Voltar Inscreva-se

Pós-Graduação em Auditoria com Ênfase em Gestão Empresarial

Início: Agosto/2016
Periodicidade: Sábados Quinzenais
Horário: das 08h às 18h
Local: Unidade Bueno
Valor: Clique aqui para exibir o valor

Inscreva-se para esta turma

Dúvidas? Nós ligamos pra você:

OBJETIVOS

O curso tem o objetivo prover os conhecimentos necessários de auditoria que permitam aos participantes orientar os gestores a tomar decisões com base nas demonstrações financeiras resultantes de processos mapeados com foco na eficiência da gestão. Irá também capacitar os alunos a utilizar os conceitos fundamentais e práticos de Administração, Contabilidade e Finanças sob um ponto de vista analítico e prático, a partir do mapeamento de processos empresariais em conformidade com as melhores práticas de mercado.

PÚBLICO ALVO

O curso destina-se a profissionais graduados que visam aprimorar seus conhecimentos nas áreas de Contabilidade e Finanças com foco em Auditoria e Processos empresariais. Destina-se também a empresários e profissionais de outras áreas que percebam a importância do conhecimento de Contabilidade e Finanças no seu desenvolvimento profissional.

LOCAL DO CURSO E DURAÇÃO

Unidade Bueno
Periodicidade: Sábados Quinzenais
Horário de Aula: Sábados: 08h00 às 17h00
Duração aproximada: 20 meses

DIFERENCIAIS  

  • Formação sólida e específica em três grandes áreas de negócio;
  • Equipe de Professores das disciplinas de Contabilidade e Finanças de Mercado com atuação em cargos de gestão de grandes empresas em todo o país.
  • Equipe de Professores das disciplinas de Auditoria das principais empresas de auditoria do país (KPMG, PwC e Ernst & Young).
  • Metodologia de Ensino focada em estudos de caso no formato "sala invertida", onde o aluno participa do processo de tomada de decisão dos cases como gestor em simulações de casos reais vivenciados pelo Professor.

Coordenação

Marcus Vinícius Rodrigues Lima

mestre Marcus Vinícius Rodrigues Lima

Mestre em Administração pelas Faculdades ALFA, é graduado em Ciências Contábeis pela UEG e pós-graduado em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV/SP e especialista em Administração Pública pela FGV/RJ. É Professor e Coordenador dos Cursos de Graduação em Ciências Contábeis e Pós-Graduação das áreas de Finanças, Fiscal e Pública das Faculdades ALFA, tendo experiência na área de Administração Pública e Privada, com ênfase em Resultados.

Currículo Lattes

Corpo Docente

Foto Professor Lattes Titulação
Christian Drees Currículo Lattes Mestre
Lorena Almeida Campos Currículo Lattes Especialista
Lúcia Kratz Currículo Lattes Doutor(a)
Luiz Carlos Marques Ongorato Currículo Lattes Mestre
Marcelo Alcântara Evaristo Currículo Lattes Especialista
Marciel Augusto Raimundo Lima Currículo Lattes Especialista
Márcio Alexandre Fischer Currículo Lattes Mestre
Marcus Vinícius Rodrigues Lima Currículo Lattes Mestre
Ricardo Borges de Rezende Currículo Lattes Mestre
Sérgio Douglas Vilela Currículo Lattes Mestre
Wederson da Silva Vianna Currículo Lattes Mestre

Matriz Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA

Análise de Cenários Econômicos

20

Gerenciamento de Processos e Noções de BPM

20

Auditoria de Processos

20

Controladoria e Avaliação de Controles Internos

20

Gestão de Risco

20

Auditoria Avançada e Governança Corporativa

20

Contabilidade Como Centro de Informações

30

Gestão de Custos e Estratégias de Formação de Preços

30

Auditoria Contábil

30

Finanças Corporativas

20

Gestão do Capital de Giro

20

Análise Econômica e Financeira de Empresas

20

Auditoria de Tributos

20

Tecnologia da Informação Aplicada às Organizações

20

Auditoria de Sistemas

20

Análise, Elaboração e Avaliação de Projetos de Investimentos

20

Orçamento Empresarial e Fluxo de Caixa

20

Auditoria Governamental

20

Projeto de Pesquisa - On line

30

Trabalho de Conclusão da Pós-graduação (TCPG)

30

CARGA HORÁRIA TOTAL

450

 


Programa do curso de Pós-Graduação em Auditoria com Ênfase em Gestão Empresarial


EMENTAS

Análise de Cenários Econômicos
Elementos para a Análise da Economia Brasileira, Cenários Econômicos Internacionais e seus Efeitos sobre a Economia Brasileira, Cenários Econômicos para a Economia Brasileira. Elaboração e análise de cenários em uma economia globalizada, gestão macroeconômica; objetivos e instrumentalização.

Gerenciamento de Processos e Noções de BPM
Propósito e Benefícios da Modelagem - Padrões de Modelagem e Notações - Perspectivas e níveis da Modelagem - Coleta de dados / Análise de processos - Momento da análise / Planejamento da análise - Execução da análise / Documentação da análise. - Importância da medição / Definições-chave do desempenho - Alinhamento do processo de negócio X desempenho corporativo - Métodos de medição / Modelagem e simulação - Instrumentos de suporte a decisão . - Introdução ao BPM Ementa Alinhar os profissionais aos conceitos básicos e fundamentos do gerenciamento de projetos com base no corpo de conhecimento do BMPBOK. Conteúdo Programático - Introdução (O que é negócio, O que é processo, O que é processo de negócio) - Principais conceitos de BPM / Ciclo de Vida BPM - Tipos de Processos / Tipos de Atividades - Fatores Chaves de Sucesso BPM.

Auditoria de Processos
Auditoria de processos e sua aplicabilidade: documentação e fluxo de processos; procedimentos de auditoria e resultados esperados em conformidade com as políticas, normas, procedimentos e padrões estabelecidos no mapeamento de processos.

Controladoria e Avaliação de Controles Internos
Função da Controladoria. Salvaguarda de Ativos E Passivos. Origens E Aplicações de Recursos. Controles Internos E Suas Funções. Procedimentos: Compras, Contas A Pagar, Pagamentos; Vendas, Contas A Receber, Recebimentos; Estoque, Tesouraria, Controle Patrimonial, Folha de Pagamentos. Mapas de Acompanhamento e Controle, Sistemas de Custeio. Compreendendo estratégias e o comportamento das Organizações, centros de responsabilidades, centros de lucro, preços de transferência, planejamento estratégico & orçamento. Análise de Relatórios de Desempenho Financeiro, Balanced Scorecard e Mapas Estratégicos. Responsabilidade e autoridade da controladoria e seu papel no processo de gestão empresarial. Introdução aos sistemas de controle gerencial. Ferramentas de controle. Elaboração de relatórios gerenciais. Análises gerenciais. A controladoria do século XXI. O Balanced Scorecard.

Gestão de Risco
Aspectos econômicos e regulatórios da gestão de riscos. Cálculo do valor de ativos financeiros. Técnicas de geração de cenários. Mensuração de risco de mercado (sensibilidade, value at risk e stress test). Precificação de operações de crédito. Apuração do risco de crédito (creditmetrics, credittrisk + e KMV). Avaliação do risco operacional.

Auditoria Avançada e Governança Corporativa
Avaliações específicas e abrangentes dos Ambientes de Negócio e de Controles das Empresas. Re-desenhos dos Processos Organizacionais e Estabelecimento de Novos Fluxos de Trabalho. Relatórios Sumarizados e Pontuais a Alta Administração. O Comprometimento com as Metas, Objetivos e o Resultado das Organizações. O que esperam os Executivos da Função de Auditoria. Governança Corporativa.

Contabilidade como Centro de Informações
Conceitos Fundamentais de Contabilidade. Patrimônio. Patrimônio Líquido. Apuração de Resultado e o Levantamento do Balanço. Período Contábil. Princípio da Realização de Receitas. Princípio da Contraposição de Receitas e despesas. Contabilização de Receitas e despesas. Diferença entre Despesa, Custo e Investimento. Apropriação Pró Rata Temporis. Receitas e Despesas Financeiras. Depreciação. Estrutura e Elaboração de Demonstrações Financeiras. Balanço Patrimonial. Demonstrativo de Resultado. Demonstrativo das Mutações Patrimoniais. Demonstração do Fluxo de Caixa.

Gestão de Custos e Estratégias de Formação de Preços
Conceitos Básicos de Custos. Classificação dos Custos. Fixos e Variáveis, Diretos e Indiretos. Departamentalização e Rateio de Custos. Centros de Custos de Produção. Centros de Custos de Apoio. Critérios de Rateio. Sistema de Apuração de Custos por Absorção. Conceito e objetivo. Sistema simplificado. Custeamento por Centros de Custos. Sistema de Custeio por Atividade - ABC. Definição de Processos e Atividades. Procedimentos para coleta de dados. Atividades que agregam e não agregam valor. Rateio convencional e direcionamento de Custos. Roteiro de Implantação. Custeio Variável/Direto. Margem de Contribuição. Ponto de Equilíbrio. Alavancagem. Teoria das Restrições. Despesas e Ganhos. Restrições (Gargalos) Internos e Externos. Mix de Produção e Vendas. Formação de Preço de Vendas. Preço, Margem e Mark Up. Impostos Incidentes sobre o Preço. Preços e Custos à Vista e à Prazo.

Auditoria Contábil
Auditoria: Conceito, princípios e normas. Programas e procedimentos de Auditoria: testes, amostragem, evidenciação, papéis de trabalho. Auditoria das Demonstrações Contábeis: Auditoria do Ativo, do Passivo, do Patrimônio Líquido, auditoria de receitas e despesas. Pareceres de Auditoria e avaliação de resultados.

Finanças Corporativas
Esta disciplina aprofunda aspectos da gestão financeira voltados à estruturação de operações e gestão dos resultados. A captação de recursos (dívida e ações) é tratada de forma prática, bem como a dinâmica de governança corporativa que facilita seu acesso a esses mercados. Risco e retorno. O beta e o modelo CAPM. Custos do capital próprio e do capital de terceiros. Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC). Endividamento e Beneficio Fiscal. Estrutura de Capital. Ações e Dividendos: Avaliação de Ações. Com e sem Reinvestimentos. Relevância e Teorias sobre Políticas de Dividendos. Critérios para Classificação de Projetos. Taxa Média de Retorno Contábil. Payback Simples e Descontado, TIR, VPL e Índice de Lucratividade. Fluxo de caixa dos investimentos. Critérios para análise de projetos. Avaliação de empresas e projetos.

Gestão do Capital de Giro
Determinação do capital de giro; o ciclo operacional e o ciclo de caixa na empresa; prazos médios e rotação dos estoques. Contas a receber e contas a pagar. Fontes e necessidades de capital de giro.

Análise Econômica e Financeira de Empresas
Principais usuários das demonstrações financeiras. Analista interno versus Analista externo. Preparação das demonstrações financeiras para análise e seus objetivos. Critérios de análise das demonstrações contábeis. Análise vertical. Análise horizontal. Diferenças absolutas e quocientes. Principais indicadores econômico-financeiros. Indicadores de liquidez, estrutura, de capital, rentabilidade e índices operacionais de giro de estoque, prazos médios de pagamento e recebimento. A importância das notas explicativas. Relatório da diretoria e parecer de auditoria.

Auditoria de Tributos
Fundamentos de Auditoria e aspectos tributários. Auditoria fisco-tributária; atribuições da auditoria de tributos; Programas e principais técnicas de auditoria fisco-tributária. Processo de Auditagem - Etapas do planejamento, execução e relatórios. Casos especiais de auditoria e controle tributário nas empresas.

Tecnologia da Informação Aplicada às Organizações
Introdução à Tecnologia da Informação (TI) e aos Sistemas de Informação (SI). O papel do controlador na relação com a área de TI. Introdução à modelagem de informação. Softwares estatísticos, simuladores e de cálculos financeiros. Ferramentas de TI para o apoio à controladoria: ERP, SIG, Data Warehouse, SAD, apoio a BSC e controle orçamentário.

Auditoria de Sistemas
Auditoria de Sistemas. Conceitos, características e riscos de auditoria. Modelo de segurança em ambiente de processamento de dados. Segurança Lógica e Física. O processo de auditoria de sistemas. Planejamentos dos trabalhos em ambiente computacional. Execução da auditoria aplicável no gerenciamento e controle dos aplicativos: Programas, procedimentos e técnicas aplicáveis.

Análise, Elaboração e Avaliação de Projetos de Investimentos
Fatores a ponderar na Seleção de Investimentos. Avaliação de Rentabilidade de Ativos e Carteiras. Os efeitos da Diversificação. Até onde é possível o risco - O Modelo de Avaliação de Ativos Financeiros - CAPM. Aplicações do Modelo CAPM. Diversificação Internacional e Padrões de Avaliação de Performance. Gestão de Riscos de Carteiras Utilizando Contratos Derivativos. Captação de Recursos Financeiros: Nacionais e Internacionais. Conceitos Básicos de Comércio Internacional. Configuração do Sistema Cambial Brasileiro. Importação, Exportação, Operações Ativas Oferecidas pelo Mercado Financeiro.

Orçamento Empresarial e Fluxo de Caixa
Conceito de Orçamento. Finalidade do Orçamento. Mecanismos Orçamentários. Implantação do Sistema Orçamentário. Elaboração do Orçamento nas Diversas Áreas: Orçamento de Vendas, Produção Operacional, despesas Operacionais. Consolidação do Orçamento: Balanço Projetado, Resultado Projetado, Fluxo de Caixa Projetado. Revisão de Gestão; Utilização de estatística no modelo orçamentário; Utilização de controladoria no modelo orçamentário; Avaliação de desempenho (Acompanhamento / Controle no Processo Orçamentário).

Auditoria Governamental
Auditoria Governamental: definições, finalidades, diretrizes e objetivos operacionais. Tipos, formas e abrangência de auditoria aplicados na área pública. Sistema de Controle na administração pública: controle interno e externo. Procedimentos de Implantação e Avaliação do Sistema de Controle Interno na administração pública.  Processo de auditoria da avaliação da gestão: etapas do planejamento, execução e comunicação de resultados.

Projeto de Pesquisa
O conteúdo desta disciplina permite que o aluno tenha sua iniciação nas práticas de investigação e tem o propósito de discutir conceitos e características da ciência, bem como de familiarizá-lo com as com técnicas de estudo e de pesquisa científica. Aborda as etapas de uma pesquisa científica. Tipos de pesquisa.  Métodos e Técnicas de pesquisa. Caracterização do objeto de pesquisa. Formas comuns de coleta de dados. Estruturas do projeto de pesquisa. Metodologia científica para elaboração de trabalhos. Técnicas básicas para pesquisa bibliográfica e uso de padrões de referências. Elaboração de projetos de pesquisa.

Trabalho de Conclusão da Pós-Graduação
Trata-se de atividade com enfoque tanto reflexivo como investigativo. Busca-se fomentar e estimular o aluno para pesquisa e a sua imediata aplicação, preparando os participantes para assumirem um espírito empreendedor e crítico e em conformidade com os fundamentos aprendidos no decorrer do curso de pós-graduação. O trabalho é direcionado para o desenvolvimento de um artigo científico com ênfase na área de auditoria.