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PÓS-GRADUAÇÃO ALFA

MBA Executivo em Marketing Digital Estratégico

início

Março/2017

local

Unidade Bueno

investimento

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periodicidade

Sábados quinzenais

horários

das 08h às 18h

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APRESENTAÇÃO DO CURSO

O programa de MBA Executivo em Marketing Digital Estratégico da Faculdades ALFA é o mais completo do Brasil, abrangendo tanto aspectos estratégicos quanto práticos, preparando o participante para desenvolver ações de marketing que integrem de forma otimizada os ambientes ON e OFF line. Criado e coordenado por Martha Gabriel, uma das maiores autoridades em Marketing Digital do Brasil, autora do best seller "Marketing na Era Digital" e rankeada entre os 50 Top Bloggers de Marketing do mundo pelo KRED.

O mercado necessita cada vez mais de profissionais habilitados tanto teoricamente como tecnicamente para desempenhar os desafios que o cenário tecnológico atual exige. Os profissionais oriundos das áreas de marketing e comunicação tradicionais necessitam se atualizar e conhecer as plataformas e estratégias digitais emergentes para obterem sucesso no mercado que se apresenta e modifica constantemente em função da penetração das novas tecnologias. MBA Executivo em Marketing Digital Estratégico vem atualizar e complementar as lacunas de formação destes profissionais.

PÚBLICO ALVO

Profissionais formados ou não na área de comunicação ou marketing e tenham objetivo ampliar a sua atuação para a área digital. Gestores que desejam se aprofundar em conceitos digitais de marketing. Docentes que buscam conhecimentos específicos, prático e teóricos que contribuam para sua didática de ensino.

O processo seletivo para este curso é composto de:  análise curricular e entrevista. Serão avaliados entre outros fatores: experiência profissional na área ou correlata, curso de formação superior, cargo atual e nível de atuação na estrutura hierárquica.  (preferencialmente em áreas estratégicas de gestão). 

OBJETIVOS

Capacitar profissionais de média gerência que buscam se aprofundar em conceitos de marketing na área digital e que objetivam crescer em suas organizações, através de temas emergentes em marketing. O programa ainda permite o desenvolvimento de habilidades interpessoais fundamentais aos líderes do futuro.

REGULAMENTAÇÃO

Res CNE no. 1 de 08 de junho de 2007

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O objetivo deste módulo é realizar um trabalho de conclusão de curso seguindo de acordo com as normas acadêmicas vigentes relacionando os conhecimentos obtidos no decorrer do curso, tendo como finalidade apresentar resultados práticos à empresa. Ao final deste módulo o aluno terá obtido uma experiência prática na solução de problemas reais do mundo corporativo.  Para o trabalho de conclusão de curso os alunos deverão desenvolver um plano de marketing digital.

Matriz Curricular

Competências Empresariais Competências Gerenciais Consolidação das Competências Competências Específicas Formação do Profissional Completo

Estrutura Curricular

Gestão Estratégica de Marketing

Objetivo: Proporcionar uma visão abrangente dos principais conceitos teóricos e práticos da administração de marketing.  Aborda o plano estratégico de marketing, as definições de estratégias e táticas, segmentação, o composto de marketing e a compreensão e análise do posicionamento estratégico da empresa.

Ementa: Definições de marketing, os conceitos, as variáveis controláveis e incontroláveis no ambiente mercadológico. Também aborda as estratégias e táticas, o plano estratégico de marketing, posicionamento, segmentação, o composto de marketing.

Empreendedorismo

Objetivo: Proporcionar uma visão abrangente dos principais conceitos teóricos e práticos de empreendedorismo e planejamento estratégico empresarial, levando em consideração o ambiente digital.  Aborda o plano estratégico empresarial, análise de cenários e competências para a tomada de decisão.

Ementa: Conceitos de Planejamento Estratégico Empresarial. Empreendedorismo. Plano de Negócios. Transformações no ambiente de negócios devido ao digital.

Marketing no Ambiente Digital

Objetivo: Conhecer as transformações que as plataformas tecnológicas digitais de comunicação e informação causaram no planejamento estratégico de marketing. Proporcionar uma visão abrangente de todas as plataformas digitais emergentes para que o aluno compreenda as suas funções estratégicas. Desenvolver o planejamento estratégico digital. Cada plataforma será estudada especificamente em disciplina a parte.

Ementa: Transformação do ambiente de marketing devido ao digital. Cloud & crowd computing. Web 1.0, 2.0, 3.0. Web semântica, internet das coisas, etc. Presença digital. Páginas & Perfis (site, hotsite, minisite, portal, blog, perfis sociais), display, email, buscadores, mobile, sites de redes sociais, plataformas e tecnologias emergentes. Planejamento de Marketing incluindo plataformas digitais.

Cibercultura e Comportamento do Consumidor 2.0

Objetivo: Compreender os conceitos de cibercultura e seu impacto no ambiente de marketing, com foco principal no comportamento do consumidor e suas principais transformações para desenvolver estratégias de marketing alinhadas com o novo cenário.

Ementa: Cibercultura. A sociedade em rede, multiplicidades e descentralização. Colaboracionismo. Relação homem-máquina. Cultura viral, Cultura da Interface, Creative Commons, Cultura Remix. Tecnoutopia, tecnoapocalipse e tecnorrealismo. Cibridismo. Comportamento do consumidor no ambiente digital e suas principais transformações: Economia da Atenção, Consumer Experience, Código da Cultura, Gourmetização, Cultura Digital, comportamento Mobile, transformação na jornada de compra (ZMoT, FMoT, SMoT e UMoT), etc. 

Pesquisa de Mercado e Netnografia

Objetivo: Habitar para o desenvolvimento de um plano de pesquisa de mercado e analisar as possibilidades específicas da pesquisa no ambiente digital.

Ementa: Conceitos e metodologia de pesquisa de mercado. Objetivos da pesquisa de mercado. Tipos, características e usos da pesquisa de mercado. Pesquisa quantitativa e qualitativa. Dados primários e secundários. Estatística aplicada a pesquisa de mercado. Plano de pesquisa de mercado. Aplicações da pesquisa de mercado abrangendo o ambiente online. Netnografia e suas aplicações.

Inovação, Criatividade e Crowdsourcing

Objetivo: Compreender os conceitos de inovação e crowd sourcing e sua importância em cenários altamente competitivos em um ambiente amplamente conectado pelas plataformas de redes sociais digitais. Conhecer técnicas de fomento à criatividade para alavancar processos de inovação.

Ementa: Conceitos de inovação. Inovação incremental e inovação disruptiva. Metodologias de Gestão da Inovação. Inovação aberta. Crowdsourcing e seus tipos - crowdcreation, crowdwisdom, crowdfunding e crowdvoting. Processos de Criatividade.

Marketing de Relacionamento

Objetivo: Conhecer os conceitos básicos de marketing de relacionamento dentro do mix de comunicação de uma organização, possibilitando sua aplicação como ferramenta estratégica de marketing. Compreender e aplicar o marketing de relacionamento no ambiente digital.

Ementa: Conceitos de Marketing de Relacionamento. Interrupção vs. Permissão. LTV (Life Time Value). Estágios do Marketing de Relacionamento: Conscientização, Consideração, Conversão e Pós-venda. Estratégias de relacionamento nos diversos estágios - PRM e CRM. Metodologia e fluxos para construção de um Plano de Relacionamento.

Marketing de Serviços

Objetivo: Compreender e utilizar o marketing relacionado ao setor de serviços com suas especificidades para traçar estratégias de marketing de serviços no marketing no ambiente digital.

Ementa: Caracterização do marketing de serviços e seus elementos. O processo de entrega de serviço. Satisfação e qualidade. Experiência de serviços. Serviços no ambiente digital. Estratégias de marketing de serviços. 

Liderança e Gestão de Pessoas 2.0

Objetivo: Capacitar para a administração estratégica de pessoas com o objetivo de promover mudanças organizacionais e desenvolver a capacidade de liderança e de utilizar as ferramentas de gestão de recursos humanos nos processos de recrutamento, seleção, gerenciamento de desempenho, sistemas de remuneração e de capacitação, incluído o ambiente digital.

Ementa: Cenário de recursos humanos, estratégias de recursos humanos e formação de competências; Sistemas de avaliação de desempenho e potencial; Feedback; Sistemas de recompensa; Sistemas de desenvolvimento: treinamento técnico e comportamental; Seleção de pessoas: entrevista por competências. Gestão de pessoas no ambiente digital. Liderança.

Redes e Mídias Sociais

Objetivo: Compreender as plataformas de redes e mídias sociais online para desenvolver estratégias de marketing. Habilitar a planejar ações de comunicação nas mídias sociais com foco no negócio e objetivos de marketing. Uso das plataformas de mídias sociais de forma integrada com as plataformas tradicionais de marketing.

Ementa: Redes sociais, mídias sociais, capital social. Tipos de redes sociais (centralizadas, descentralizadas, distribuídas). Dados no Brasil e no mundo. Influência e Engajamento. Viralização em redes. Principais plataformas de redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn, etc.). Social Media Marketing (SMM). Estratégias de SMM. Planejamento de comunicação em Mídias Sociais. Gestão de ações em mídias sociais.

Mobile Marketing

Objetivo: Compreender as plataformas mobile para desenvolver estratégias de marketing. Habilitar a planejar ações plataformas móveis com foco no negócio e objetivos de marketing. Uso das plataformas móveis de forma integrada com as plataformas tradicionais de marketing.

Ementa: Conceituação de Mobile Marketing e suas características. Tecnologias mobile ? mobile web, aplicativos, mobile TV, SMS, RFID, mobile payment, mobile commerce, mobile tags (QR code, data matrix, etc.), realidade aumentada mobile, estratégias e mídias locativas, geolocalização. Integração mobile entre Online e OFFline. Estratégias de Mobile Marketing. 

Marketing de Busca

Objetivo: Compreender as plataformas de busca online para desenvolver estratégias de marketing. Habilitar a planejar ações plataformas de busca com foco no negócio e objetivos de marketing. Uso das plataformas de busca de forma integrada com as plataformas tradicionais de marketing.

Ementa: Marketing de Busca e suas características. Números no Brasil e no mundo. Buscadores. Busca paga e busca orgânica. Plano de marketing de busca. SEM Search Engine Marketing. Links Patrocinados. SEO Search Engine Marketing. Cuidados Essenciais ? técnicas negras, landing pages, busca mobile, integração com SMM Social Media Marketing. Conteúdo de blindagem e gestão de crises ? SEO reverso.  Busca semântica.

Email Marketing e Social CRM

Objetivo: Compreender o email como plataforma para desenvolver estratégias de marketing. Habilitar a planejar ações de email marketing com foco no negócio e objetivos de marketing. Uso do email marketing de forma integrada com as redes sociais online (social CRM) e plataformas tradicionais de marketing.

Ementa: E-mail marketing - conceituação. Números do Brasil e no mundo. Spam vs. Relacionamento. Recomendações do Capem. Boas práticas. Régua de relacionamento no ecommerce. Social CRM. Plataformas e serviços de email marketing integrado. Email marketing mobile. Ações estratégicas de e-mail marketing.  

Ecommerce e Estratégias de Varejo

Objetivo: Compreender o varejo e sua relação com o e-commerce como plataforma para desenvolver estratégias de marketing. Habilitar a planejar ações de comércio online com foco no negócio e objetivos de marketing. Uso do e-commerce e compras coletivas de forma integrada com as redes sociais online (comércio social) e plataformas tradicionais de marketing.

Ementa: Varejo com foco estratégico. Varejo no ambiente digital. Conceituação de e-business e e-Commerce. Benefícios e vantagens competitivas do ecommerce. Números no Brasil e no mundo. Social commerce. T-commerce. M-commerce. Plataformas de e-commerce. Compras coletivas e suas implicações. Mercados eletrônicos e Marketplaces. Transformações do PDV e lojas físicas em função da proliferação do e-commerce. Tendências do varejo. 

Estratégias de Comunicação Digital

Objetivo: Conhecer o ambiente de convergência e transmídia em que nos encontramos e compreender o conteúdo como plataforma fundamental para desenvolver estratégias de comunicação de marketing no ambiente digital. Habilitar a planejar conteúdos com foco no negócio e objetivos de marketing. Uso dos conteúdos digitais integrados com conteúdos em plataformas tradicionais de marketing.

Ementa: Mix de comunicação e suas características estratégicas: Propaganda, Promoção de Vendas, Marketing Direto, Relações Públicas e Venda Pessoal. Aplicação do Mix de Comunicação no Ambiente Digital. Plano de Comunicação abrangendo o ambiente digital. Integração de plataformas on e off line . 

Monitoramento e Métricas de Resultado no Ambiente Digital

Objetivo: Conhecer e implementar metodologias de monitoramento do ambiente digital para obtenção de métricas de mensuração de resultados para balizar a tomada de decisão no marketing. Compreender e desenvolver estratégias de monitoramento e análise de dados do ambiente digital para servir como base de inteligência estratégica no planejamento de ações de marketing.

Ementa: Conceituação de Monitoramento e Métricas e suas especificidades no ambiente digital. KPIs. Tipos de KPIs e interrelação entre eles. Mensurações frias e quentes. Web analytics, sentimentos e eco-sistemas. Planejamento de monitoramento e dashboards em função dos objetivos de marketing. Ferramentas de monitoramento.

E-Branding

Objetivo: Compreensão dos conceitos básicos de marca e sua gestão, bem como o posicionamento para identificar pontos de paridade e pontos de diferença para criar a imagem adequada da marca no mercado.  Capacitar para desenvolver branding orientado para a construção de Brand Equity e gestão e reputação de marcas no ambiente digital levando em conta a dimensão da sustentabilidade. Aplicação do branding no ambiente digital.

Ementa: Definições e objetivos da gestão da marca.  Conceitos e definições de posicionamento estratégico, classificação, estratégias, arquitetura de marcas, identificação e criação de identidade e personalidade  e comunicação integrada da marca. Sustentabilidade e seu impacto no negócio, marketing e reputação de marca. Transformações da gestão e reputação de marca devido ao digital.

E-Branding

Objetivo: Compreensão dos conceitos básicos de marca e sua gestão, bem como o posicionamento para identificar pontos de paridade e pontos de diferença para criar a imagem adequada da marca no mercado.  Capacitar para desenvolver branding orientado para a construção de Brand Equity e gestão e reputação de marcas no ambiente digital levando em conta a dimensão da sustentabilidade. Aplicação do branding no ambiente digital.

Ementa: Definições e objetivos da gestão da marca.  Conceitos e definições de posicionamento estratégico, classificação, estratégias, arquitetura de marcas, identificação e criação de identidade e personalidade  e comunicação integrada da marca. Sustentabilidade e seu impacto no negócio, marketing e reputação de marca. Transformações da gestão e reputação de marca devido ao digital.

Big Data: Data Driven & Real Time Marketing

Objetivo: Compreender o processo de transformação do marketing para o cenário de Data Economy e a importância do uso de novos procedimentos estratégicos, tais como: big data e real time functions. Habilitar para planejar ações de data driven e real time marketing.

Ementa: Conceitos de Data Economy, BI, big data, data driven, real time, 3D printing, drones & robots, quatified self, internet das coisas. Os 5 ?V?s do Big Data. Como obter inteligência de mercado por meio de processos de big data. Marketing autommation.   

Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing

Objetivo: Conhecer o ambiente de convergência e transmídia em que nos encontramos e compreender o fluxo  de informação para desenvolver estratégias de conteúdo abrangendo o ambiente digital. Habilitar a planejar estratégias de conteúdo com foco no negócio e objetivos de marketing. Uso dos conteúdos digitais integrados com conteúdos em plataformas tradicionais de marketing.

Ementa: Conceituação de convergência e transmídia e suas especificidades. Branded content (advertainment & product placement). Plataformas de conteúdo ? display, flashmob, games, poscasting, video, conteúdo para facebook e twitter. Integração de plataformas on e off line. Marketing de conteúdo, Inbound Marketing. Planejamento estratégico de Marketing de Conteúdo.

Direito Digital e Propriedade Intelectual

Objetivo: Apresentar uma visão abrangente do direito e propriedade intelectual com foco nas transformações do ambiente digital para a compreensão das ameaças e apoio no desenvolvimento estratégico de marketing.

Ementa: Direto no ambiente digital. Abrangência do direito nas novas plataformas digitais. Crimes digitais. Privacidade. Marco civil brasileiro. Lei Azeredo. Ameaças legais no ambiente digital. Regras de conduta ? boas práticas. Cases.

Transmedia Storytelling

Objetivo: Conhecer as principais técnicas de Storytelling e compreender os benefícios do seu uso no ambiente transmedia de comunicação de marketing. Habilitar no desenvolvimento de estratégias de transmedia storytelling.

Ementa: Conceitos de transmídia, storytelling, a importância psicológica da estória, Branding & storytelling, Estrutura da estória.  Tipos de narrativas. Storytelling na comunicação de marketing.

RP, Gestão de Crises & Sustentabilidade

Objetivo: Compreender a transformação do ambiente de marketing e a importância da função de relações públicas no novo cenário, focando em processos de fortalecimento de marca e blindagem contra crises. Compreender crises e riscos e habilitar para planejar ações de blindagem e gestão de crises de forma integrada com as redes sociais online e plataformas tradicionais de marketing.

Ementa: Conceitos RP. Relações públicas no ambiente digital. Ações de RP para fortalecimento de marca. Crises e Risco. Blindagem contra crises. Gestão de crises. e-crises.

Projeto de Pesquisa

O objetivo deste módulo é destacar os Conceitos Metodológicos para preparação do trabalho final, que consiste em pesquisa orientada, em qualquer área do conhecimento relacionada às disciplinas do curso. Ao final deste módulo o aluno aplicará os conceitos metodológicos que irão constituir a seu trabalho final de curso.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O objetivo deste módulo é realizar um trabalho de conclusão de curso seguindo de acordo com as normas acadêmicas vigentes relacionando os conhecimentos obtidos no decorrer do curso, tendo como finalidade apresentar resultados práticos à empresa. Ao final deste módulo o aluno terá obtido uma experiência prática na solução de problemas reais do mundo corporativo.  Para o trabalho de conclusão de curso os alunos deverão desenvolver um plano de marketing digital

Coordenação

Martha Gabriel

doutor(a) Martha Gabriel

É PhD, autora de 5 livros, inclusive o best seller "Marketing na Era DigitaL" e o finalista ao 56º Prêmio Jabuti na categoria Educação, "Educ@r: a (r)evolução digital na educação". Palestrante de 4 TEDx, keynote internacional com mais de 50 palestras no exterior e premiada 3 vezes nos USA. Rankeada entre os 50 profissionais mais inovadores do mundo digital brasileiro pela ProXXIma 2012 e entre os Top 50 Marketing Bloggers mais influentes do mundo pelo KRED. Engenheira, pós-graduada em Marketing e Design, mestre e PhD em artes. Coordenadora e professora de MBA na HSM Educação. Klout Score 79.

Currículo Lattes

Corpo Docente

Foto Professor Lattes Titulação
Alessandro Medina Saade Currículo Lattes Mestre
Alyssa Marjorye Hopp Currículo Lattes Especialista
Carlos Piazza Currículo Lattes Especialista
Cristian Gallegos Currículo Lattes Especialista
Dario Giordano Caldas Currículo Lattes Mestre
Fernando Nogueira Debessa Currículo Lattes Mestre
Marcel Ayres Currículo Lattes Especialista
Marcelo Trevisani Currículo Lattes Especialista
Márcia Auriani Currículo Lattes Mestre
Marcos Carrer Cruz Currículo Lattes Especialista
Martha Gabriel Currículo Lattes Doutor(a)
Rafael Rez Oliveira Currículo Lattes Especialista
Renato Hideo Hirata Currículo Lattes Especialista
Renato Opice Blum Currículo Lattes Especialista
Rodrigo Almeida Currículo Lattes Especialista
Rodrigo Amorim Currículo Lattes Especialista
Valéria Brandini Currículo Lattes Doutor(a)