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MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Início: Junho/2016
Periodicidade: Sábados quinzenais
Horário: das 08h às 18h
Local: Unidade Bueno
Valor: Clique aqui para exibir o valor

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Dúvidas? Nós ligamos pra você:

PÚBLICO ALVO

Profissionais formados ou não na área de administração que estão em inicio de carreira e tenham objetivo de assumir cargos gerenciais em organizações de serviços, varejo, indústria. Gestores que desejam se aprofundar em conceitos de administração e negócios. Docentes que buscam conhecimentos específicos, prático e teóricos que contribuam para sua didática de ensino. 

OBJETIVOS

Capacitar profissionais de média gerência que buscam se aprofundar em conceitos de gestão de negócios e que objetivam crescer em suas organizações, através de temas emergentes em negócios. O programa ainda permite o desenvolvimento de habilidades interpessoais fundamentais aos líderes do futuro.

JUSTIFICATIVA

O mundo corporativo necessita cada vez mais de profissionais habilitados tanto teoricamente como tecnicamente para desempenhar os desafios que o mercado exige. Os profissionais oriundos da graduação, tanto em cursos de administração como demais áreas de conhecimento, nem sempre conseguem obter nos bancos escolares uma formação adequada a estes desafios do dia a dia das corporações, quer pelo tempo que ficam sem estudar, quer pela qualidade do curso que realizou. O MBA em Gestão Estratégica em Negócios, vem portanto suprir as lacunas de formação destes profissionais. 

DIFERENCIAIS 

Professores com ótima formação a acadêmica e vivência de mercado, o que possibilita trazer a prática para a sala de aula com linguagem adaptada aos profissionais não formados em Administração.

DESCRIÇÃO DO CURSO

Sua grande característica é a abrangência da grade de disciplinas e a busca pela formação de um profissional extremamente flexível para o mercado de trabalho. Trabalha com análise para solução de casos reais vivenciados por empresas do mercado, preparando o aluno para enfrentar na prática os desafios do mundo corporativo. 

O programa é formatado para administrados e não administradores. 

Possui 408 horas de atividades, compreendendo 16 disciplinas  O aluno deve também realizar um Trabalho de Conclusão de curso com foco em plano de negócio ou diagnóstico empresarial 

REGULAMENTAÇÃO

Res CNE/CSE no. 1 de 08 de junho de 2007. 

Trabalho de conclusão da Pós Graduação

Para o trabalho de conclusão de curso os alunos poderão optar entre desenvolver um plano de Negócio ou um diagnóstico Empresarial. 

Coordenação

Carlos José Solé Gomes

especialista Carlos José Solé Gomes

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Goiás (2003). Atualmente é Professor titular - Faculdades Alves Faria. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: Mercado de capitais (BOVESPA E BM&F) , Análise Financeira e Jogos de Empresa. Especialista em Práticas Pedagógicas do Ensino Superior pelas Faculdades Alves Faria - ALFA (2009).

Currículo Lattes

Corpo Docente

Foto Professor Lattes Titulação
André de Almeida Jaques Currículo Lattes Especialista
sem foto Aurélio Ricardo Troncoso Chaves Currículo Lattes Mestre
Carlos José Solé Gomes Currículo Lattes Especialista
sem foto Daniel Cunha de Almeida Currículo Lattes Especialista
sem foto Dobson Ferreira Borges Currículo Lattes Mestre
sem foto Edna Perpétua dos Santos Currículo Lattes Mestre
sem foto Eliane Alves de Moura Currículo Lattes Mestre
sem foto Itla José de Almeida Currículo Lattes Mestre
José Adonilton da Silva Currículo Lattes Especialista
sem foto José Elenilson Cruz Currículo Lattes Mestre
José Luiz Miranda Currículo Lattes Mestre
sem foto Júlio Alfredo Rosa Paschoal Currículo Lattes Mestre
Lucia Kratz Currículo Lattes Doutor(a)
sem foto Miguel Angelo de França Costa Currículo Lattes Mestre
Santiago Meireles Rocha Currículo Lattes Especialista

Matriz Curricular


EMENTAS

Gestão de Pessoas
A disciplina apresenta uma visão estratégia da área de Recursos Humanos, com destaque para a responsabilidade de cada gestor, independentemente da área de atuação dentro da organização. Compreende a evolução dos conceitos de Recursos humanos à gestão de pessoas, os recursos humanos como função estratégica para obtenção de resultados, o alinhamento estratégico da gestão de pessoas aos valores e estratégicas organizacionais. Aborda-se também modelos de planejamento e politicas de recursos humanos. 

Gestão Financeira
A disciplina aborda conceitos financeiros, sua importância e aplicação no contexto empresarial, dando uma visão panorâmica de finanças corporativas. Expõe as relações entre risco e retorno, o custo médio ponderado de capital e as metodologias financeiras para análise de projetos (valor presente líquido, taxa interna de retorno, e payback). Examina a questão do valor do dinheiro no tempo, usando técnicas de matemática financeira, risco e retorno de investimentos e orçamento de caixa. Visa também orientar nas decisões que impactam diretamente resultados em convergência com a estratégia das organizações. 

Gestão Estratégica 
A disciplina aborda os aspectos de planejamento e administração estratégica, tratando das etapas e processos de definição de negócios, estabelecimento de objetivos, formulação, implementação e controle de estratégias. Oferece aos alunos instrumentos que tratam do processo de desenvolvimento da estratégia, utilizando uma abordagem voltada para a prática, proporcionando a oportunidade de vivenciar o uso de algumas das principais ferramentas de planejamento estratégico disponíveis. Possibilita um amplo aprendizado desde escolas de estratégia; diagnóstico de ambientes organizacionais; análise de cenários; tipos de estratégia; formas de implementação e indicadores de performance.

Gestão de Marketing
A disciplina.aborda os conceitos fundamentais de Marketing e sua aplicação em empresas com atuação tanto em mercados business-to-consumer (B2C) como em mercados business-to-business.(B2B) Dentre os tópicos abordados destacam-se orientações da empresa ao mercado, o mix de marketing, planejamento estratégico de marketing, pesquisa de mercado, comportamento do consumidor, segmentação, seleção de mercados-alvo e posicionamento, o ciclo de vida do produto, a gerência de produtos e serviços e a comunicação integrada de marketing. É dada ênfase à administração mercadológica do portfólio de produtos/serviço, tanto quantitativamente, quanto qualitativamente.

Ambiente digital
História da Internet. Fundamentos da cultura digital / cibercultura. A convergência de mídias: convergência, inteligência coletiva, colaboração e participação. A sociedade em rede: a cultura da virtualidade real, o fim da audiência de massa e as redes interativas.  Novas ferramentas da comunicação digital: os desafios e as boas práticas que a cultura digital traz ao mercado.

Análise de Cenários Econômicos
Elementos para a Análise da Economia Brasileira, Cenários Econômicos Internacionais e seus Efeitos sobre a Economia Brasileira, Cenários Econômicos para a Economia Brasileira. Elaboração e análise de cenários em uma economia globalizada, gestão macroeconômica; objetivos e instrumentalização.

Contabilidade como Centro de Informações
Conceitos Fundamentais de Contabilidade. Patrimônio. Patrimônio Líquido. Apuração de Resultado e o Levantamento do Balanço. Período Contábil. Princípio da Realização de Receitas. Princípio da Contraposição de Receitas e despesas. Contabilização de Receitas e despesas. Diferença entre Despesa, Custo e Investimento. Apropriação Pró Rata Temporis. Receitas e Despesas Financeiras. Depreciação. Estrutura e Elaboração de Demonstrações Financeiras. Balanço Patrimonial. Demonstrativo de Resultado. Demonstrativo das Mutações Patrimoniais. Demonstração do Fluxo de Caixa.

Tecnologia da Informação Aplicada às Organizações
Introdução à Tecnologia da Informação (TI) e aos Sistemas de Informação (SI). O papel do controlador na relação com a área de TI. Introdução à modelagem de informação. Softwares estatísticos, simuladores e de cálculos financeiros. Ferramentas de TI para o apoio à controladoria: ERP, SIG, Data Warehouse, SAD, apoio a BSC e controle orçamentário.

Gestão de Projetos
Conceitos fundamentais de projeto. A evolução do gestão de projetos. O gerente de projetos. Escritórios de projetos. Os principais envolvidos nos projetos. Benefícios do gestão de projetos. Estruturas organizacionais para projetos. As áreas de conhecimento do gestão de projetos. Os processos de gestão de projetos. Ciclo de vida do projeto e do produto

Gestão de Vendas e Negociação 
Vendas na estratégia de marketing. Análise potencial de mercado e previsão de vendas. Planejamento e gestão da força de vendas. Estruturação organizacional de vendas e remuneração da equipe de vendas. Avaliação da equipe de vendas e coaching. Gestão de talentos em vendas. Formas de Negociar. O processo, planejamento e preparação de negociações e a tomada de decisões. As formas de abordar conflitos e relacionamento entre as partes. Táticas e Técnicas de Negociação. Como aumentar as vendas no seu cliente (Customer share)

Gestão da Produção e Logística
Administração da produção. Papéis estratégicos da Produção. Objetivos da produção. Estratégia de produção. Projeto em gestão da produção, projeto de produtos e serviços, projeto de redes de operações produtivas, tecnologia de processo, organização do trabalho, planejamento e controle da capacidade produtiva, planejamento e controle de estoque, planejamento e controle da cadeia de suprimentos. MRP e just-in-time. Planejamento e controle de projetos, planejamento e controle de qualidade, melhoramentos na produção (TQM, previsão de falhas). 

Coaching para Gestão de Carreiras
A disciplina aborda os benefícios do Coaching como forma de desenvolvimento de pessoas, no planejamento estratégico Pessoal, visando identificar lacunas entre as competências atuais e a visão de futuro. Planejar e estabelecer metas e ações de curto e médio prazo. Auxilia também nos aspectos de administração do tempo, postura e etiqueta na carreira profissional. Intra-Empreendedorismo, empregabilidade e Marketing pessoal. Aspectos de competência na comunicação e estratégias para alto padrão de desempenho; 

Jogos de Empresas 
Jogos através dos tempos. Aprendizado dos Jogos. O Método de Jogos de Empresas: Conceitos, Características, Classificações e Aplicações Práticas nas empresas. Métodos, técnicas e desenvolvimento de jogos. Análise do jogo como instrumento de desenvolvimento humano e organizacional. A prática dos jogos de empresa e as suas interferências no atual contexto organizacional.  Simulação de situações diversas de ambientes organizacionais através das dinâmicas grupais. 

Plano de Negócios 
Elaboração de um projeto que descreve a analisa minuciosamente um negócio a ser implementado. Análise de informações completas de planejamento de curto, médio e longo prazo, permitindo aos investidores ou empreendedores conhecimento mais aprofundado do negócio, com identificação de pontos fortes e fracos e nível necessário de investimento com respectivo pay-back e ROI.

Metodologia Cientifica
O conteúdo desta disciplina permite que o aluno tenha sua iniciação nas práticas de investigação e tem o propósito de discutir conceitos e características da ciência, bem como de familiarizá-lo com as com técnicas de estudo e de pesquisa científica. Aborda as etapas de uma pesquisa científica. Tipos de pesquisa.  Métodos e Técnicas de pesquisa. Caracterização do objeto de pesquisa. Formas comuns de coleta de dados. Estruturas do projeto de pesquisa. Metodologia científica para elaboração de trabalhos. Técnicas básicas para pesquisa bibliográfica e uso de padrões de referências. Elaboração de projetos de pesquisa.

Trabalho de Conclusão de Curso
Trata-se de atividade com enfoque tanto reflexivo como investigativo. Busca-se fomentar e estimular o aluno para pesquisa e a sua imediata aplicação, preparando os participantes para assumirem um espírito empreendedor e crítico e em conformidade com os fundamentos aprendidos no decorrer do curso de pós-graduação. O trabalho é direcionado para o desenvolvimento de um plano de negócio, monografia, artigo científico ou consultoria sempre com ênfase no mercado.