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PÓS-GRADUAÇÃO ALFA

MBA em Gestão do Mercado Imobiliário - Em parceria com SECOVI-GOIÁS

início

Setembro/2016

local

Unidade Bueno

investimento

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periodicidade

sexta, sábado e domingo mensais

horários

sexta (das 18h10 às 22h40), sábado (das 8h às 18h) e domingo (das 8h30 às 13h)

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PÚBLICO ALVO

Empresários, gerentes e demais profissionais que atuam no mercado imobiliário, avaliadores, empreendedores imobiliários, e profissionais que tenham o interesse em atuar neste mercado.

OBJETIVOS

O curso tem por objetivo capacitar executivos e profissionais com formação em nível superior que exercem ou pretendem exercer atividades relacionadas ao setor imobiliário, a atuarem no gerenciamento das atividades, através das tecnologias e tendências, por meio de conhecimentos dos aspectos jurídicos, financeiros e operacionais do mercado imobiliário, visando à qualidade e a sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

JUSTIFICATIVA

Nos últimos anos o mercado imobiliário brasileiro, e principalmente do Estado de Goiás, passa por um período de intensa transformação. Os investimentos públicos e privados aumentaram consideravelmente o que forçou as empresas a melhorarem suas condições de gestão para fazer face a esta nova realidade competitiva.  Ciente desta realidade o Secovi-Goiás, por meio da sua Universidade Corporativa, UniSecovi firmou um Acordo de Cooperação Acadêmica Técnico-Científica com as Faculdades Alfa para lançar o MBA EM GESTÃO DO MERCADO IMOBILIÁRIO. O curso aborda os principais conceitos e disciplinas das novas abordagens de gestão empresarial, objetivando prover aos seus participantes o desenvolvimento de habilidades e competências gerenciais que os permitam ter uma visão sistêmica, para que possam gerenciar de forma consistente suas empresas tendo a plena percepção de todas as variáveis que afetam a organização e o mercado.

DIFERENCIAIS

O Programa foi desenvolvido em conjunto com a Diretoria da UniSecovi, a Universidade Corporativa do Secovi-Goiás, tornando o programa único no aspecto da união da academia e mercado. 

O curso terá como alunos, empresários, diretores, gerentes das principais empresas do mercado imobiliário buscando  contribuir para o networking dos participantes.

Além do corpo docente das Faculdades Alfa formado por mestre e doutores, o curso contará com professores que atuam como executivos do mercado imobiliário, especialmente convidados para este MBA. 

Para garantir o alto nível de qualidade operacional do curso as Faculdades Alfa alocará os seguintes recursos:

  • Sala-de-aula com estrutura física apropriada ao público-alvo de executivos com acesso a internet sem fio;
  • Recursos audiovisuais em sala de aula: As salas de aula das Faculdades Alfa são equipadas com quadro branco, projetor multimídia, tela de projeção, computador e ponto de rede com acesso a intranet e à internet. Os professores desenvolvem suas aulas através de apresentações em slides eletrônicos, que na sequência da aula são disponibilizados aos participantes através da intranet acadêmica. Esse tipo de recurso permite que o participante do curso aproveite o tempo em sala de aula para anotar e levantar as questões mais relevantes, sem ter de se preocupar em copiar o material apresentado;
  • Ambiente Virtual de Aprendizado: Formado pelo Aluno Online, intranet acadêmica das Faculdades Alfa, e pelo Portal de Internet, constitui a extensão virtual da do ambiente acadêmico e da sala de aula para os participantes. Através dela, é possível ter acesso a diversos recursos como os materiais didáticos complementares disponibilizados pelos professores;
  • Notas e frequências: Acesso a bancos de dados de referências e artigos disponibilizados pela biblioteca

DESCRIÇÃO DO CURSO

O curso é composto por uma carga horária total de 504 horas com as seguintes Metodologias Didáticas: 

Aulas expositivas e leitura prévia: É sugerida aos participantes do curso a leitura prévia da bibliografia básica, antes da sessão em sala. Isso torna a aula mais produtiva, aumentando o aproveitando do contato com o professor que pode concentrar-se nos pontos fundamentais a serem transmitidos e discutidos com os participantes do programa. Além disso, permite um amadurecimento prévio dos conceitos abordados, permitindo que o tempo em sala de aula possa ser mais bem dimensionado.
Estudos de Caso: Os professores são incentivados a utilizar a metodologia de Estudo de Caso. A discussão de casos é complementar às aulas expositivas.

REGULAMENTAÇÃO

Res CNE/CSE no. 1 de 08 de junho de 2007. 

Trabalho de conclusão da Pós Graduação

Trata-se de atividade com enfoque tanto reflexivo como investigativo. Busca-se fomentar e estimular o aluno para pesquisa e a sua imediata aplicação, preparando os participantes para assumirem um espírito empreendedor e crítico e em conformidade com os fundamentos aprendidos no decorrer do curso de pós-graduação.O aluno passa a entender a importância do trabalho de conclusão de curso e também o uso da metodologia científica, aplicando as normas ABNT na elaboração de trabalhos acadêmicos centrado no referencial metodológico que norteia a pesquisa na área científica.O trabalho é direcionado para o desenvolvimento de um plano de negócio com ênfase na realidade do profissional do Mercado Imobiliário, focando em atitudes inovadoras, éticas e com responsabilidades gerenciais na elaboração do seu projeto final, culminando com o aperfeiçoamento pessoal, acadêmico e profissional do aluno. 


EMENTAS

Gestão Estratégica 
A disciplina aborda os aspectos de planejamento e administração estratégica, tratando das etapas e processos de definição de negócios, estabelecimento de objetivos, formulação, implementação e controle de estratégias. Oferece aos alunos instrumentos que tratam do processo de desenvolvimento da estratégia, utilizando uma abordagem voltada para a prática, proporcionando a oportunidade de vivenciar o uso de algumas das principais ferramentas de planejamento estratégico disponíveis aplicadas ao setor imobiliário. Possibilita um amplo aprendizado desde escolas de estratégia; diagnóstico de ambientes organizacionais; análise de cenários; tipos de estratégia; formas de implementação e indicadores de performance.

Gestão de Projetos, Programas e Portfolio do Setor Imobiliário
A disciplina aborda o conjunto de ferramentas e técnicas para a gestão eficiente e eficaz de projetos, programas e portfólios no setor imobiliário, compreendendo sua dimensão sistêmica na organização. Proporcionar ao aluno conhecer os conceitos de gerenciamento de projetos, as metodologias e órgãos reguladores, conhecer todos os processos do PMBOK, dissertar sobre como as mudanças afetam projetos e como estar preparados para controlá-las, definir um ciclo de vida adequado à realidade de sua empresa, discutir sobre a importância do históricos e lições aprendidas e avaliar algumas ferramentas e técnicas utilizadas em gerenciamento de projetos.

Gestão de Pessoas
A disciplina apresenta uma visão estratégia da área de Recursos Humanos para empresas do setor imobiliário, com destaque para a responsabilidade de cada gestor, independentemente da área de atuação dentro da organização. Compreende a evolução dos conceitos de Recursos humanos à gestão de pessoas, os recursos humanos como função estratégica para obtenção de resultados, o alinhamento estratégico da gestão de pessoas aos valores e estratégicas organizacionais. Aborda-se também modelos de planejamento e politicas de recursos humanos. 

Negociação e Gestão de Riscos do Mercado Imobiliário
A disciplina apresenta uma visão global das negociações nas relações empresariais através do estudo interdisciplinar do processo, abordando as principais técnicas de negociação, vislumbrando sua aplicação nas atividades dos profissionais do mercado imobiliário. A disciplina também aborda os aspectos teóricos e práticos sobre gerenciamento de riscos, permitindo aos alunos conhecer e interpretar corretamente a natureza dos riscos empresariais e utilizar corretamente as modernas técnicas de análise de riscos como o risco de crédito, de mercado e operacional, seguros associados aos imóveis e gestão integrada de riscos.

Gestão Financeira
A disciplina aborda conceitos financeiros, sua importância e aplicação no contexto empresarial do setor imobiliário, dando uma visão panorâmica de finanças corporativas. Expõe as relações entre risco e retorno, o custo médio ponderado de capital e as metodologias financeiras para análise de projetos (valor presente líquido, taxa interna de retorno, e payback). Examina a questão do valor do dinheiro no tempo, usando técnicas de matemática financeira, risco e retorno de investimentos e orçamento de caixa. Visa também orientar nas decisões que impactam diretamente resultados em convergência com a estratégia das organizações. 

Gestão de Marketing
A disciplina aborda os conceitos fundamentais de Marketing e sua aplicação em empresas do mercado imobiliário. Dentre os tópicos abordados destacam-se orientações da empresa ao mercado, o mix de marketing, planejamento estratégico de marketing, pesquisa de mercado, comportamento do consumidor, segmentação, seleção de mercados-alvo e posicionamento, o ciclo de vida do produto, a gerência de produtos e serviços e a comunicação integrada de marketing. É dada ênfase à administração mercadológica do portfólio de produtos/serviço, tanto quantitativamente, quanto qualitativamente.

Gestão da Informação e Mídias Sociais no Mercado Imobiliário
A disciplina aborda o estudo do papel estratégico da informação e dos sistemas de informação nas organizações, bem como o processo de planejamento, desenvolvimento e integração de sistemas da informação. Apresentar a importância da informação para a gestão das empresas do setor imobiliário e possibilitar ao aluno uma visão global da tecnologia da informação e dos sistemas de informações gerenciais com ênfase na utilização das redes sociais com canal de relacionamento com o mercado imobiliário.

Negócios e Produtos Imobiliários I - Empreendimentos Residenciais e Comerciais
A disciplina aborda as questões estratégicas dos negócios do setor imobiliário, dando ênfase para os empreendimentos residenciais e comerciais, apresentando os aspectos estruturais para planejamento, organização e execução de ações nestes segmentos, proporcionando aos alunos compreenderem quais são os fatores críticos de sucesso.

Negócios e Produtos Imobiliários II - Loteamentos, Shoppings e Hotéis
A disciplina aborda as questões estratégicas dos negócios do setor imobiliário, dando ênfase para os empreendimentos de loteamento, shoppings centers e hotéis, apresentando os aspectos estruturais para planejamento, organização e execução de ações nestes segmentos, proporcionando aos alunos compreenderem quais são os fatores críticos de sucesso.

Estudo de Viabilidades de Empreendimentos Imobiliários
A disciplina aborda as questões essenciais para elaboração de estudos de viabilidades de empreendimentos imobiliários. Possibilitando aos alunos realizarem analises de potencialidade de negócios de diferentes tipos de empreendimentos imobiliários abordando os aspectos financeiro, comercial, operacional e legal. 

Gestão Condominial
A disciplina apresenta uma visão sistêmica da área de administração de condomínios, abordando as funções do administrador de condomínios na gestão da documentação básica contábil e trabalhista respectivos a condomínio, orçamento e balancete mensal,  contratação de administradora, manutenção predial, segurança do condomínio, política de pessoal,  auditoria em condomínios e   abordagem dos aspectos legais relativo aos condomínios no código civil brasileiro.  

Avaliações Imobiliárias
A disciplina aborda os fundamentos para a avaliação de imóveis rurais e urbanos, bem com os aspectos legais da atividade de avaliador e os métodos e técnicas aplicadas para a elaboração de laudos de avaliação como o método comparativo direto de dados de mercado, o método da quantificação do custo e o método comparativo direto de custo.

Planejamento Tributário no Setor Imobiliário
A disciplina apresenta os fundamentos do sistema tributário nacional aplicado ao setor imobiliário, abordando as obrigações tributárias, os processos administrativos de questionamento tributário, os tributos incidentes nas negociações imobiliárias, o imposto de renda sobre lucro imobiliário, as receitas de aluguel e taxa de administração e a diferença entre tributos.

Incorporação Imobiliária
A disciplina aborda os conceitos da incorporação de imóveis, a legislação que rege a matéria, a incorporação imobiliária: conceito, incorporador, das obrigações e dos deveres de construção ? por empreitada e por administração; das infrações civis e criminais e suas respectivas penalidades, a incorporação imobiliária e o Código de Defesa do Consumidor; da conclusão jurídica do empreendimento mediante a averbação e a individualização das unidades autônomas, o procedimento registral da incorporação, análise da viabilidade construtiva, comercial e jurídica do terreno e sua aquisição; do contrato particular de compromisso de compra e venda de fração ideal de terreno, do requerimento para averbação da individualização do prédio, das implicações no caso da locação de imóvel não averbado, do patrimônio de afetação.

Direito Imobiliário
A disciplina apresenta as noções gerais do Direito Imobiliário, os aspectos relacionados ao Direito de propriedade, agrário, de vizinhança e condomínio, teoria geral de contratos, contratos imobiliários de compra e venda, de permuta, de doação, de locação, procedimentos da ação de despejo, hipoteca e execução hipotecária, sistema financeiro da habitação, sistema de amortização nos financiamentos imobiliários e considerações gerais sobre a posse.

Gestão Estratégica de Canais e Equipes de Vendas Imobiliárias
A disciplina aborda os aspectos de elaboração e execução de estratégias de vendas por meio da estruturação de canais diretos, indiretos, alternativos, convencionais e digitais. Também pela formação de equipes de vendas definindo o perfil e a seleção dos corretores, a motivação e as formas de remuneração e recompensas, a definição do tipo da equipe se interna ou terceirizada, promoções, campanhas e gestão de stands de vendas e estratégias de negociação. 

A Sustentabilidade no Setor Imobiliário
A disciplina apresenta os aspectos ambientas nos empreendimentos imobiliários discutindo normas e conceitos de sustentabilidade socioambiental, apresentando modelos de aplicação de práticas de sustentabilidade nos projetos imobiliários, abordando as questões legais e de regulamentação ambientais aplicadas aos empreendimentos, licenciamentos ambientais e estudos de impactos ambientais

Plano Diretor e Lei do Uso e Ocupação do Solo
A disciplina apresenta as questões relacionadas ao desenvolvimento urbano brasileiro, a utilização do espaço urbano e os procedimentos operacionais necessários à elaboração, aprovação e execução de empreendimentos imobiliários, abordando os aspectos políticos e legais como o estatuto da cidade, o plano diretor e a lei de uso e ocupação do solo.

Metodologia Cientifica
O conteúdo desta disciplina permite que o aluno tenha sua iniciação nas práticas de investigação e tem o propósito de discutir conceitos e características da ciência, bem como de familiarizá-lo com as com técnicas de estudo e de pesquisa científica. Aborda as etapas de uma pesquisa científica. Tipos de pesquisa. Métodos e Técnicas de pesquisa. Caracterização do objeto de pesquisa. Formas comuns de coleta de dados. Estruturas do projeto de pesquisa. Metodologia científica para elaboração de trabalhos. Técnicas básicas para pesquisa bibliográfica e uso de padrões de referências. Elaboração de projetos de pesquisa.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO 
Trata-se de atividade com enfoque tanto reflexivo como investigativo. Busca-se fomentar e estimular o aluno para pesquisa e a sua imediata aplicação, preparando os participantes para assumirem um espírito empreendedor e crítico e em conformidade com os fundamentos aprendidos no decorrer do curso. O trabalho é direcionado para o desenvolvimento de um plano de negócio com ênfase no mercado imobiliário. 

Coordenação

sem foto

especialista Adriano Pereira

MBA em Governança de TI; D.E.A - Sciencie de Gestion, pela Universidade de Liege - Bélgica, Graduado em Administração. CBPP - Certified Business Process Management Professional , pela ABPMP - Association of Business Process Management Professional. Professor nos programas de Pós Graduação das Faculdades ALFA.

Currículo Lattes

Corpo Docente