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PÓS-GRADUAÇÃO ALFA

MBA em Gerenciamento de Projetos

início

Novembro/2016

local

Unidade Bueno

investimento

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periodicidade

Sábados quinzenais

horários

das 08h às 18h

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PÚBLICO ALVO

O Curso MBA em Gerenciamento de Projetos é destinado a executivos, gerentes e profissionais que atuam em ambiente de projetos de qualquer natureza.

OBJETIVOS

Capacitar os profissionais para participar, coordenar e gerenciar projetos de qualquer natureza, com forte visão nos processos definidos pelo PMI® através do livro PMBOK® em sua última versão, transmitido de forma integrada e abrangente, nas diversas disciplinas para a gerência de projetos.  

JUSTIFICATIVA

O mercado de trabalho apresenta um contexto no qual a necessidade de resultados com prazos, custos e qualidade adequados é maior a cada dia. E, no ambiente corporativo, o planejamento, apesar de essencial, não é suficiente. Ao executarmos nosso projeto precisamos acompanhá-lo e controlá-lo, para garantir o seu sucesso. É devido à complexidade envolvida no planejamento, execução e controle dos projetos, que a profissão de gerente de projetos tem obtido maior destaque a cada dia. O gerente de projetos é o profissional responsável por integrar todos os assuntos que envolvem o projeto, por planejar as ações necessárias para atingir os objetivos definidos, acompanhar e garantir a execução do que foi planejado e obter um encerramento com sucesso.

DESCRIÇÃO DO CURSO

O MBA em Gerenciamento de Projetos possui carga horária de 408 horas divididas em uma estrutura curricular que prevê disciplinas que discutem teorias gerais e específicas da área de gerenciamento de projetos, orientado pelo padrão desenvolvido e aprovado pelo PMI.

Ao final do curso, o aluno está apto à: ter uma visão sistêmica e integrada de negócios; gerenciar projetos de natureza diversas e desenvolver habilidades interpessoais.

DIFERENCIAIS 

Possui o diferencial de ter em sua grade curricular disciplinas de gestão de negócios e pessoas, desenvolvendo, assim, habilidades fundamentais aos gerentes de projetos.

REGULAMENTAÇÃO:

Resolução CNE/CES N. 01/2007

Trabalho de conclusão de curso da Pós-graduação

O Trabalho de Conclusão de Curso da Pós Graduação é exigido para a concessão do diploma de Curso de Pós Graduação e consiste na elaboração de investigação científica, devendo, de acordo com as normas da ABNT (NBR 14724), representar o resultado de estudo, na forma de artigo técnico científico, que expresse conhecimento e análise crítica na área de gerenciamento de projetos.

O Trabalho de Conclusão de Curso da Pós Graduação poderá ser realizado em grupo, sendo, no mínimo, dois e, no máximo, quatro alunos por grupo de trabalho ou individualmente, quando houver exigência legal neste sentido.

A avaliação final dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Pós Graduação será feita por meio de Banca Examinadora composta pelo Professor Orientador, na condição de presidente da Banca, e pelo menos um Leitor, cabendo a ambos a avaliação final do Trabalho de Conclusão de Curso da Pós Graduação.  Os Trabalhos de Conclusão de Curso da Pós Graduação serão avaliados pela sua forma escrita e pela apresentação oral do(s) aluno(s).

 

Matriz Curricular

Competências Empresariais Competências Gerenciais Consolidação das Competências Competências Específicas Formação do Profissional Completo

Núcleo de Formação de Competências Técnicas Especializadas

Fundamentos do Gerenciamento de Projetos

Conceitos fundamentais de projeto. A evolução do gerenciamento de projetos. O gerente de projetos. Os principais envolvidos nos projetos. Relação entre Estratégia e Projetos. Benefícios do gerenciamento de projetos. Estruturas organizacionais para projetos. As áreas de conhecimento da Gestão de projetos. Os processos de gestão de projetos. Ciclo de vida do projeto e do produto. 

Gerenciamento de Escopo

Apresentar as principais práticas e conceitos necessários para elaboração do plano de Escopo. Detalhar os processos para gestão do escopo. Planejar o gerenciamento do escopo. Coletar requisitos. Definir Escopo. Elaborar estrutura analítica do projeto. Validar escopo. Controlar escopo.

Gerenciamento do Tempo

Apresentar as principais práticas e conceitos necessários para elaboração do plano de Prazo. Detalhar os processos para gestão do Prazo. Planejar Gerenciamento do Cronograma. Definir, sequenciar e estimar a duração das atividades do projeto. Estimar recursos. Desenvolver e elaborar cronograma

Gerenciamento de Stakeholders

Apresentar as principais práticas e conceitos necessários para elaboração do plano de gerenciamento de stakeholders. Detalhar os processos para gestão dos stakeholders. Identificar stakeholders. Planejar o gerenciamento dos stakeholders. Gerenciar o engajamento dos stakeholders. Controlar o engajamento dos stakeholders. 

Gerenciamento de Custos

Apresentar as principais práticas e conceitos necessários para elaboração do plano de Custos. Detalhar os processos para gestão dos Custos. Planejar o Gerenciamento de Custos. Estimar os Custos. Determinar o Orçamento. Controlar os Custos. 

Gerenciamento da Qualidade

Apresentar as principais práticas e conceitos necessários para elaboração do plano da Qualidade. Detalhar os processos para gestão da Qualidade: Elaboração do plano de qualidade do projeto. Garantia da qualidade do projeto. Controle da qualidade do projeto.

Gerenciamento de Recursos Humanos

Apresentar as principais práticas e conceitos necessários para elaboração do plano de Recursos Humanos. Detalhar os processos para gestão dos Recursos Humanos. Elaboração do plano de recursos humanos. Mobilizar a equipe do projeto. Desenvolver a equipe do projeto. Gerenciar a equipe do projeto.

Gerenciamento da Comunicação

Apresentar as principais práticas e conceitos necessários para elaboração do plano de Comunicação. Detalhar os processos para gestão da Comunicação. Elaboração do plano de comunicação. Identificar partes interessadas. Distribuir informação. Gerenciar expectativas. Reportar desempenho.

Gerenciamento de Riscos

Apresentar as principais práticas e conceitos necessários para elaboração do plano de Riscos. Detalhar os processos para gestão dos Riscos. Elaboração do plano de gerenciamento de riscos. Identificação de riscos. Análise qualitativa dos riscos. Análise quantitativa dos riscos. Planejamento da resposta aos riscos. Monitoramento e controle dos riscos.

Gerenciamento de Aquisições

A disciplina visa a apresentar as principais práticas e conceitos necessários para elaboração do plano de Aquisições. Tipos de contratos. Seleção de fornecedores. Detalhar os processos para gestão das Aquisições. Planejar o Gerenciamento das aquisições. Conduzir as Aquisições. Controlar as Aquisições. Encerrar as Aquisições. 

Gerenciamento da Integração

A disciplina visa a apresentar as principais práticas e conceitos necessários para gestão da Integração. Detalhar os processos para gestão da Integração. Desenvolver o plano de gerenciamento. Orientar e Gerenciar o trabalho do projeto. Monitorar e controlar o trabalho do projeto. Realizar o controle integrado de mudanças. Encerrar o projeto.

Project Management Office, Programas e Portfólios

Conceitos sobre PMO. O PMO e a Estratégia Organizacional. Implantação PMO. Gestão de Programas e de Portfólio. Modelo de Maturidade.

Núcleo de Formação de Competências Empresariais

Gestão Estratégica: Da definição a Implementação

A disciplina aborda os aspectos de planejamento e administração estratégica, tratando das etapas e processos de definição de negócios, estabelecimento de objetivos, formulação, implementação e controle de estratégias. Oferece aos alunos instrumentos que tratam do processo de desenvolvimento da estratégia, utilizando uma abordagem voltada para a prática, proporcionando a oportunidade de vivenciar o uso de algumas das principais ferramentas de planejamento estratégico disponíveis. Possibilita um amplo aprendizado desde escolas de estratégia; diagnóstico de ambientes organizacionais; análise de cenários; tipos de estratégia; formas de implementação e indicadores de performance.

Gestão de Marketing: Planejamento, Táticas e Pesquisa

A disciplina aborda os conceitos fundamentais de Marketing e sua aplicação em empresas com atuação tanto em mercados business-to-consumer (B2C) como em mercados business-to-business(B2B). Dentre os tópicos abordados destacam-se orientações da empresa ao mercado, o mix de marketing, planejamento estratégico de marketing, pesquisa de mercado, comportamento do consumidor, segmentação, seleção de mercados-alvo e posicionamento, o ciclo de vida do produto, a gerência de produtos e serviços e a comunicação integrada de marketing. É dada ênfase à administração mercadológica do portfólio de produtos/serviço, tanto quantitativamente, quanto qualitativamente.

Gestão de Pessoas com foco em Resultados

A disciplina apresenta uma visão estratégia da área de Recursos Humanos, com destaque para a responsabilidade de cada gestor, independentemente da área de atuação dentro da organização. Compreende a evolução dos conceitos de Recursos humanos à gestão de pessoas, os recursos humanos como função estratégica para obtenção de resultados, o alinhamento estratégico da gestão de pessoas aos valores e estratégicas organizacionais. Aborda-se também modelos de planejamento e políticas de recursos humanos. 

Gestão Financeira para tomada de decisão.

A disciplina aborda conceitos financeiros, sua importância e aplicação no contexto empresarial, dando uma visão panorâmica de finanças corporativas. Expõe as relações entre risco e retorno, o custo médio ponderado de capital e as metodologias financeiras para análise de projetos (valor presente líquido, taxa interna de retorno, e payback). Examina a questão do valor do dinheiro no tempo, usando técnicas de matemática financeira, risco e retorno de investimentos e orçamento de caixa. Visa também orientar nas decisões que impactam diretamente resultados em convergência com a estratégia das organizações. 

Núcleo de Formação de Competências Gerenciais

Empreendedorismo e Economia Criativa

A disciplina irá integrar Empreendedorismo e Economia Criativa para despertar no aluno as motivações de empreender, mais por oportunidade do que necessidade, será proposto ao aluno pensar ¨fora da caixa¨, ou seja, sair dos princípios da Economia Tradicional, apostando na criatividade de cada um deles. O foco será oferecer aos alunos instrumentos de como perceber OPORTUNIDADES de novos negócios´, serão dadas as ferramentas necessárias como por exemplo o Business Model Canvas, para o desenvolvimento do negócio, que propiciará ao aluno transformar a ideia inovadora em um Plano de Negócio efetivo.

Design Thinking e Inovação

A disciplina irá trabalhar ferramentas imprescindíveis para resolução de problemas. Muito mais do que um instrumento estimular a cultura para a inovação, o Design Thinking traz uma metodologia que busca soluções criativas de problemas através de desenhos de produtos e serviços capazes de alinhar às estratégias corporativas à experiência desejada de consumo, onde o foco é o cliente.  A metodologia desta disciplina está centrada nos três princípios-chave do Design Thinking: Empatia e pesquisa de Campo, Pensamento Colaborativo e não Linear e Diversidade: Todos têm algo a ensinar e também a aprender na empresa e na vida.

Negociação Estratégia e Liderança Sistêmica

Os conteúdos trazidos nesta disciplina permitem desenvolver e estimular no aluno as capacidades e competência necessárias à condução eficaz de uma negociação. Trabalhada com uma metodologia prática, simula-se situações negociais, tanto para o ambiente externo como interno da empresa, como por exemplo negociação com equipe de trabalho. A temática conjunta de negociação e liderança na disciplina, permitirá a compreensão ampla do que significa ser líder dentro de uma organização, resultando assim que gestores consigam alcançar resultados através de equipes alinhadas e envolvidas com as estratégias da organização. 

Planejamento de Vida e Carreira

A disciplina será trabalhada de forma interdisciplinar, preparando o aluno para definir seus objetivos individuais, que aliado aos conteúdos dos demais módulos do programa, possibilitam aglutinar o aprendizado para o desenvolvimento de competências especificas e únicas que com certeza irão contribuir para um melhor desempenho no trabalho.

Ao final do conteúdo prevê-se que o aluno consiga identificar as implicações para melhoria de sua carreira, fazer as ligações entre os conteúdos aprendidos como ancora para sua prática profissional, tudo alinhado aos seus objetivos pessoais.

 

Núcleo de Consolidação das Competências

Desafio Empresarial

A disciplina tem caráter interdisciplinar, onde o aluno é desafiado a integrar os conhecimentos adquiridos nos núcleos de formação empresarial, gerencial, de carreira e especifico. 

Projeto de Pesquisa- On-Line

O conteúdo desta disciplina permite que o aluno tenha sua iniciação nas práticas de investigação e tem o propósito de discutir conceitos e características da ciência, bem como de familiarizá-lo com as com técnicas de estudo e de pesquisa científica. Aborda as etapas de uma pesquisa científica. Tipos de pesquisa.  Métodos e Técnicas de pesquisa. Caracterização do objeto de pesquisa. Formas comuns de coleta de dados. Estruturas do projeto de pesquisa. Metodologia científica para elaboração de trabalhos. Técnicas básicas para pesquisa bibliográfica e uso de padrões de referências, resultando na Elaboração de um Pré-Projetos de pesquisa, que é a fase inicial do Trabalho de Conclusão da Pós-Graduação.

Trabalho de Conclusão da Pós-Graduação

Trata de fomentar e estimular o aluno para pesquisa e a sua imediata aplicação, preparando os participantes para assumirem um espírito empreendedor e crítico e em conformidade com os fundamentos aprendidos no decorrer do curso de pós-graduação. O trabalho é direcionado para o desenvolvimento de um plano profissional de projetos na metodologia de pesquisa experimental, podendo o aluno também optar pela monografia caso o propósito do trabalho seja investigar as práticas de gerenciamento de projetos nas empresas. 

Coordenação

Matheus Chaud

especialista Matheus Chaud

Possui Graduação em Administração e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Gestor, com experiência na condução e gerenciamento de programas voltados para educação corporativa de empresas dos mais variados segmentos. Palestrante, Consultor Empresarial atuante nas áreas de Gestão e Planejamento de Projetos, Gestão de Processos, Planejamento Estratégico e Elaboração de Projeto Empresarial. Professor da Faculdade Alfa.

Currículo Lattes

Corpo Docente

Foto Professor Lattes Titulação
Adaildo Vale Currículo Lattes Especialista
Alzino Furtado Currículo Lattes Doutor(a)
André de Almeida Jaques Currículo Lattes Especialista
sem foto Cleidimar Pereira Garcia Currículo Lattes Mestre
Denia Kuhn Rezende Currículo Lattes Mestre
Fabrício Alves de Freitas Currículo Lattes Especialista
sem foto Gustavo Dias do Nascimento Currículo Lattes Mestre
José Adonilton da Silva Currículo Lattes Especialista
Leonardo Gadia Currículo Lattes Especialista
Luiz Mauricio Scartezini Currículo Lattes Mestre
Matheus Chaud Currículo Lattes Especialista
Rogerio Mendes Currículo Lattes Especialista