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PÓS-GRADUAÇÃO ALFA

MBA em Gestão Estratégica em Marketing

início

Outubro/2016

local

Unidade Bueno

investimento

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periodicidade

Sábados Quinzenais

horários

das 08h às 18h

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PÚBLICO ALVO

Empresários, executivos e profissionais graduados em diversas áreas do conhecimento que precisam adquirir ou aprofundar os conhecimentos na gestão mercadológica dos negócios; Diretores comerciais, gestores de produto e de clientes, Consultores de marketing que pretendam obter conhecimentos e competências que lhes permitam passar a oferecer serviços de maior valor agregado.

OBJETIVOS

Desenvolver competências na utilização de técnicas de gestão empresarial, por meio da habilitação e especialização, com ênfase em Marketing, propiciando maior empregabilidade ao profissional, e resultados mais eficientes e eficazes à empresa, considerando a realidade brasileira, as mudanças aceleradas e os cenários competitivos de mercado.

JUSTIFICATIVA

É imperativo que profissionais em posições de tomada de decisão entendam a lógica do mundo globalizado e as necessidades de adaptação que todas as empresas e instituições passam constantemente. Dessa forma, a Faculdade ALFA oferece o MBA em Gestão Estratégica de Marketing para suprir a demanda por atualização e/ou reciclagem dos que trabalham nesta área. O conteúdo do curso é consistente e propõe visão atualizada das melhores práticas gerenciais da atualidade. O conhecimento adquirido dará aos profissionais mais ferramentas para aumentar sua produtividade e competitividade.

DESCRIÇÃO DO CURSO

O MBA em Gestão Estratégica de Marketing é indicado a profissionais de diversos setores que necessitam de conhecimento sobre a moderna gestão mercadológica aplicada à administração de negócios em empresas de pequeno, médio e grande porte.
 
A metodologia do programa trabalha a Gestão do Marketing, visando a desenvolver e ampliar o senso crítico e analítico das diversas ferramentas de Marketing aplicadas nos mais diferentes tipos de organizações. 

O curso ainda trabalha de forma interdisciplinar com áreas como distribuição, propaganda, vendas, gerência de produtos,  marcas e pesquisa etc., com abordagens inovadores, fortalecendo os principais conceitos do Marketing moderno.

Possui 408 horas de atividades, compreendendo 16 disciplinas  O aluno deve também realizar um Trabalho de Conclusão de curso com foco em plano de negócio ou diagnóstico empresarial 

REGULAMENTAÇÃO

Res CNE/CSE no. 1 de 08 de junho de 2007. 

Matriz Curricular

Competências Empresariais Competências Gerenciais Consolidação das Competências Competências Específicas Formação do Profissional Completo

Núcleo de Formação de Competências Técnicas Especializadas

Sistemas de Informação em Marketing e Pesquisa

O sistema de informações Mercadológicas (SIM); inteligência de marketing e pesquisa de marketing. Tipos de pesquisa. Quando e como usá-las. O projeto de pesquisa. Tipos de amostragens e seleção de métodos de coleta. Como escolher entre fazer ou contratar uma pesquisa. Relatórios e análise dos dados. 

Comportamento do Consumidor

Análise dos mercados consumidores e do comportamento de compra. Análise dos mercados empresariais e do comportamento de compra organizacional (B2C e B2B). O que, como e porque o mercado consumidor decide entre o produto de uma empresa ou da concorrência, fatores que influenciam no comportamento de compra dos consumidores, e o que permite a tomada de decisões acertadas na comercialização do produto e serviço.

Gestão de Marcas e Responsabilidade Social

Ferramentas para o desenvolvimento e gestão de marcas, consideradas os principais ativos da empresa. Analisa as considerações sobre associação de aspectos emocionais e racionais à marca. Estratégias do Produto. Gerenciamento de marcas de bens e serviços. Linhas de Produtos e Marcas. Desenvolvendo novos produtos. Brand Equity. Responsabilidade social como forma de gestão definida pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.

Gestão da Distribuição e Logística

Logística e Supply Chain. Processamento de pedidos; transporte, armazenagem, movimentação e estoques. Canais de distribuição: função, tipos de canais: o varejo e o atacado, ECR: Resposta Eficiente do Consumidor, Gerência de categoria. Gerência de Trade.

Comunicação Integrada de Marketing e Novas Mídias

A função da comunicação de marketing. Desenvolvimento de uma comunicação eficaz. Decisão sobre o mix de comunicação de marketing. Gerenciamento do processo de comunicação integrada de marketing. Como utilizar os novos canais de comunicação e tecnologias para interagir com o novo consumidor, diminuindo custos, aumentando vendas e atendendo o cliente em qualquer lugar, sete dias por semana, 24 horas por dia. Apresenta as novas mídias e tecnologias que estão disponíveis para auxiliar e complementar as ações de comunicação, marketing, relacionamento e fidelização. Como planejar, criar e gerenciar ações de comunicação nas Mídias Digitais. Mostra como planejar as ações de branding nas Mídias Digitais, tendo em vista os objetivos estratégicos, as metas de campanha e os resultados que a empresa almeja atingir.

Marketing de Varejo e E-commerce

Varejo com foco estratégico. Varejo no ambiente digital. E-commerce. Social commerce. T-commerce. M-commerce. Plataformas de e-commerce. Compras coletivas e suas implicações. Transformações do PDV e lojas físicas em função da proliferação do e-commerce. Futuro do varejo.

Marketing de Produtos e Serviços

Serviços e suas características. Serviços no ambiente digital. Estratégias de marketing de serviços. Ferramentas para gestão estratégica de produtos e serviços no varejo e nas relações B2B.

Endomarketing e Comunicação Interna

O Endomarketing como ação institucional que a empresa utiliza para fidelizar seus funcionários, torná-los seus consumidores e fazê-los acreditar na camisa da companhia. Os funcionários ou colaboradores internos como clientes e consumidores finais. Ação interna que incentiva seus colaboradores a atenderem melhor os consumidores finais e, assim, fazer um trabalho com mais qualidade. A Comunicação Interna como ferramenta de comunicação que transmite informações da Instituição para seus funcionários como novas ações, estratégias, objetivos e metas de trabalho. As mensagens transmitidas por vários meios de comunicação. A sinergia entre endomarketing e comunicação interna.

Marketing de Relacionamento

Estratégias de relacionamento para conquistar e manter clientes, ferramentas e técnicas de controle voltadas a implantar programas de relacionamento. Metodologia e fluxos para construção de um Plano de Relacionamento.

Gestão de Vendas e Negociação

Vendas na estratégia de marketing. Análise potencial de mercado e previsão de vendas. Planejamento e gestão da força de vendas. Estruturação organizacional de vendas e remuneração da equipe de vendas. Avaliação da equipe de vendas e coaching. Gestão de talentos em vendas. Formas de Negociar. O processo, planejamento e preparação de negociações e a tomada de decisões. As formas de abordar conflitos e relacionamento entre as partes. Táticas e Técnicas de Negociação. Como aumentar as vendas no seu cliente (Customer share)

Núcleo de Formação de Competências Empresariais

Gestão Estratégica: Da definição a Implementação

A disciplina aborda os aspectos de planejamento e administração estratégica, tratando das etapas e processos de definição de negócios, estabelecimento de objetivos, formulação, implementação e controle de estratégias. Oferece aos alunos instrumentos que tratam do processo de desenvolvimento da estratégia, utilizando uma abordagem voltada para a prática, proporcionando a oportunidade de vivenciar o uso de algumas das principais ferramentas de planejamento estratégico disponíveis. Possibilita um amplo aprendizado desde escolas de estratégia; diagnóstico de ambientes organizacionais; análise de cenários; tipos de estratégia; formas de implementação e indicadores de performance.

Gestão de Marketing: Planejamento, Táticas e Pesquisa

A disciplina aborda os conceitos fundamentais de Marketing e sua aplicação em empresas com atuação tanto em mercados business-to-consumer (B2C) como em mercados business-to-business(B2B). Dentre os tópicos abordados destacam-se orientações da empresa ao mercado, o mix de marketing, planejamento estratégico de marketing, pesquisa de mercado, comportamento do consumidor, segmentação, seleção de mercados-alvo e posicionamento, o ciclo de vida do produto, a gerência de produtos e serviços e a comunicação integrada de marketing. É dada ênfase à administração mercadológica do portfólio de produtos/serviço, tanto quantitativamente, quanto qualitativamente.

Gestão de Pessoas com foco em Resultados

A disciplina apresenta uma visão estratégia da área de Recursos Humanos, com destaque para a responsabilidade de cada gestor, independentemente da área de atuação dentro da organização. Compreende a evolução dos conceitos de Recursos humanos à gestão de pessoas, os recursos humanos como função estratégica para obtenção de resultados, o alinhamento estratégico da gestão de pessoas aos valores e estratégicas organizacionais. Aborda-se também modelos de planejamento e políticas de recursos humanos. 

Gestão Financeira para tomada de decisão

A disciplina aborda conceitos financeiros, sua importância e aplicação no contexto empresarial, dando uma visão panorâmica de finanças corporativas. Expõe as relações entre risco e retorno, o custo médio ponderado de capital e as metodologias financeiras para análise de projetos (valor presente líquido, taxa interna de retorno, e payback). Examina a questão do valor do dinheiro no tempo, usando técnicas de matemática financeira, risco e retorno de investimentos e orçamento de caixa. Visa também orientar nas decisões que impactam diretamente resultados em convergência com a estratégia das organizações. 

Núcleo de Formação de Competências Gerenciais

Empreendedorismo e Economia Criativa

A disciplina irá integrar Empreendedorismo e Economia Criativa para despertar no aluno as motivações de empreender, mais por oportunidade do que necessidade, será proposto ao aluno pensar ¨fora da caixa¨, ou seja, sair dos princípios da Economia Tradicional, apostando na criatividade de cada um deles. O foco  será oferecer aos alunos instrumentos de como perceber OPORTUNIDADES de novos negócios´, serão dadas as ferramentas necessárias como por exemplo o Business Model Canvas,  para o desenvolvimento do negócio, que propiciará ao aluno transformar a ideia inovadora em um Plano de Negócio efetivo.

Design Thinking e Inovação

A disciplina irá trabalhar ferramentas imprescindíveis para resolução de problemas. Muito mais do que um instrumento estimular a cultura para a inovação, o Design Thinking traz uma metodologia que busca soluções criativas de problemas através de desenhos de produtos e serviços capazes de alinhar às estratégias corporativas à experiência desejada de consumo, onde o foco é o cliente.  A metodologia desta disciplina está centrada nos três princípios-chave do Design Thinking: Empatia e pesquisa de Campo, Pensamento Colaborativo e não Linear e Diversidade: Todos têm algo a ensinar e também a aprender na empresa e na vida.

Negociação Estratégica e Liderança Sistêmica

Os conteúdos trazidos nesta disciplina permitem desenvolver e estimular no aluno as capacidades e competência necessárias à condução eficaz de uma negociação. Trabalhada com uma metodologia prática, simula-se situações negociais, tanto para o ambiente externo como interno da empresa, como por exemplo negociação com equipe de trabalho. A temática conjunta de negociação e liderança na disciplina, permitirá a compreensão ampla do que significa ser líder dentro de uma organização, resultando assim que gestores consigam alcançar resultados através de equipes alinhadas e envolvidas com as estratégias da organização. 

Planejamento de Vida e Carreira

A disciplina será trabalhada de forma interdisciplinar, preparando o aluno para definir seus objetivos individuais, que aliado aos conteudos dos demais módulos do programa, possibilitam aglutinar o aprendizado para o desenvolvimento de competências especificas e únicas que com certeza irão contribuir para um melhor desempenho no trabalho. 

Ao final do conteúdo prevê-se que o aluno consiga identificar as implicações para melhoria de sua carreira, fazer as ligações entre os conteúdos aprendidos como ancora para sua prática profissional, tudo alinhado aos seus objetivos pessoais. 

Núcleo de Consolidação das Competências

Desafio Empresarial

Disciplina de caráter interdisciplinar. O aluno é desafiado a integrar os conhecimentos adquiridos nos núcleos de formação empresarial, gerencial e de carreira e especifico, podendo culminar em:

  • Desenvolvimento de um projeto: produto, serviço, criação de nova empresa.
  • Estudo de Caso: Análise ou Criação de um caso visando um problema real.  
  • Criação de um evento.
  • Projeto de cunho social para comunidade: Gestor Cidadão. 

Projeto de Pesquisa- On-Line

O conteúdo desta disciplina permite que o aluno tenha sua iniciação nas práticas de investigação e tem o propósito de discutir conceitos e características da ciência, bem como de familiarizá-lo com as com técnicas de estudo e de pesquisa científica. Aborda as etapas de uma pesquisa científica. Tipos de pesquisa.  Métodos e Técnicas de pesquisa. Caracterização do objeto de pesquisa. Formas comuns de coleta de dados. Estruturas do projeto de pesquisa. Metodologia científica para elaboração de trabalhos. Técnicas básicas para pesquisa bibliográfica e uso de padrões de referências, resultando na Elaboração de um Pré-Projetos de pesquisa, que é a fase inicial do Trabalho de Conclusão da Pós-Graduação.

Trabalho de Conclusão da Pós-Graduação

Trata-se de atividade com enfoque tanto reflexivo como investigativo. Busca-se fomentar e estimular o aluno para pesquisa e a sua imediata aplicação, preparando os participantes para assumirem um espírito empreendedor e crítico e em conformidade com os fundamentos aprendidos no decorrer do curso de pós-graduação. O trabalho é direcionado para o desenvolvimento de um plano de negócio, com ênfase em plano de marketing aplicado ao mercado. 

Coordenação

Roberto Jimenes

mestre Roberto Jimenes

Graduado em Publicidade e Propaganda, é professor titular e Coordenador de Graduação e Pós-graduação nas Faculdades ALFA. Paralelamente à sua experiência de vinte anos na vida acadêmica, possui 28 anos de vivência profissional em Comunicação e Marketing Empresarial, tendo atuado em empresas dos mais diversos segmentos como Semer, Cofap, Unitec, Semp Toshiba, Basf, Fujifilm, Sherwin-Williams, Revista de Cinema e Ícone Comunicação & Marketing. Atuou ainda como consultor empresarial para a área de Marketing, assessorando o Grupo Pentágono de Ensino, Causas & Efeitos Pesquisas Mercadológicas, NSK do Brasil, Rotary Club da cidade de Suzano e Prado Diagnósticos em Medicina. Atualmente é Assessor de Comunicação Social do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), ocupando também a função de Conselheiro da APP - Associação dos Profissionais de Propaganda - Seção Goiás. Possui especialização em Marketing, Mestrado em Comunicação, além de vários cursos de extensão como Gestão Estratégica de Vendas, Sistema de Planejamento da Comunicação Integrada de Marketing para Construir e Fortalecer Marcas, Eficácia da Comunicação, entre outros.

Currículo Lattes

Corpo Docente

Foto Professor Lattes Titulação
Alyssa Marjorye Hopp Currículo Lattes Especialista
Alzino Furtado Currículo Lattes Doutor(a)
Amilton Paulo Borges Currículo Lattes Doutor(a)
Carlise Nascimento Borges Currículo Lattes Mestre
Claudia Regina Andrade de Oliveira Salazar Currículo Lattes Especialista
sem foto Dobson Ferreira Borges Currículo Lattes Mestre
Francisco Pereira Currículo Lattes Mestre
José Adonilton da Silva Currículo Lattes Especialista
sem foto Joyce Furtado Currículo Lattes Especialista
Klaudia Kristine Lira Sabino Currículo Lattes Especialista
Márcio Henrique Faria Currículo Lattes Especialista
Marcos Marinho M de Queiroz Currículo Lattes Especialista
Maria Fernanda Souto Scherer Currículo Lattes Mestre
sem foto Miguel Angelo de França Costa Currículo Lattes Mestre
Roberto Jimenes Currículo Lattes Mestre
Wesley Cesar Gomes Costa Currículo Lattes Especialista