Voltar Inscreva-se

MBA em Gestão de Serviços e Hospitalidade em Empreendimentos Turísticos e Eventos

Início: Junho/2016
Periodicidade: Sábados Quinzenais
Horário: das 09h00 às 18h00 (das 13h00 as 14h00 intervalo para almoço)
Local: Unidade Bueno
Valor: Clique aqui para exibir o valor

Inscreva-se para esta turma

Dúvidas? Nós ligamos pra você:

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Serviços e Hospitalidade em Empreendimentos Turísticos e Eventos, foi concebido com o propósito de capacitar profissionais para atuarem no segmento Business de Turismo e Eventos, aptos a compreenderem as questões, técnicas, sociais, econômicas e culturais relacionadas com esse mercado e de seu gerenciamento, observados os níveis graduais do processo de tomada de decisão, apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes.

A estrutura curricular do curso abrange as principais competências funcionais e as mais relevantes habilidades e técnicas de gestão de serviços, necessárias para formar um gestor moderno e inovador, capaz de assumir novos desafios em âmbito nacional e internacional.

O aluno adquire domínio de técnicas de gestão de serviços, comunicação, planejamento, gerenciamento, administração e controle financeiro das empresas de turismo e eventos. 

OBJETIVOS

O MBA em Gestão de Serviços e Hospitalidade em Empreendimentos Turísticos e Eventos tem o  objetivo de capacitar e consolidar a formação de profissionais responsáveis pelo processo de gestão dos serviços em empresas de turismo e eventos com conhecimentos técnicos e instrumentais para a gestão de turismo e eventos em organizações públicas, privadas e terceiro setor, bem como para a atuação eficaz na produção de informações de caráter gerencial e para a elaboração e implementação de projetos com exequibilidade técnica e viabilidade financeira. 

PÚBLICO ALVO

O Curso está direcionado a profissionais graduados que já atuam ou pretendem atuar no segmento de turismo e eventos, profissionais de Marketing, Administração, Turismo, Hotelaria, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, bem como aos graduados de áreas afins que desejam se especializar neste campo profissional. 

DIFERENCIAIS

Durante o programa o aluno realiza Visitas Técnicas e participa de Seminários avançados de Gerenciamento de Serviços, que lhe permite tanto a aplicação da Teoria à Pratica, bem como realizar e networking neste segmento de mercado.  

 

 

Coordenação

Giovanna Tavares

mestre Giovanna Tavares

Atua na área das Ciências Sociais Aplicadas sendo, atualmente, professora universitária nos cursos de Eventos, Administração, Turismo e Hotelaria e também em cursos de pós-graduação. É servidora pública do Estado de Goiás na Área Técnica de pesquisa Turística na Agência Estadual de Turismo - Goiás Turismo - IPTUR - Observatório de Turismo. É Mestre em Turismo e Hotelaria pela UNIVALI (SC), Especialista em Gestão em Turismo e Hotelaria pela Faculdade Lions (GO), Bacharel em Turismo pela Faculdade Cambury (GO) e, atualmente, cursa o MBA Executivo em Coaching na Faculdade Cândido Mendes.

Currículo Lattes

Corpo Docente

Matriz Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA

HOSPITALIDADE: CONCEPÇÕES, CONCEITOS E EFETIVIDADE NA GESTÃO DE SERVIÇOS

16

ATUALIDADES, TENDÊNCIAS E GESTÃO NA INOVAÇÃO COMPETITIVA DE SERVIÇOS 

16

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DE SERVIÇOS NO TURISMO E EVENTOS

24

SISTEMAS DE PLANEJAMENTO PARA TURISMO E EVENTOS

24

GESTÃO DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA EM SERVIÇOS TURÍSTICOS E EVENTOS  

24

GOVERNANÇA COOPERATIVA E SUSTENTABILIDADE COM FOCO EM TURISMO  E EVENTOS

24

 GESTÃO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE E QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NO TURISMO E EVENTOS

24

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA: CUSTOS, CONTROLADORA E FORMAÇÃO DE PREÇOS  

32

 GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA DE EQUIPES E NEGOCIAÇÃO   

24

GESTÃO LEGAL DO TURISMO E EVENTOS: CONTRATOS E DIREITO DO CONSUMIDOR 

24

GESTÃO DE VENDAS E MARKETING

32
MÍDIAS SOCIAIS E TECNOLOGIAS APLICADAS A EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS E EVENTOS

24

SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS COM FOCO NA HOSPITALIDADE EM EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS E EVENTOS

24

VISITAS TÉCNICAS  

16

PROJETO DE PESQUISA - ON-LINE 

48
Trabalho de Conclusão da Pós Graduação (TCPG)   24

CARGA HORÁRIA TOTAL

400 hs


Programa do Curso MBA em Gestão de Serviços e Hospitalidade em Empreendimentos Turísticos e Eventos


EMENTAS

 

HOSPITALIDADE: CONCEPÇÕES, CONCEITOS E EFETIVIDADE NA GESTÃO DE SERVIÇOS

O conteúdo dessa disciplina tem como objetivo discutir a hospitalidade como um fenômeno humano relacional marcado por concepções e praticas socioculturais situadas historicamente e como principio orientador da relação entre acolhedor e acolhido, abrigando assim estudos que abordam o fenômeno nas dimensões individual e coletiva, particularmente em interface com o turismo e eventos.

ATUALIDADES, TENDENCIAS E GESTÃO NA INOVAÇÃO COMPETITIVA DE SERVIÇOS NO TURISMO E EVENTOS

O conteúdo abordará conceitos e tipologias do segmento de turismo e eventos. Turismo de eventos - influências e resultados. Grandes eventos, turismo criativo, e a inter-relação com a identidade e cultura local. Turismo de experiência e a co-criação. Estudo de casos.

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DE SERVIÇOS NO TURISMO E EVENTOS

A disciplina irá abordar a formulação da estratégia competitiva de negócio. A análise do ambiente de negócios em turismo e eventos. Construção da vantagem competitiva: a cadeia e o sistema de valor. Segmentação, diferenciação e posicionamento de mercado. Análise da concorrência: movimentos competitivos. O Processo da Estratégia. A importância da inovação em serviços de turismo e eventos. Identificação de oportunidades de negócios. Gestão de serviços. Terceirização, quarteirização e gestão do nível de serviço. O cliente como consumidor e como participante do processo de prestação do serviço. Administrando a operação de serviços. Gestão da capacidade e demanda. Fluxos, gargalos, layouts, filas e equilíbrio. Obtendo qualidade na operação. O controle da operação de serviços.

SISTEMAS DE PLANEJAMENTO PARA TURISMO E EVENTOS

A disciplinan irá abordar O processo de pensamento criativo no planejamento. Construção de visão a longo prazo. Tomada de decisões. Ferramentas visuais para planejamento e inovação nos negócios: Canvas; Oceano azul; Design Thinking; 5W2H; Matriz de SWOT; A3 Thinking. O planejamento como vantagem competitiva.

GESTÃO DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA EM SERVIÇOS TURÍSTICOSE EVENTOS

A abordagem da disciplina tem como foco os princípios de logística,  impactos da logística na competitividade dos serviços turísticos e eventos,  processo de gestão da cadeia de suprimentos, sistemas globais de distribuição de viagens, hospedagens e captação de eventos e seus impactos nas empresas de turismo e eventos.

GOVERNANÇA COOPERATIVA E SUSTENTABILIDADE COM FOCO EM TURISMO  E EVENTOS

A disciplina tem enfoque no novo contexto da Comunicação (globalização, instantaneidade, cidadania digital, batalhas culturais, inclusão digital, 3º. setor, etc.); Conceito e dinâmica da Comunicação Corporativa; Brand Equity; Branding Sensorial; Conceito de StaKeholders; Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social (indicadores, certificações como SA 8000, balanço social, rankings nacionais como "Melhores Empresas para trabalhar") Gestão Ambiental (certificações como ISO 14000) mercado financeiro "verde" - commodities ambientais; Indicadores de Sustentabilidade no Brasil e Exterior: ISE, ESI, Pegada Ecológica, PSI, Legislação Berço ao Túmulo/ACV, créditos de carbono; Governança Corporativa (SOX, Cadbury, Governança de TI);  Assessoria de Imprensa e Gestão de Crises; Ética na comunicação.

GESTÃO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE E QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NO TURISMO E EVENTOS

A abordagem da disciplina tem foco na evolução e administração de serviços. Aplicações específicas da gestão de serviços, com ênfase em Turismo e Eventos. Qualidade de serviços. Os serviços como estratégia competitiva. Estratégias de Marketing de Serviços. Administração de processos e condições de mercado.

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA: CUSTOS, CONTROLADORA E FORMAÇÃO DE PREÇOS

A disciplina abordará cálculo financeiro e estatístico como ferramental para a tomada de decisão envolvendo fluxos financeiros de atividades turísticas e eventos. Conceitos, técnicas e ferramentas do processo de gestão econômico-financeira para analisar alternativas de investimentos, com ênfase nos empreendimentos turísticos e eventos. Conceitos de Custos e Controladora aplicáveis ao Turismo e Eventos.

GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA DE EQUIPES E NEGOCIAÇÃO

A disciplina irá discutir e analisar o gerenciamento de competências de seus colaboradores dando ênfase a temáticas como:. Processo de gestão de pessoas, desenvolvimento de talentos, comportamento humano, mudança. Desenvolvimento organizacional, liderança de equipes e técnicas de negociação voltados para os profissionais em turismo e eventos.

GESTÃO LEGAL DO TURISMO E EVENTOS: CONTRATOS E DIREITO DO CONSUMIDOR

A disciplina irá abordar as estruturas jurídicas do turismo e eventos, relações de trabalho, código do consumidor, lei geral do turismo, bem como modelos jurídicos de planejamento e estruturas oficiais de turismo e eventos, ordenação de patrimônio turístico, estímulos e investimentos turístico e de eventos, controle de produção de serviços turístico e direito empresarial focado para o empresário e a sociedade empresária no novo Código Civil e código do consumidor.

GESTÃO DE VENDAS E MARKETING

A disciplina irá discorrer sobre as bases de vendas e de marketing sob uma perspectiva competitiva. Estabelecer o correto posicionamento do marketing na organização em conjunto com um sistema de informações e comunicação direcionado ao consumidor. Apresentação da importância do estudo do posicionamento e da análise da oferta da empresa e de seus concorrentes, e o desenvolvimento de estratégias de produto, preço, promoção e de canais de disbribuição.

MÍDIAS SOCIAIS E TECNOLOGIAS APLICADAS A EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS E EVENTOS

A disciplina vai estudar a evolução do marketing e da comunicação na era digital. Perfil do consumidor atual. Estratégias de Marketing Digital. A era da participação e do consumo de experiência. Mídias Sociais. Marketing de conteúdo e sua importância para o mercado turístico e de eventos. Como engajar e conquistar o público utilizando as mídias socais. Monitoramento e mensuração na internet. Planejamento de marketing digital para empreendimentos turísticos e eventos.

SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS COM FOCO NA HOSPITALIDADE EM EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS E EVENTOS.

Participação em evento de natureza  privada como organizadores e gestores de todo o processo prático e efetivo. Participação em palestras e realizações de estudos de caso vivenciados por profissionais da área de eventos. Tendências do mercado.

VISITAS TÉCNICAS

Atividades práticas orientadas através da organização, planejamento e execução de visitas técnicas em eventos, agências de turismo, transportes turísticos, equipamentos de lazer, diversão e entretenimentos, atrativos turísticos, empresas organizadoras de eventos, montadoras de eventos, centro de convenções, casas de espetáculos, teatros - em consonância/interrelação/integração com os ensinamentos teóricos das disciplinas

PROJETO DE PESQUISA - ON-LINE

O conteúdo desta disciplina permite que o aluno tenha sua iniciação nas práticas de investigação e tem o propósito de discutir conceitos e características da ciência, bem como de familiarizá-lo com as com técnicas de estudo e de pesquisa científica. Aborda as etapas de uma pesquisa científica. Tipos de pesquisa.  Métodos e Técnicas de pesquisa. Caracterização do objeto de pesquisa. Formas comuns de coleta de dados. Estruturas do projeto de pesquisa. Metodologia científica para elaboração de trabalhos. Técnicas básicas para pesquisa bibliográfica e uso de padrões de referências. Elaboração de projetos de pesquisa. Ao final da disciplina o aluno terá pronto seu projeto de pesquisa para iniciar a orientação para o seu artigo de Conclusão da Pós Gradução.

Trabalho de Conclusão da Pós Graduação (TCPG)

Trata-se de atividade com enfoque tanto reflexivo como investigativo. Busca-se fomentar e estimular o aluno para pesquisa e a sua imediata aplicação, preparando os participantes para assumirem um espírito empreendedor e crítico e em conformidade com os fundamentos aprendidos no decorrer do curso de pós-graduação. O trabalho é direcionado para o desenvolvimento de artigo científico com apresentação para banca avaliadora.