradas por um corpo docente qualificado formado por especialistas, mestres e doutores com ampla experiência acadêmica e de mercado. 

REGULAMENTAÇÃO

Res CNE/CSE no. 1 de 08 de junho de 2007. 

Coordenação

Carmen Maria de Barros Rizzotto da Trindade

mestre Carmen Maria de Barros Rizzotto da Trindade

Formada pela Universidade Gama Filho (RJ), Psicóloga, Especialista, Pós Graduada em Hipnose Clínica, Organizacional e Hospitalar e Mestre em Ciências da Educação. Certificação Internacional em Eneagrama 360º e Eneacoaching (International Enneagram Association). Membro da Associação Goiana de Rorschach e outros testes projetivos e da Society International Rorschach. Coordenadora de Pós Graduação Desenvolvimento de Pessoas da ALFA (GO), Docente de Pós Graduação do IBHA (RJ), ALFA (GO) e Escola Superior da Magistratura de GO (ESMEG). Coach do Programa voupassarnomeuconcurso em parceria com Dra. Aline Vieira Tomás (Juíza de Direito - GO). Com atuação extensiva na área Empresarial (Consultoria Mentorh) e Clínica.

Currículo Lattes

Corpo Docente

Foto Professor Lattes Titulação
sem foto Alessandra Ramos Demito Fleury Currículo Lattes Doutor(a)
André de Almeida Jaques Currículo Lattes Especialista
Carmen Maria de Barros Rizzotto da Trindade Currículo Lattes Mestre
Domilson Rabelo da Silva Júnior Currículo Lattes Especialista
Dyogo Henrique Barnabé Tinoco Currículo Lattes Especialista
sem foto Eloisa Faria Bittencourt de Castro Currículo Lattes Especialista
Hérica Landi de Brito Currículo Lattes Doutor(a)
sem foto Lessio Kyldare Alves de Queiroz Currículo Lattes Especialista
Lucia Kratz Currículo Lattes Doutor(a)
Milton Marinho Nogueira Júnior Currículo Lattes Mestre
Rita Cristina Massaini de Santana Currículo Lattes Bacharel
sem foto Roseli Vieira Pires Currículo Lattes Doutor(a)
sem foto Simone Bonfim Jaime Currículo Lattes Especialista

Matriz Curricular


Programa do Curso MBA em Desenvolvimento de Pessoas com Ênfase em Competências


EMENTAS

Gestão Estratégica

A disciplina aborda os aspectos de planejamento e administração estratégica, tratando das etapas e processos de definição de negócios, estabelecimento de objetivos, formulação, implementação e controle de estratégias. Oferece aos alunos instrumentos que tratam do processo de desenvolvimento da estratégia, utilizando uma abordagem voltada para a prática, proporcionando a oportunidade de vivenciar o uso de algumas das principais ferramentas de planejamento estratégico disponíveis. Possibilita um amplo aprendizado desde escolas de estratégia; diagnóstico de ambientes organizacionais; análise de cenários; tipos de estratégia; formas de implementação e indicadores de performance.

Gestão de Marketing

A disciplina aborda os conceitos fundamentais de Marketing e sua aplicação em empresas com atuação tanto em mercados business-to-consumer (B2C) como em mercados business-to-business.(B2B) Dentre os tópicos abordados destacam-se orientações da empresa ao mercado, o mix de marketing, planejamento estratégico de marketing, pesquisa de mercado, comportamento do consumidor, segmentação, seleção de mercados-alvo e posicionamento, o ciclo de vida do produto, a gerência de produtos e serviços e a comunicação integrada de marketing. É dada ênfase à administração mercadológica do portfólio de produtos/serviço, tanto quantitativamente, quanto qualitativamente.

Gestão de  Pessoas

A disciplina apresenta uma visão estratégia da área de Recursos Humanos, com destaque para a responsabilidade de cada gestor, independentemente da área de atuação dentro da organização. Compreende a evolução dos conceitos de Recursos humanos à gestão de pessoas, os recursos humanos como função estratégica para obtenção de resultados, o alinhamento estratégico da gestão de pessoas aos valores e estratégicas organizacionais. Aborda-se também modelos de planejamento e políticas de recursos humanos. 

Mudança e Dinâmica Organizacional

A dinâmica do ambiente organizacional e os processos de Mudança. Abordagens do Desenvolvimento e Mudança Organizacional. Agentes e Práticas Gerenciais Relacionados à Mudança. Gerenciamento da Mudança. Conceitos de Change Management. Entendimento da Necessidade de Mudança. Criação de Infraestrutura para a Mudança. Análise e Diagnóstico de Situação Atual. Estabelecimento de Direções para Mudança. Definição de iniciativas de Melhorias. Detalhamento e Implantação da mudança. Fases do processo de mudança organizacional. O RH como parceiro estratégico do processo de mudança. Desenvolvimento Organizacional. Reação humana/comportamento organizacional à mudança.

Gestão e Análise de Processos Organizacionais

A Organização como um sistema. Sistemas integrados de gestão. Conceitos e definições sobre processos e produtos. Elementos dos processos. Gerenciamento por processos e por resultados. Estrutura departamental e gestão de processos. Gestão DE x POR processos. Metodologia da implantação da gestão por processos. Definição de indicadores e análise dos resultados. Importância da gestão baseada em processos na busca da excelência organizacional. Análise, realinhamento e otimização de processos. Medições de desempenho dos processos. Estratégia de Atuação na Gestão e Análises Organizacionais. Instrumentos de Levantamento de Informações. Desenho e redesenho de processos. O papel de processos para a implementação da estratégia. Metodologias, técnicas e ferramentas para a racionalização de processos organizacionais. 

Gestão do clima organizacional e Qualidade de vida no Trabalhos

Clima organizacional ? conceito; Avaliação do clima organizacional; Pesquisa e diagnóstico de clima organizacional. Cultura organizacional; tipos de cultura; Impactos da cultura no desempenho das atividades e no clima do ambiente de trabalho. Benefícios sociais ? conceito; Tipos de benefícios sociais. Qualidade de vida no trabalho ? conceito; Componentes da Qualidade de Vida no Trabalho; Modelos de QVT. Empregabilidade; Assertividade. 

Gestão da Qualidade

Evolução do conceito e processo da qualidade. Conceitos básicos do modelo de gestão baseado na qualidade total; análise, padronização e melhoria de processos: ciclo SDCA e PDCA. Ferramentas clássicas para o gerenciamento de processos. Normas ISO. Qualidade como estratégia competitiva e modelo sistêmico para implantação da Gestão pela Qualidade Total. Custos e indicadores de qualidade. Programas de melhoria da qualidade. Estratégia e etapas para implantação da GQT. Resistência e fatores críticos de sucesso.  

Liderança e Coaching 

Conceitos, estilos, perfil e circunstancias para o surgimento da liderança. Atribuições gerenciais e sua distinção com o fenômeno da liderança. Conceitos de coaching, a natureza do coaching, coaching para um sentido e um propósito. Coach e Coaching enquanto ferramenta de liderança. Autocoaching: desenvolver a capacidade de ser Coach. Habilidades específicas do estilo Coach para o desenvolvimento de pessoas. Planejamento Estratégico Pessoal-a transformação do Líder em Coach. O líder Coach em ação ? formação de equipes de alta performance.

Gestão da Aprendizagem e do Conhecimento por competências

Conceitos básicos em gestão do conhecimento e da aprendizagem organizacional. Significado do Conhecimento nas Organizações. Geração, mapeamento, distribuição, compartilhamento e mensuração do conhecimento. Conceitos e Modelos de Organizações de Aprendizagem. Implantação da Aprendizagem Organizacional - Cultura de Aprendizagem - Organizações de Aprendizagem e Gestão. Evolução do capital humano nas empresas. Capital intelectual. Organizações do aprendizado. O papel do RH na abordagem da gestão do conhecimento indicando estratégias possíveis e alternativas de ação. Ferramentas disponíveis para se analisar os potenciais e de como gerenciar os talentos bem como avaliar sua performance dentro da empresa. Gestão de pessoas de e por Competências. O posicionamento da gestão estratégica de pessoas na era do conhecimento. Gestão de recursos humanos e estratégias de gestão do conhecimento e aprendizado.

Gestão de Cargos e Salários por competências

Gestão estratégica de cargos e salários: importância e objetivos. Delineamento, modelagem e descrição de cargos. Análise e descrição de cargos por competências. Avaliação e Classificação dos cargos. Métodos de análise e avaliação de cargos por competências. Posição hierárquica dos cargos na organização. Sistema de avaliação e estruturação de cargos. O caráter multivariado do salário. Estrutura salarial e Política de cargos e salários. Pesquisa salarial. O Plano de cargos e salários por competências: instrumentos, técnicas e etapas de elaboração.  

Avaliação do desempenho e remuneração por competências

Remuneração e recompensa organizacional. Tipos e sistemas de remuneração. Novas abordagens na remuneração com foco na remuneração por competências. A implementação de políticas de remuneração variável e sua importância estratégica. Introdução à Gestão do desempenho de Recursos Humanos: conceitos, processos, técnicas, modelos e métodos. Alinhamento da estratégia da organização e da política de RH com a avaliação de desempenho. Estratégias de gestão do desempenho funcional, setorial e organizacional.  Avaliação de desempenho como base para a remuneração variável e sua importância estratégica como instrumento gerencial para produtividade dos Recursos Humanos e hierarquização de MOB.  

Recrutamento e Seleção por Competências

Papel e significância estratégica do recrutamento e da seleção de talentos no modelo de competências para o alcance dos objetivos organizacionais. Definição de competências individuais e organizacionais e seus indicadores. O planejamento do processo de seleção por competências. Identificação dos diferentes perfis a partir de suas competências e habilidades para a obtenção dos resultados efetivos para a organização. Ferramentas e instrumentos para o mapeamento, descrição e desenvolvimento de competências. Compreensão do papel social e de facilitador do processo de desenvolvimento de pessoas no contexto organizacional. A gestão de pessoas por competências. T&D. 

Gestão de carreira 

Conceito de carreira. Concepções sobre estrutura, sistema de valorização e instrumentos de desenvolvimento de carreira. Modelação de sistemas de carreiras. Modelos de administração de carreiras. Orientação profissional e gestão de carreira. Desenvolvimento de plano de ação para o desenvolvimento de carreira. A gestão de carreiras e os insumos da administração de RH. Planos de carreira e sucessão. Tendências em gestão de carreira. Gestão de carreira por competências.

Gestão de Departamento Pessoal e Legislação Trabalhista 

Direito do trabalho: Natureza e Conteúdo. Fontes da legislação trabalhista: conceito, classificação, hierarquia e solução de conflitos. Aplicação da atual legislação trabalhista. Princípios do direito do trabalho, indisponibilidade e irrenunciabilidade dos direitos. Estrutura da relação de emprego (requisitos). Contrato de trabalho (características e modalidades). Jornada de trabalho. Terceirização na CLT. Aspectos Justiça do trabalho no Brasil. Relações Sindicais. O departamento pessoal e o direito em análise com a CLT. Rotinas trabalhistas. Aspectos gerais da gestão de DP.

Gerenciamento de Projetos 

Gerenciamento de projetos: definição e conceitos. . Projetos X ações de melhoria. Principais alvos em projetos. Ciclo de vida do projeto. Gerência do escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos, aquisições, integração e implantação do projeto. Seleção de projetos: métodos e técnicas. Papel e perfil do gerente de projetos. Comprometimento da alta gerência. Ferramentas para gestão de projetos. Elaboração e execução de plano de projetos. Apresentação de uma metodologia para Gerenciamento de Projetos apoiada em conceitos e ferramentas ligadas e utilizadas na área de gestão de pessoas e das principais atividades para o efetivo desenvolvimento de projetos nesta área.

Metodologia Cientifica

O conteúdo desta disciplina permite que o aluno tenha sua iniciação nas práticas de investigação e tem o propósito de discutir conceitos e características da ciência, bem como de familiarizá-lo com as com técnicas de estudo e de pesquisa científica. Aborda as etapas de uma pesquisa científica. Tipos de pesquisa.  Métodos e Técnicas de pesquisa. Caracterização do objeto de pesquisa. Formas comuns de coleta de dados. Estruturas do projeto de pesquisa. Metodologia científica para elaboração de trabalhos. Técnicas básicas para pesquisa bibliográfica e uso de padrões de referências. Elaboração de projetos de pesquisa.

Trabalho de Conclusão de Curso

Trata-se de atividade com enfoque tanto reflexivo como investigativo. Busca-se fomentar e estimular o aluno para pesquisa e a sua imediata aplicação, preparando os participantes para assumirem um espírito empreendedor e crítico e em conformidade com os fundamentos aprendidos no decorrer do curso de pós-graduação. O trabalho é direcionado para o desenvolvimento de um artigo, na metodologia de estudo de caso sendo um projeto aplicado que explore a proposição de melhorias nos processos e políticas da área.