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MBA Executivo em Finanças Corporativas e Relações com Investidores

Início: Agosto/2016
Periodicidade: Sábados Quinzenais
Horário: das 08h às 18h
Local: Unidade Bueno
Valor: Clique aqui para exibir o valor

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Dúvidas? Nós ligamos pra você:

PÚBLICO ALVO

Empresários, Executivos, Gerentes, Administradores de Empresas e Profissionais Graduados em áreas afins, que atuam ou que tenham perspectivas efetivas de atuar em áreas de finanças corporativas, gestão financeira, relações com investidores, ou áreas correlatas.

OBJETIVOS

Proporcionar uma formação sólida em finanças que permita ao profissional da área financeira dar soluções originais e teoricamente embasadas a problemas novos com que se deparam, sendo composto de um módulo geral e um de especialização em finanças corporativas. Assim, possibilitará a este profissional a conquista de resultados significativos e sustentáveis em empresas e instituições financeiras. 

JUSTIFICATIVA

Empresários e executivos reconhecem, que apesar dos aspectos econômicos e financeiros no processo de tomada de decisão nas suas organizações, não podem, em face das novas posturas mundiais, subestimar aspectos relativos a visualização e prospecção dos possíveis cenários de atuação. 

Pensando assim, o MBA EXECUTIVO EM FINANÇAS CORPORATIVAS E RELAÇÕES COM INVESTIDORES fornece uma visão global em finance and business, por meio do entendimento conceitual e técnico das diversas atividades relacionadas com o mercado financeiro e de capitais, mais especificamente com as atividades de corporate finance, comunicação corporativa e relações com investidores.

O curso não se limita aos aspectos financeiros tradicionais, mas também aspectos relacionados à imagem e governança corporativa, relação com o mercado de capitais, e comunicação interna e externa das empresas, proporcionando uma visão ampla, multidisciplinar e integrativa na área de business. O caráter interdisciplinar, inerente às atividades profissionais, é consolidado por meio de uma disciplina de metodologia científica e estudos de casos integrativos em Relação com Investidores

DESCRIÇÃO DO CURSO

O curso alia as mais avançadas técnicas em administração e finanças às pesquisas desenvolvidas no Mestrado Profissional em Administração da ALFA com foco em Finanças, preparando o aluno para assumir posições de destaque na área financeira de grandes corporações; atuar em empresas do mercado financeiro como administrador de fundos e carteiras, gestor de fundos de pensão ou executivo de banco; atuar em empresas de consultoria e auditoria; ou ainda como consultor de investimentos.

REGULAMENTAÇÃO

Res CNE/CSE no. 1 de 08 de junho de 2007. 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Trata-se de atividade com enfoque tanto reflexivo como investigativo. Busca-se fomentar e estimular o aluno para pesquisa e a sua imediata aplicação, preparando os participantes para assumirem um espírito empreendedor e crítico e em conformidade com os fundamentos aprendidos no decorrer do curso de pós-graduação. O trabalho é direcionado para realização de um artigo científico na metodologia de Estudo de Caso.

Coordenação

Marcus Vinícius Rodrigues Lima

mestre Marcus Vinícius Rodrigues Lima

Mestre em Administração pelas Faculdades ALFA, é graduado em Ciências Contábeis pela UEG e pós-graduado em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV/SP e especialista em Administração Pública pela FGV/RJ. É Professor e Coordenador dos Cursos de Graduação em Ciências Contábeis e Pós-Graduação das áreas de Finanças, Fiscal e Pública das Faculdades ALFA, tendo experiência na área de Administração Pública e Privada, com ênfase em Resultados.

Currículo Lattes

Corpo Docente

Foto Professor Lattes Titulação
André de Almeida Jaques Currículo Lattes Especialista
sem foto Aurélio Ricardo Troncoso Chaves Currículo Lattes Mestre
Carlos José Solé Gomes Currículo Lattes Especialista
Carmen Maria de Barros Rizzotto da Trindade Currículo Lattes Mestre
sem foto Daniel Cunha de Almeida Currículo Lattes Especialista
Denia Kuhn Rezende Currículo Lattes Mestre
sem foto Edione José dos Santos Currículo Lattes Especialista
Eurilene Vieira Rosa Currículo Lattes Especialista
Helca Souza do Nascimento Currículo Lattes Mestre
sem foto João Batista Gomes Currículo Lattes Mestre
sem foto Marcelo Alcântara Evaristo Currículo Lattes Especialista
Marcus Vinícius Rodrigues Lima Currículo Lattes Mestre
sem foto Rômulo Cesar Barbosa Marques Currículo Lattes Especialista
sem foto Sergio Mariano Nunes de Sa Currículo Lattes Especialista
Wederson da Silva Vianna Currículo Lattes Mestre

Matriz Curricular

ESTRUTURA CURICULAR

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA

 Gestão de Pessoas

24

 Gestão Financeira

24

 Gestão Estratégica 

24

 Gestão de Marketing

24

 Análise de Cenários Econômicos

16

 Diagnóstico e Consultoria Empresarial

16

 Contabilidade como Centro de Informações

24

 Estatística Aplicada à Gestão Empresarial

16

 Matemática Financeira com HP 12 C

16

 Gestão de Custos e Estratégias de Formação de Preços

24

 Tecnologia da Informação Aplicada às Organizações

16

 Finanças Corporativas

16

 Análise Econômica e Financeira de Empresas

16

 Gestão do Capital de Giro

16

 Gestão Financeira Internacional

16

 Análise, Elaboração e Avaliação de Projetos de Investimentos

16

 Avaliação, Fusão e Aquisições

16

 Mercados Derivativos e Riscos Financeiros

16

 A Dinâmica do Mercado Financeiro e de Capitais

16

 Metodologia Cientifica - On line

48

 Trabalho de Conclusão de Curso

24

 CARGA HORÁRIA TOTAL

424 hs


Programa do curso MBA Executivo em Finanças Corporativas e Relações com Investidores


EMENTAS

Gestão de Pessoas
A disciplina apresenta uma visão estratégia da área de Recursos Humanos, com destaque para a responsabilidade de cada gestor, independentemente da área de atuação dentro da organização. Compreende a evolução dos conceitos de Recursos humanos à gestão de pessoas, os recursos humanos como função estratégica para obtenção de resultados, o alinhamento estratégico da gestão de pessoas aos valores e estratégicas organizacionais. Aborda-se também modelos de planejamento e politicas de recursos humanos. 

Gestão Financeira
A disciplina aborda conceitos financeiros, sua importância e aplicação no contexto empresarial, dando uma visão panorâmica de finanças corporativas. Expõe as relações entre risco e retorno, o custo médio ponderado de capital e as metodologias financeiras para análise de projetos (valor presente líquido, taxa interna de retorno, e payback). Examina a questão do valor do dinheiro no tempo, usando técnicas de matemática financeira, risco e retorno de investimentos e orçamento de caixa. Visa também orientar nas decisões que impactam diretamente resultados em convergência com a estratégia das organizações. 

Gestão Estratégica 
A disciplina aborda os aspectos de planejamento e administração estratégica, tratando das etapas e processos de definição de negócios, estabelecimento de objetivos, formulação, implementação e controle de estratégias. Oferece aos alunos instrumentos que tratam do processo de desenvolvimento da estratégia, utilizando uma abordagem voltada para a prática, proporcionando a oportunidade de vivenciar o uso de algumas das principais ferramentas de planejamento estratégico disponíveis. Possibilita um amplo aprendizado desde escolas de estratégia; diagnóstico de ambientes organizacionais; análise de cenários; tipos de estratégia; formas de implementação e indicadores de performance

Gestão de Marketing
A disciplina.aborda os conceitos fundamentais de Marketing e sua aplicação em empresas com atuação tanto em mercados business-to-consumer (B2C) como em mercados business-to-business.(B2B) Dentre os tópicos abordados destacam-se orientações da empresa ao mercado, o mix de marketing, planejamento estratégico de marketing, pesquisa de mercado, comportamento do consumidor, segmentação, seleção de mercados-alvo e posicionamento, o ciclo de vida do produto, a gerência de produtos e serviços e a comunicação integrada de marketing. É dada ênfase à administração mercadológica do portfólio de produtos/serviço, tanto quantitativamente, quanto qualitativamente.

Análise de Cenários Econômicos
Elementos para a Análise da Economia Brasileira, Cenários Econômicos Internacionais e seus Efeitos sobre a Economia Brasileira, Cenários Econômicos para a Economia Brasileira. Elaboração e análise de cenários em uma economia globalizada, gestão macroeconômica; objetivos e instrumentalização.

Diagnóstico e Consultoria Empresarial
Estudo das organizações, examinando detalhadamente suas condições internas (estratégias, cultura, estrutura e áreas funcionais), externas (setor, contexto social, político e econômico) e as administrativas, estabelecendo um plano de implementação de mudanças.      Características do trabalho de Consultoria Empresarial. Mudança organizacional e consultoria empresarial: Definições estratégicas ? negócio, mercado, clientes e produtos; essência e gerência da mudança. Perfil do consultor empresarial a consultoria como profissão: fatores importantes para ser consultor; ferramentas básicas do consultor; a imagem do consultor no mercado; código de ética do consultor. Processo de consultoria empresarial: características do diagnóstico organizacional; abordagens do diagnóstico organizacional; etapas do diagnóstico organizacional; características do projeto de consultoria; etapas do projeto de consultoria; Contrato de serviço de Consultoria Empresarial.

A Contabilidade como Centro de Informações
Conceitos Fundamentais de Contabilidade. Patrimônio. Patrimônio Líquido. Apuração de Resultado e o Levantamento do Balanço. Período Contábil. Princípio da Realização de Receitas. Princípio da Contraposição de Receitas e despesas. Contabilização de Receitas e despesas. Diferença entre Despesa, Custo e Investimento. Apropriação Pró Rata Temporis. Receitas e Despesas Financeiras. Depreciação. Estrutura e Elaboração de Demonstrações Financeiras. Balanço Patrimonial. Demonstrativo de Resultado. Demonstrativo das Mutações Patrimoniais. Demonstração do Fluxo de Caixa.

Estatística Aplicada à Gestão Empresarial
Análise descritiva de dados financeiros. Medidas de tendência e de dispersão: Media e Variância. Risco absoluto e risco relativo. Regressão linear entre variáveis financeiras e a determinação do risco relativo Beta. Intervalo de confiança. A estatística e probabilidade como instrumentos de análise financeira. Testes de comparação de médias entre amostras.

Gestão de Custos e Estratégias de Formação de Preços
Conceitos Básicos de Custos. Classificação dos Custos. Fixos e Variáveis, Diretos e Indiretos. Departamentalização e Rateio de Custos. Centros de Custos de Produção. Centros de Custos de Apoio. Critérios de Rateio. Sistema de Apuração de Custos por Absorção. Conceito e objetivo. Sistema simplificado. Custeamento por Centros de Custos. Sistema de Custeio por Atividade - ABC. Definição de Processos e Atividades. Procedimentos para coleta de dados. Atividades que agregam e não agregam valor. Rateio convencional e direcionamento de Custos. Roteiro de Implantação. Custeio Variável/Direto. Margem de Contribuição. Ponto de Equilíbrio. Alavancagem. Teoria das Restrições. Despesas e Ganhos. Restrições (Gargalos) Internos e Externos. Mix de Produção e Vendas. Formação de Preço de Vendas. Preço, Margem e Mark Up. Impostos Incidentes sobre o Preço. Preços e Custos à Vista e à Prazo.  

Tecnologia da Informação Aplicada às Organizações
Introdução à Tecnologia da Informação (TI) e aos Sistemas de Informação (SI). O papel do controlador na relação com a área de TI. Introdução à modelagem de informação. Softwares estatísticos, simuladores e de cálculos financeiros. Ferramentas de TI para o apoio à controladoria: ERP, SIG, Data Warehouse, SAD, apoio a BSC e controle orçamentário.

Finanças Corporativas
Esta disciplina aprofunda aspectos da gestão financeira voltados à estruturação de operações e gestão dos resultados. A captação de recursos (dívida e ações) é tratada de forma prática, bem como a dinâmica de governança corporativa que facilita seu acesso a esses mercados. Risco e retorno. O beta e o modelo CAPM. Custos do capital próprio e do capital de terceiros. Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC). Endividamento e Beneficio Fiscal. Estrutura de Capital. Ações e Dividendos: Avaliação de Ações. Com e sem Reinvestimentos. Relevância e Teorias sobre Políticas de Dividendos. Critérios para Classificação de Projetos. Taxa Média de Retorno Contábil. Payback Simples e Descontado, TIR, VPL e Índice de Lucratividade. Fluxo de caixa dos investimentos. Critérios para análise de projetos. Avaliação de empresas e projetos. 

Análise Econômica e Financeira de Empresas
Principais usuários das demonstrações financeiras. Analista interno versus Analista externo. Preparação das demonstrações financeiras para análise e seus objetivos. Critérios de análise das demonstrações contábeis. Análise vertical. Análise horizontal. Diferenças absolutas e quocientes. Principais indicadores econômico-financeiros. Indicadores de liquidez, estrutura, de capital, rentabilidade e índices operacionais de giro de estoque, prazos médios de pagamento e recebimento. A importância das notas explicativas. Relatório da diretoria e parecer de auditoria.

Gestão do Capital de Giro
Determinação do capital de giro; o ciclo operacional e o ciclo de caixa na empresa; prazos médios e rotação dos estoques. Contas a receber e contas a pagar. Fontes e necessidades de capital de giro.

Gestão Financeira Internacional
Sistema monetário internacional. Condições de paridade internacionais. Determinação e previsão das taxas de câmbio. Gestão de Risco cross border. Hedge de taxas de câmbio. Finanças corporativas e de projeto. Estruturas alternativas de financiamento. Securitização/CDOs. Derivativos de crédito. Teoria do portfólio internacional.

Análise, Elaboração e Avaliação de Projetos de Investimentos
Fatores a ponderar na Seleção de Investimentos. Avaliação de Rentabilidade de Ativos e Carteiras. Os efeitos da Diversificação. Até onde é possível o risco? O Modelo de Avaliação de Ativos Financeiros - CAPM. Aplicações do Modelo CAPM. Diversificação Internacional e Padrões de Avaliação de Performance. Gestão de Riscos de Carteiras Utilizando Contratos Derivativos. Captação de Recursos Financeiros: Nacionais e Internacionais. Conceitos Básicos de Comércio Internacional. Configuração do Sistema Cambial Brasileiro. Importação, Exportação, Operações Ativas Oferecidas pelo Mercado Financeiro.  

Avaliação, Fusão e Aquisições
Introdução e parâmetros para valuation. Compra, venda, fusão, incorporação, liquidação, cisão de negócios. Análise fundamentalista. Premissas e projeções dos demonstrativos financeiros. Avaliação pelo método do fluxo de caixa descontado. Avaliação por Múltiplos. Criação de valor e temas polêmicos. Análise de Risco em Avaliações. Os principais métodos utilizados em fusões e Aquisições. MVA e EVA. Private Equity ? FIPs. Fundos Imobiliários e Avaliação de Títulos.

Mercados Derivativos e Riscos Financeiros
Tipos mais importantes de derivativos: contrato futuro, contrato a termo, contrato de opção, contrato de swaps. Tipos de operações: operações de Hedging, operações de arbitragem, operações de especulação. Capitalização contínua, futuro de taxas de juros. Títulos com ou sem rendimentos. Hedging com futuros e com opções. Swaps de moedas e de juros. Mercado de opções: fatores que influem no preço. Limites e visualização gráfica. Estratégias e risco. Modelo de Black & Scholes.

A Dinâmica do Mercado Financeiro e de Capitais
Intermediação financeira. Sistema Financeiro Nacional e o Mercado de Capitais. Financiamento de Capital de Giro. Operações de Repasses. Arrendamento Mercantil. Oferta Pública de Ações e Debêntures. Securitização de Recebíveis. Mercado de Bonds, Warrants, Forfaiting e de Ações.

Metodologia Cientifica
O conteúdo desta disciplina permite que o aluno tenha sua iniciação nas práticas de investigação e tem o propósito de discutir conceitos e características da ciência, bem como de familiarizá-lo com as com técnicas de estudo e de pesquisa científica. Aborda as etapas de uma pesquisa científica. Tipos de pesquisa.  Métodos e Técnicas de pesquisa. Caracterização do objeto de pesquisa. Formas comuns de coleta de dados. Estruturas do projeto de pesquisa. Metodologia científica para elaboração de trabalhos. Técnicas básicas para pesquisa bibliográfica e uso de padrões de referências. Elaboração de projetos de pesquisa.

Trabalho de Conclusão de Curso
Trata-se de atividade com enfoque tanto reflexivo como investigativo. Busca-se fomentar e estimular o aluno para pesquisa e a sua imediata aplicação, preparando os participantes para assumirem um espírito empreendedor e crítico e em conformidade com os fundamentos aprendidos no decorrer do curso de pós-graduação. O trabalho é direcionado para o desenvolvimento de um plano de negócio, monografia, artigo científico ou consultoria sempre com ênfase no mercado.