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MBA em Operações Logísticas

Início: Junho/2016
Periodicidade: Sábados Quinzenais
Horário: das 8h às 18h
Local: Unidade Bueno
Valor: Clique aqui para exibir o valor

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Dúvidas? Nós ligamos pra você:

PÚBLICO ALVO

Empresários, executivos, gerentes e pessoas com formação superior que já atuem ou pretendam atuar nas áreas relacionadas às operações logísticas e a cadeia de suprimentos (supply chain).

OBJETIVOS

Desenvolver técnicas e competências que possam auxiliar na identificação, mensuração e redução dos custos logísticos, aumento da produtividade, gerir sistemas logísticos sob a ótica estratégica.

JUSTIFICATIVA

Conquistar espaço de destaque no mercado é tarefa árdua. Manter essa posição é ainda mais difícil! A ALFA acredita que esse objetivo pode ser atingido, por meio do estímulo à adoção de estratégias fundamentadas em soluções logísticas capazes de reverter ameaças geradas pelo aumento da complexidade operacional. O MBA em Operações Logísticas da ALFA irá capacitar os profissionais que desejam atuar ou aprofundar seus conhecimentos na área de logística. O curso é capaz de proporcionar ao estudante uma visão sistêmica entre as diversas áreas funcionais da empresa, tais como: administração de transportes, armazenagem, estoques, compras e processamento de pedido. O profissional participante deste MBA terá informações essenciais sobre a interface da logística com o marketing, finanças e sistemas de informação.

DESCRIÇÃO DO CURSO

O curso de MBA Operações Logísticas foi desenvolvido para gerar a devida compreensão dos processos logísticos e da cadeia de suprimentos propiciando o aprimoramento de técnicas e competências para planejar, controlar as ações aplicadas à logística empresarial.

REGULAMENTAÇÃO

Res CNE/CSE no. 1 de 08 de junho de 2007.

Trabalho de conclusão da Pós Graduação

Para o trabalho de conclusão de curso os alunos poderão optar entre desenvolver um estudo temático ou um estudo de caso aplicado a área logística.


NOTÍCIAS

Coordenação

Carlos José Solé Gomes

especialista Carlos José Solé Gomes

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Goiás (2003). Atualmente é Professor titular - Faculdades Alves Faria. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: Mercado de capitais (BOVESPA E BM&F) , Análise Financeira e Jogos de Empresa. Especialista em Práticas Pedagógicas do Ensino Superior pelas Faculdades Alves Faria - ALFA (2009).

Currículo Lattes

Corpo Docente

Foto Professor Lattes Titulação
André de Almeida Jaques Currículo Lattes Especialista
sem foto Aurélio Ricardo Troncoso Chaves Currículo Lattes Mestre
Carlos José Solé Gomes Currículo Lattes Especialista
sem foto Dobson Ferreira Borges Currículo Lattes Mestre
sem foto Eder Luz Xavier dos Santos Currículo Lattes Especialista
sem foto Edna Perpétua dos Santos Currículo Lattes Mestre
sem foto Eliane Alves de Moura Currículo Lattes Mestre
sem foto Itla José de Almeida Currículo Lattes Mestre
José Adonilton da Silva Currículo Lattes Especialista
sem foto José Elenilson Cruz Currículo Lattes Mestre
José Luiz Miranda Currículo Lattes Mestre
sem foto Júlio Alfredo Rosa Paschoal Currículo Lattes Mestre
Lucia Kratz Currículo Lattes Doutor(a)
sem foto Miguel Angelo de França Costa Currículo Lattes Mestre
Santiago Meireles Rocha Currículo Lattes Especialista

Matriz Curricular


EMENTAS

Gestão de Pessoas
A disciplina apresenta uma visão estratégia da área de Recursos Humanos, com destaque para a responsabilidade de cada gestor, independentemente da área de atuação dentro da organização. Compreende a evolução dos conceitos de Recursos humanos à gestão de pessoas, os recursos humanos como função estratégica para obtenção de resultados, o alinhamento estratégico da gestão de pessoas aos valores e estratégicas organizacionais. Aborda-se também modelos de planejamento e politicas de recursos humanos. 

Gestão Financeira
A disciplina aborda conceitos financeiros, sua importância e aplicação no contexto empresarial, dando uma visão panorâmica de finanças corporativas. Expõe as relações entre risco e retorno, o custo médio ponderado de capital e as metodologias financeiras para análise de projetos (valor presente líquido, taxa interna de retorno, e payback). Examina a questão do valor do dinheiro no tempo, usando técnicas de matemática financeira, risco e retorno de investimentos e orçamento de caixa. Visa também orientar nas decisões que impactam diretamente resultados em convergência com a estratégia das organizações. 

Gestão Estratégica 
A disciplina aborda os aspectos de planejamento e administração estratégica, tratando das etapas e processos de definição de negócios, estabelecimento de objetivos, formulação, implementação e controle de estratégias. Oferece aos alunos instrumentos que tratam do processo de desenvolvimento da estratégia, utilizando uma abordagem voltada para a prática, proporcionando a oportunidade de vivenciar o uso de algumas das principais ferramentas de planejamento estratégico disponíveis. Possibilita um amplo aprendizado desde escolas de estratégia; diagnóstico de ambientes organizacionais; análise de cenários; tipos de estratégia; formas de implementação e indicadores de performance.

Gestão de Marketing
A disciplina.aborda os conceitos fundamentais de Marketing e sua aplicação em empresas com atuação tanto em mercados business-to-consumer (B2C) como em mercados business-to-business.(B2B) Dentre os tópicos abordados destacam-se orientações da empresa ao mercado, o mix de marketing, planejamento estratégico de marketing, pesquisa de mercado, comportamento do consumidor, segmentação, seleção de mercados-alvo e posicionamento, o ciclo de vida do produto, a gerência de produtos e serviços e a comunicação integrada de marketing. É dada ênfase à administração mercadológica do portfólio de produtos/serviço, tanto quantitativamente, quanto qualitativamente.

Logística Empresarial: Cadeia de Suprimentos
Histórico da logística e evolução do pensamento logístico. Definição de logística empresarial. Objetivos da logística empresarial. Conceito de logística integrada e Gestão da Cadeia de Suprimentos. A importância da logística: novo modelo competitivo e gerencial. Participação da logística na economia. A logística no Brasil e no mundo.

Gestão da Produção e Logística
Administração da produção. Papéis estratégicos da Produção. Objetivos da produção. Estratégia de produção. Projeto em gestão da produção, projeto de produtos e serviços, projeto de redes de operações produtivas, tecnologia de processo, organização do trabalho, planejamento e controle da capacidade produtiva, planejamento e controle de estoque, planejamento e controle da cadeia de suprimentos. MRP e just-in-time. Planejamento e controle de projetos, planejamento e controle de qualidade, melhoramentos na produção (TQM, previsão de falhas). 

Gestão da distribuição e dos Transportes 
Introdução: diferentes tipos de modais de transporte e características. Evolução dos modais de transportes no Brasil. Decisões de transportes. Dimensionamento da frota própria ou terceirizada para uma demanda conhecida. Procedimento para escolha correta de equipamentos (veículo). Características básicas da coleta e distribuição. Custos de transportes. Modelo planilha de custos para frota própria. Modelo de decisão na substituição do equipamento (veículo).

Gestão de Compras e Suprimentos
Programação de Suprimentos. Administração de almoxarifados. Seleção de fornecedores. Desenvolvimento, Qualificação e Avaliação de Fornecedores Cotações. Desenvolvimento de fornecedores. Alianças estratégicas. Decisões de compras. Tipos de Compras. Processo de compras. Compras de ativos. Compras de componentes. Compras de matérias primas. Eficiência e Eficácia em Compras

Análise de Investimentos e Riscos em Logística 
Conceito de análise de risco. Identificação dos riscos. Projeção dos riscos. Avaliação das estimativas realizadas. Administração dos riscos. Monitoramento dos riscos.

Análise e Elaboração de Projetos Logísticos
Conceitos de planejamento e gestão. As competências do gerenciamento de projetos (PMBOK/PMI). Estruturas organizacionais (Project Office). Enfoque técnico e gerencial (perfil do gerente de projetos). Certificações em Gestão de Projetos (ISO 10.006 e PMP). Ferramentas de planejamento e programação. Documentação do projeto (proposta executiva e plano de projeto). Estratégias para redução de tempo, custo e riscos. Contabilidade, orçamento e acompanhamento do projeto. Visão geral do Microsoft-Project

Gestão de Custos Logísticos
Introdução aos conceitos de custos logísticos. Sistemas de custos. Custos para a tomada de decisão. Formação de preços. Conceitos de custo total e trade-off. Custos, nível de serviços e análise de rentabilidade de clientes. Estrutura de custos de armazenagem, transportes e estoque. Visibilidade dos custos logísticos. Métodos de custeio: custeio baseado em atividades - ABC aplicado à logística. Análise de rentabilidade multidimensional (produto, região, canal e cliente): a importância do método do custo para servir (Cost to serve). O Balanced Scorecard (BSC) e os indicadores de desempenho na logística. O valor econômico agregado (EVAâ) e logística.

Gestão de Estoques: Movimentação e Armazenagem
Gestão da cadeia de suprimentos com ênfase em estoques, gestão de incerteza nos processos, dimensionamento da disponibilidade do produto e políticas de estoque e estratégias. Planejamento da estocagem, tipos de estocagem, lay out, gestão do espaço, equipamentos de movimentação, dimensionamento de movimentação e armazenagem, unitização e embalagem, avaliação de desempenho. A importância das embalagens dos produtos. Planejamento das operações de armazenagem e movimentação. Tecnologia de informação aplicada às operações de armazenagem. Custos de armazenagem e movimentação.

Pesquisa Operacional aplicada a Logística
A Pesquisa Operacional e o Processo Decisório Otimização. Conceitos básicos. Modelagem matemática de problemas. Programação Linear. Método Simplex. Análise de Sensibilidade. Problemas de Fluxo em Rede: Problemas do Transporte, do Transbordo, de Fluxo Máximo e de Caminho Mínimo. Introdução à Teoria de Filas. Utilização de ferramentas computacionais de Otimização: MS-Solver, Lindo. Resolução de Problemas de Roteamento e Programação de Rotas. Localização de Instalações e Facilidades. Dimensionamento de Frotas

Sistema de Informação em Logística
O papel estratégico da informação em logística. Os conceitos de Sistema de Informação. Os sistemas de telecomunicações e a tecnologia logística. A informática, os computadores e a logística. Sistemas de gestão empresarial e tecnologia logística. Globalização da indústria. E-commerce e a logística. A diversidade de soluções em tecnologia da informação aplicada à logística: SCM, ERP, APS, MRP, MES, WMS, TMS, BI, RFID

Logística Internacional e Comércio Exterior
Evolução histórica do Comércio Internacional. Registro do Importador/Exportador; território aduaneiro; noções de direito da navegação (aéreo-marítima); emissão de documentos; A importância dos INCOTERMS ? Internacional Commercial Terms, do Container e da Multimodalidade, Intermodalidade e Transbordo para a Logística. Roteiro básico de importação e exportação. Seguro internacional. Critérios para a Escolha do Operador de Logística

Metodologia Cientifica
O conteúdo desta disciplina permite que o aluno tenha sua iniciação nas práticas de investigação e tem o propósito de discutir conceitos e características da ciência, bem como de familiarizá-lo com as com técnicas de estudo e de pesquisa científica. Aborda as etapas de uma pesquisa científica. Tipos de pesquisa.  Métodos e Técnicas de pesquisa. Caracterização do objeto de pesquisa. Formas comuns de coleta de dados. Estruturas do projeto de pesquisa. Metodologia científica para elaboração de trabalhos. Técnicas básicas para pesquisa bibliográfica e uso de padrões de referências. Elaboração de projetos de pesquisa.

Trabalho de Conclusão de Curso
Trata-se de atividade com enfoque tanto reflexivo como investigativo. Busca-se fomentar e estimular o aluno para pesquisa e a sua imediata aplicação, preparando os participantes para assumirem um espírito empreendedor e crítico e em conformidade com os fundamentos aprendidos no decorrer do curso de pós-graduação. O trabalho é direcionado para o desenvolvimento de um plano de negócio, monografia, artigo científico ou consultoria sempre com ênfase no mercado.