VOLTAR

PÓS-GRADUAÇÃO ALFA

MBA Executivo em Controladoria com Ênfase em IFRS e Gestão de Custos

início

Setembro/2016

local

Unidade Bueno

investimento

Clique aqui para exibir o valor

periodicidade

Sábados Quinzenais

horários

das 08h às 18h

inscrever para esta turma

Dúvidas?

Nós ligamos pra você

PÚBLICO ALVO

Empresários, Executivos, Gerentes, Contadores, Administradores de Empresas e demais Profissionais Graduados em áreas afins, que atuam ou que tenham perspectivas efetivas de atuar em áreas da controladoria, gestão de custos e auditoria de processos e controles internos.

OBJETIVOS

Capacitar profissionais, habilitando-os para as funções gerenciais ligadas às áreas de controladoria estratégica e gestão de custos, por meio da consolidação de conceitos e práticas contemporâneas, voltados ao planejamento e utilização racional de recursos das empresas. O curso visa também desenvolver competências para a elaboração de análises e diagnósticos contábil-financeiros e planejamento de estratégias organizacionais que conduzam a viabilidade econômica dos negócios.

JUSTIFICATIVA

Empresários e executivos reconhecem, que apesar dos aspectos econômicos e financeiros no processo de tomada de decisão nas suas organizações, não podem, em face das novas posturas mundiais, subestimar aspectos relativos a visualização e prospecção dos possíveis cenários de atuação. 

Pensando assim, o MBA EXECUTIVO EM CONTROLADORIA COM ÊNFASE EM IFRS E GESTÃO DE CUSTOS, oferece uma abordagem consistente dos diversos temas que formam um profissional de Controladoria, para que os alunos tenham condições de adaptar a temática estudada à realidade prática.

Além disso, possibilita uma visão global de negócios e os entendimentos conceitual e operacional das diversas atividades empresariais, abordando os conceitos e as técnicas que constituem o processo de gestão estratégica de custos, de gestão financeira, etc., além do processo do planejamento estratégico e operacional das empresas. Também capacita os alunos para a realização de pesquisas aplicadas ao universo da Controladoria.

DESCRIÇÃO DO CURSO

O curso alia as mais avançadas técnicas em controladoria e gestão de custos, preparando o aluno para assumir posições de destaque na área de gestão de grandes corporações; além de oferecer ao aluno grandes perspectivas de atuar em empresas de consultoria e auditoria de processos; ou ainda como consultor de custos e riscos empresariais.

REGULAMENTAÇÃO

Res CNE/CSE no. 1 de 08 de junho de 2007. 

Trabalho de conclusão de curso

Trata-se de atividade com enfoque tanto reflexivo como investigativo. Busca-se fomentar e estimular o aluno para pesquisa e a sua imediata aplicação, preparando os participantes para assumirem um espírito empreendedor e crítico e em conformidade com os fundamentos aprendidos no decorrer do curso de pós-graduação.

O aluno passa a entender a importância do trabalho de conclusão de curso e também o uso da metodologia científica, aplicando as normas ABNT na elaboração de trabalhos acadêmicos centrado no referencial metodológico que norteia a pesquisa na área científica.

O trabalho é direcionado para a realização de um artigo científico na metodologia de Estudo de Caso. 

 

 

Matriz Curricular

Competências Empresariais Competências Gerenciais Consolidação das Competências Competências Específicas Formação do Profissional Completo

Núcleo de Formação de Competências Técnicas Especializadas

Análise de Cenários Econômicos

Elementos para a Análise da Economia Brasileira, Cenários Econômicos Internacionais e seus efeitos sobre a Economia Brasileira, Cenários Econômicos para a Economia Brasileira. Elaboração e análise de cenários em uma economia globalizada, gestão macroeconômica; objetivos e instrumentalização.

Diagnostico e Consultoria Empresarial

Elementos para a Análise da Economia Brasileira, Cenários Econômicos Internacionais e seus efeitos sobre a Economia Brasileira, Cenários Econômicos para a Economia Brasileira. Elaboração e análise de cenários em uma economia globalizada, gestão macroeconômica; objetivos e instrumentalização.

Contabilidade como Centro de Informações

Conceitos Fundamentais de Contabilidade. Patrimônio. Patrimônio Líquido. Apuração de Resultado e o Levantamento do Balanço. Período Contábil. Princípio da Realização de Receitas. Princípio da Contraposição de Receitas e despesas. Contabilização de Receitas e despesas. Diferença entre Despesa, Custo e Investimento. Apropriação Pró Rata Temporis. Receitas e Despesas Financeiras. Depreciação. Estrutura e Elaboração de Demonstrações Financeiras. Balanço Patrimonial. Demonstrativo de Resultado. Demonstrativo das Mutações Patrimoniais. Demonstração do Fluxo de Caixa.

Gestão de Custos e Estratégias de Formação de Preços

Conceitos Básicos de Custos. Classificação dos Custos. Fixos e Variáveis, Diretos e Indiretos. Departamentalização e Rateio de Custos. Centros de Custos de Produção. Centros de Custos de Apoio. Critérios de Rateio. Sistema de Apuração de Custos por Absorção. Conceito e objetivo. Sistema simplificado. Custeamento por Centros de Custos. Sistema de Custeio por Atividade - ABC. Definição de Processos e Atividades. Procedimentos para coleta de dados. Atividades que agregam e não agregam valor. Rateio convencional e direcionamento de Custos. Roteiro de Implantação. Custeio Variável/Direto. Margem de Contribuição. Ponto de Equilíbrio. Alavancagem. Teoria das Restrições. Despesas e Ganhos. Restrições (Gargalos) Internos e Externos. Mix de Produção e Vendas. Formação de Preço de Vendas. Preço, Margem e Mark Up. Impostos Incidentes sobre o Preço. Preços e Custos à Vista e à Prazo.  

Tecnologia da Informação Aplicada às Organizações

Introdução a Tecnologia da Informação (TI) e aos Sistemas de Informação (SI). O papel do controlador na relação com a área de TI. Introdução à modelagem de informação. Softwares estatísticos, simuladores e de cálculos financeiros. Ferramentas de TI para o apoio à controladoria: ERP, SIG, Data Warehouse, SAD, apoio a BSC e controle orçamentário.

Gerenciamento de Processos e Noções de BPM

Introdução ao gerenciamento holístico, alinhamento de processos de negócio das organizações com as necessidades dos clientes, otimizaçao de processos visando a inovação, flexibilidade e integração dos mesmos. Utilizaçao de métodos, técnicas e ferramentas para analisar, modelar, publicar, otimizar e controlar processos envolvendo recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação.

Controladoria e Avaliações de Controles Internos

Função da Controladoria. Salvaguarda de Ativos e Passivos. Origens e Aplicações de Recursos. Controles Internos e Suas Funções. Procedimentos: Compras, Contas a Pagar, Pagamentos; Vendas, Contas a Receber, Recebimentos; Estoque, Tesouraria, Controle Patrimonial, Folha de Pagamentos. Mapas de Acompanhamento e Controle, Sistemas de Custeio. Compreendendo estratégias e o comportamento das Organizações, centros de responsabilidades, centros de lucro, preços de transferência, planejamento estratégico & orçamento. Análise de Relatórios de Desempenho Financeiro, Balanced Scorecard e Mapas Estratégicos. Responsabilidade e autoridade da controladoria e seu papel no processo de gestão empresarial. Introdução aos sistemas de controle gerencial. Ferramentas de controle. Elaboração de relatórios gerenciais. Análises gerenciais. a controladoria do seculo XXI. 

Gestão de Projetos

Conceitos fundamentais de projeto. A evolução do gestão de projetos. O gerente de projetos. Escritórios de projetos. Os principais envolvidos nos projetos. Benefícios do gestão de projetos. Estruturas organizacionais para projetos. As áreas de conhecimento do gestão de projetos. Os processos de gestão de projetos. Ciclo de vida do projeto e do produto.

Orçamento Empresarial e Fluxo de Caixa

Conceito de Orçamento. Finalidade do Orçamento. Mecanismos Orçamentários. Implantação do Sistema Orçamentário. Elaboração do Orçamento nas Diversas Áreas: Orçamento de Vendas, Produção Operacional, despesas Operacionais. Consolidação do Orçamento: Balanço Projetado, Resultado Projetado, Fluxo de Caixa Projetado. Revisão de Gestão; Utilização de estatística no modelo orçamentário; Utilização de controladoria no modelo orçamentário; Avaliação de desempenho (Acompanhamento / Controle no Processo Orçamentário).

Contabilidade Avançada

Avaliação dos investimentos em participação societária. Conhecimento das metodologias de diferimento tributário. Holding e grupo econômico: conceitos e definições. Equivalência Patrimonial, Relatório da Administração: elaboração, consolidação, publicação e republicação das demonstrações contábeis, impairment e fair value. Operações com capital numa Sociedade Anônima. Incorporação, Fusão, Cisão e Extinção de Sociedades. Aplicação prática da Lei 6404/76 e outras legislações societárias e fiscais vigentes, segundo as orientações emanadas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis ? CPC e pela Comissão de Valores Mobiliários ? CVM, seguindo as normas nacionais e internacionais de contabilidade.

Gestão de Risco

Aspectos econômicos e regulatórios da gestão de riscos. Cálculo do valor de ativos financeiros. Técnicas de geração de cenários. Mensuração de risco de mercado (sensibilidade, value at risk e stress test). Precificação de operações de crédito. Apuração do risco de crédito (creditmetrics, credittrisk + e KMV). Avaliação do risco operacional.

Planejamento Tributário nas Organizações

Hierarquia das leis; Processo Legislativo; Conceitos gerais de tributação e de tributos, Tributos e contribuições sociais da União; Tributos dos Estados e Municípios; Processo Administrativo Tributário; Processo Judicial Tributário e planejamento tributário. Obrigação Tributária. Fato Gerador, Base de Cálculos e Alíquotas. Apuração dos Impostos e Pagamentos: COFINS, IPI, ICMS, ISS e Imposto de Renda. Dedutibilidade de despesas, Perdas no Recebimento de Crédito, Rendimentos no Exterior e Preços de Transferência.

Núcleo de Formação de Competências Empresariais

Gestão Estratégica: Da definição a Implementação.

A disciplina aborda os aspectos de planejamento e administração estratégica, tratando das etapas e processos de definição de negócios, estabelecimento de objetivos, formulação, implementação e controle de estratégias. Oferece aos alunos instrumentos que tratam do processo de desenvolvimento da estratégia, utilizando uma abordagem voltada para a prática, proporcionando a oportunidade de vivenciar o uso de algumas das principais ferramentas de planejamento estratégico disponíveis. Possibilita um amplo aprendizado desde escolas de estratégia; diagnóstico de ambientes organizacionais; análise de cenários; tipos de estratégia; formas de implementação e indicadores de performance.

Gestão de Marketing: Planejamento, Táticas e Pesquisa

A disciplina aborda os conceitos fundamentais de Marketing e sua aplicação em empresas com atuação tanto em mercados business-to-consumer (B2C) como em mercados business-to-business(B2B). Dentre os tópicos abordados destacam-se orientações da empresa ao mercado, o mix de marketing, planejamento estratégico de marketing, pesquisa de mercado, comportamento do consumidor, segmentação, seleção de mercados-alvo e posicionamento, o ciclo de vida do produto, a gerência de produtos e serviços e a comunicação integrada de marketing. É dada ênfase à administração mercadológica do portfólio de produtos/serviço, tanto quantitativamente, quanto qualitativamente.

Gestão de Pessoas com foco em Resultados

A disciplina apresenta uma visão estratégia da área de Recursos Humanos, com destaque para a responsabilidade de cada gestor, independentemente da área de atuação dentro da organização. Compreende a evolução dos conceitos de Recursos humanos à gestão de pessoas, os recursos humanos como função estratégica para obtenção de resultados, o alinhamento estratégico da gestão de pessoas aos valores e estratégicas organizacionais. Aborda-se também modelos de planejamento e políticas de recursos humanos. 

Núcleo de Formação de Competências Gerenciais

Empreendedorismo e Economia Criativa

A disciplina irá integrar Empreendedorismo e Economia Criativa para despertar no aluno as motivações de empreender, mais por oportunidade do que necessidade, será proposto ao aluno pensar ¨fora da caixa¨, ou seja, sair dos princípios da Economia Tradicional, apostando na criatividade de cada um deles. O foco  será oferecer aos alunos instrumentos de como perceber OPORTUNIDADES de novos negócios´, serão dadas as ferramentas necessárias como por exemplo o Business Model Canvas,  para o desenvolvimento do negócio, que propiciará ao aluno transformar a ideia inovadora em um Plano de Negócio efetivo.

Design Thinking e Inovação

A disciplina irá trabalhar ferramentas imprescindíveis para resolução de problemas. Muito mais do que um instrumento estimular a cultura para a inovação, o Design Thinking traz uma metodologia que busca soluções criativas de problemas através de desenhos de produtos e serviços capazes de alinhar às estratégias corporativas à experiência desejada de consumo, onde o foco é o cliente.  A metodologia desta disciplina está centrada nos três princípios-chave do Design Thinking: Empatia e pesquisa de Campo, Pensamento Colaborativo e não Linear e Diversidade: Todos têm algo a ensinar e também a aprender na empresa e na vida.

Desafio Empresarial

Disciplina de caráter interdisciplinar. O aluno é desafiado a integrar os conhecimentos adquiridos nos núcleos de formação empresarial, gerencial e de carreira e especifico, podendo culminar em: Desenvolvimento de um projeto: produto, serviço, criação de nova empresa; Estudo de Caso: Análise ou Criação de um caso visando um problema real; Criação de um evento; Projeto de cunho social para comunidade: Gestor Cidadão. 

Núcleo de Consolidação das Competências

Projeto de Pesquisa- On-Line

O conteúdo desta disciplina permite que o aluno tenha sua iniciação nas práticas de investigação e tem o propósito de discutir conceitos e características da ciência, bem como de familiarizá-lo com as com técnicas de estudo e de pesquisa científica. Aborda as etapas de uma pesquisa científica. Tipos de pesquisa.  Métodos e Técnicas de pesquisa. Caracterização do objeto de pesquisa. Formas comuns de coleta de dados. Estruturas do projeto de pesquisa. Metodologia científica para elaboração de trabalhos. Técnicas básicas para pesquisa bibliográfica e uso de padrões de referências, resultando na Elaboração de um Pré-Projetos de pesquisa, que é a fase inicial do Trabalho de Conclusão da Pós-Graduação.

Trabalho de Conclusão da Pós-Graduação

Trata-se de atividade com enfoque tanto reflexivo como investigativo. Busca-se fomentar e estimular o aluno para pesquisa e a sua imediata aplicação, preparando os participantes para assumirem um espírito empreendedor e crítico e em conformidade com os fundamentos aprendidos no decorrer do curso de pós-graduação. O trabalho é direcionado para o desenvolvimento de um artigo científico na metodologia de Estudo de Caso. 

Coordenação

Marcus Vinícius Rodrigues Lima

mestre Marcus Vinícius Rodrigues Lima

Mestre em Administração pelas Faculdades ALFA, é graduado em Ciências Contábeis pela UEG e pós-graduado em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV/SP e especialista em Administração Pública pela FGV/RJ. É Professor e Coordenador dos Cursos de Graduação em Ciências Contábeis e Pós-Graduação das áreas de Finanças, Fiscal e Pública das Faculdades ALFA, tendo experiência na área de Administração Pública e Privada, com ênfase em Resultados.

Currículo Lattes

Corpo Docente

Foto Professor Lattes Titulação
André de Almeida Jaques Currículo Lattes Especialista
sem foto Aurélio Ricardo Troncoso Chaves Currículo Lattes Mestre
Carlos José Solé Gomes Currículo Lattes Especialista
Carmen Maria de Barros Rizzotto da Trindade Currículo Lattes Mestre
Christian Drees Currículo Lattes Mestre
Denia Kuhn Rezende Currículo Lattes Mestre
Júlio Alfredo Rosa Paschoal Currículo Lattes Mestre
Lorena Almeida Campos Currículo Lattes Especialista
Lúcia Kratz Currículo Lattes Doutor(a)
Luiz Carlos Marques Ongorato Currículo Lattes Mestre
Márcio Alexandre Fischer Currículo Lattes Mestre
Marcus Vinícius Rodrigues Lima Currículo Lattes Mestre
Ricardo Borges de Rezende Currículo Lattes Mestre
Rodrigo Souza Zanzoni Currículo Lattes Especialista
Sérgio Douglas Vilela Currículo Lattes Mestre
Wederson da Silva Vianna Currículo Lattes Mestre