VOLTAR

PÓS-GRADUAÇÃO ALFA

MBA em Gestão de Serviços e Hospitalidade em Empreendimentos Turísticos e Eventos

início

Novembro/2016

local

Unidade Bueno

investimento

Clique aqui para exibir o valor

periodicidade

Sábados Quinzenais

horários

das 08h às 18h

inscrever para esta turma

Dúvidas?

Nós ligamos pra você

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Serviços e Hospitalidade em Empreendimentos Turísticos e Eventos, foi concebido com o propósito de capacitar profissionais para atuarem no segmento Business de Turismo e Eventos, aptos a compreenderem as questões, técnicas, sociais, econômicas e culturais relacionadas com esse mercado e de seu gerenciamento, observados os níveis graduais do processo de tomada de decisão, apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes.

A estrutura curricular do curso abrange as principais competências funcionais e as mais relevantes habilidades e técnicas de gestão de serviços, necessárias para formar um gestor moderno e inovador, capaz de assumir novos desafios em âmbito nacional e internacional.

O aluno adquire domínio de técnicas de gestão de serviços, comunicação, planejamento, gerenciamento, administração e controle financeiro das empresas de turismo e eventos. 

OBJETIVOS

O MBA em Gestão de Serviços e Hospitalidade em Empreendimentos Turísticos e Eventos tem o  objetivo de capacitar e consolidar a formação de profissionais responsáveis pelo processo de gestão dos serviços em empresas de turismo e eventos com conhecimentos técnicos e instrumentais para a gestão de turismo e eventos em organizações públicas, privadas e terceiro setor, bem como para a atuação eficaz na produção de informações de caráter gerencial e para a elaboração e implementação de projetos com exequibilidade técnica e viabilidade financeira. 

PÚBLICO ALVO

O Curso está direcionado a profissionais graduados que já atuam ou pretendem atuar no segmento de turismo e eventos, profissionais de Marketing, Administração, Turismo, Hotelaria, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, bem como aos graduados de áreas afins que desejam se especializar neste campo profissional. 

DIFERENCIAIS

Durante o programa o aluno realiza Visitas Técnicas e participa de Seminários avançados de Gerenciamento de Serviços, que lhe permite tanto a aplicação da Teoria à Pratica, bem como realizar e networking neste segmento de mercado.  

Matriz Curricular

Competências Empresariais Competências Gerenciais Consolidação das Competências Competências Específicas Formação do Profissional Completo

Estrutura Curricular

HOSPITALIDADE: CONCEPÇÕES, CONCEITOS E EFETIVIDADE NA GESTÃO DE SERVIÇOS

O conteúdo dessa disciplina tem como objetivo discutir a hospitalidade como um fenômeno humano relacional marcado por concepções e praticas socioculturais situadas historicamente e como principio orientador da relação entre acolhedor e acolhido, abrigando assim estudos que abordam o fenômeno nas dimensões individual e coletiva, particularmente em interface com o turismo e eventos.

ATUALIDADES, TENDENCIAS E GESTÃO NA INOVAÇÃO COMPETITIVA DE SERVIÇOS NO TURISMO E EVENTOS

O conteúdo abordará conceitos e tipologias do segmento de turismo e eventos. Turismo de eventos - influências e resultados. Grandes eventos, turismo criativo, e a inter-relação com a identidade e cultura local. Turismo de experiência e a co-criação. Estudo de casos.

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DE SERVIÇOS NO TURISMO E EVENTOS

A disciplina irá abordar a formulação da estratégia competitiva de negócio. A análise do ambiente de negócios em turismo e eventos. Construção da vantagem competitiva: a cadeia e o sistema de valor. Segmentação, diferenciação e posicionamento de mercado. Análise da concorrência: movimentos competitivos. O Processo da Estratégia. A importância da inovação em serviços de turismo e eventos. Identificação de oportunidades de negócios. Gestão de serviços. Terceirização, quarteirização e gestão do nível de serviço. O cliente como consumidor e como participante do processo de prestação do serviço. Administrando a operação de serviços. Gestão da capacidade e demanda. Fluxos, gargalos, layouts, filas e equilíbrio. Obtendo qualidade na operação. O controle da operação de serviços.

SISTEMAS DE PLANEJAMENTO PARA TURISMO E EVENTOS

A disciplinan irá abordar O processo de pensamento criativo no planejamento. Construção de visão a longo prazo. Tomada de decisões. Ferramentas visuais para planejamento e inovação nos negócios: Canvas; Oceano azul; Design Thinking; 5W2H; Matriz de SWOT; A3 Thinking. O planejamento como vantagem competitiva.

GESTÃO DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA EM SERVIÇOS TURÍSTICOSE EVENTOS

A abordagem da disciplina tem como foco os princípios de logística,  impactos da logística na competitividade dos serviços turísticos e eventos,  processo de gestão da cadeia de suprimentos, sistemas globais de distribuição de viagens, hospedagens e captação de eventos e seus impactos nas empresas de turismo e eventos.

GOVERNANÇA COOPERATIVA E SUSTENTABILIDADE COM FOCO EM TURISMO E EVENTOS

A disciplina tem enfoque no novo contexto da Comunicação (globalização, instantaneidade, cidadania digital, batalhas culturais, inclusão digital, 3º. setor, etc.); Conceito e dinâmica da Comunicação Corporativa; Brand Equity; Branding Sensorial; Conceito de StaKeholders; Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social (indicadores, certificações como SA 8000, balanço social, rankings nacionais como "Melhores Empresas para trabalhar") Gestão Ambiental (certificações como ISO 14000) mercado financeiro "verde" - commodities ambientais; Indicadores de Sustentabilidade no Brasil e Exterior: ISE, ESI, Pegada Ecológica, PSI, Legislação Berço ao Túmulo/ACV, créditos de carbono; Governança Corporativa (SOX, Cadbury, Governança de TI);  Assessoria de Imprensa e Gestão de Crises; Ética na comunicação.

GESTÃO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE E QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NO TURISMO E EVENTOS

A abordagem da disciplina tem foco na evolução e administração de serviços. Aplicações específicas da gestão de serviços, com ênfase em Turismo e Eventos. Qualidade de serviços. Os serviços como estratégia competitiva. Estratégias de Marketing de Serviços. Administração de processos e condições de mercado.

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA: CUSTOS, CONTROLADORA E FORMAÇÃO DE PREÇOS

A disciplina abordará cálculo financeiro e estatístico como ferramental para a tomada de decisão envolvendo fluxos financeiros de atividades turísticas e eventos. Conceitos, técnicas e ferramentas do processo de gestão econômico-financeira para analisar alternativas de investimentos, com ênfase nos empreendimentos turísticos e eventos. Conceitos de Custos e Controladora aplicáveis ao Turismo e Eventos.

GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA DE EQUIPES E NEGOCIAÇÃO

A disciplina irá discutir e analisar o gerenciamento de competências de seus colaboradores dando ênfase a temáticas como:. Processo de gestão de pessoas, desenvolvimento de talentos, comportamento humano, mudança. Desenvolvimento organizacional, liderança de equipes e técnicas de negociação voltados para os profissionais em turismo e eventos.

GESTÃO LEGAL DO TURISMO E EVENTOS: CONTRATOS E DIREITO DO CONSUMIDOR

A disciplina irá abordar as estruturas jurídicas do turismo e eventos, relações de trabalho, código do consumidor, lei geral do turismo, bem como modelos jurídicos de planejamento e estruturas oficiais de turismo e eventos, ordenação de patrimônio turístico, estímulos e investimentos turístico e de eventos, controle de produção de serviços turístico e direito empresarial focado para o empresário e a sociedade empresária no novo Código Civil e código do consumidor.

GESTÃO DE VENDAS E MARKETING

A disciplina irá discorrer sobre as bases de vendas e de marketing sob uma perspectiva competitiva. Estabelecer o correto posicionamento do marketing na organização em conjunto com um sistema de informações e comunicação direcionado ao consumidor. Apresentação da importância do estudo do posicionamento e da análise da oferta da empresa e de seus concorrentes, e o desenvolvimento de estratégias de produto, preço, promoção e de canais de disbribuição.

MÍDIAS SOCIAIS E TECNOLOGIAS APLICADAS A EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS E EVENTOS

A disciplina vai estudar a evolução do marketing e da comunicação na era digital. Perfil do consumidor atual. Estratégias de Marketing Digital. A era da participação e do consumo de experiência. Mídias Sociais. Marketing de conteúdo e sua importância para o mercado turístico e de eventos. Como engajar e conquistar o público utilizando as mídias socais. Monitoramento e mensuração na internet. Planejamento de marketing digital para empreendimentos turísticos e eventos.

SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS COM FOCO NA HOSPITALIDADE EM EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS E EVENTOS.

Participação em evento de natureza  privada como organizadores e gestores de todo o processo prático e efetivo. Participação em palestras e realizações de estudos de caso vivenciados por profissionais da área de eventos. Tendências do mercado.

VISITAS TÉCNICAS

Atividades práticas orientadas através da organização, planejamento e execução de visitas técnicas em eventos, agências de turismo, transportes turísticos, equipamentos de lazer, diversão e entretenimentos, atrativos turísticos, empresas organizadoras de eventos, montadoras de eventos, centro de convenções, casas de espetáculos, teatros - em consonância/interrelação/integração com os ensinamentos teóricos das disciplinas

PROJETO DE PESQUISA - ON-LINE

O conteúdo desta disciplina permite que o aluno tenha sua iniciação nas práticas de investigação e tem o propósito de discutir conceitos e características da ciência, bem como de familiarizá-lo com as com técnicas de estudo e de pesquisa científica. Aborda as etapas de uma pesquisa científica. Tipos de pesquisa.  Métodos e Técnicas de pesquisa. Caracterização do objeto de pesquisa. Formas comuns de coleta de dados. Estruturas do projeto de pesquisa. Metodologia científica para elaboração de trabalhos. Técnicas básicas para pesquisa bibliográfica e uso de padrões de referências. Elaboração de projetos de pesquisa. Ao final da disciplina o aluno terá pronto seu projeto de pesquisa para iniciar a orientação para o seu artigo de Conclusão da Pós Gradução.

Trabalho de Conclusão da Pós Graduação (TCPG)

Trata-se de atividade com enfoque tanto reflexivo como investigativo. Busca-se fomentar e estimular o aluno para pesquisa e a sua imediata aplicação, preparando os participantes para assumirem um espírito empreendedor e crítico e em conformidade com os fundamentos aprendidos no decorrer do curso de pós-graduação. O trabalho é direcionado para o desenvolvimento de artigo científico com apresentação para banca avaliadora.

Coordenação

Giovanna Tavares

mestre Giovanna Tavares

Atua na área das Ciências Sociais Aplicadas sendo, atualmente, professora universitária nos cursos de Eventos, Administração, Turismo e Hotelaria e também em cursos de pós-graduação. É servidora pública do Estado de Goiás na Área Técnica de pesquisa Turística na Agência Estadual de Turismo - Goiás Turismo - IPTUR - Observatório de Turismo. É Mestre em Turismo e Hotelaria pela UNIVALI (SC), Especialista em Gestão em Turismo e Hotelaria pela Faculdade Lions (GO), Bacharel em Turismo pela Faculdade Cambury (GO) e, atualmente, cursa o MBA Executivo em Coaching na Faculdade Cândido Mendes.

Currículo Lattes

Corpo Docente